sexta-feira, 28 de abril de 2017

Festa no lançamento do Projeto Pixinguinha

Artistas como Cartola e João Nogueira se apresentaram no antigo Projeto

O novo projeto Pixinguinha foi lançado na noite de quarta-feira (26), no Teatro Dulcina. A casa de espetáculos, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, estava lotada, na expectativa pela retomada de uma das mais importantes iniciativas já realizadas pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O presidente da instituição, Stepan Nercessian, falou sobre a alegria de reviver o Projeto Pixinguinha. "Hoje vamos apresentar uma pequena mostra do que a gente quer que aconteça, artistas consagrados e novos talentos levando qualidade musical pelo Brasil", frisou.
Logo na abertura do evento, surgiu no telão a foto de Pixinguinha e todos bateram palmas. O músico, que completou 120 anos de nascimento no último domingo (23), foi homenageado com um vídeo especial produzido pela Funarte, no qual artistas e produtores falam sobre a importância de sua obra.
Em seguida, os bailarinos Karen Mesquita e Cícero Gomes – do corpo de primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – realizaram uma coreografia especial, ao som de Carinhoso, a mais famosa melodia da música popular brasileira, criada por Pixinguinha entre 1916 e 1917.
A cantora e atriz Zezé Motta, mestre de cerimônias do evento, interpretou um texto em homenagem ao mestre Pixinguinha, contando histórias da vida do artista. Ela também comentou a importância da retomada do projeto. "Do fundo do coração, tenho certeza que estamos todos muito emocionados com a volta deste projeto, que revelou tantos talentos", ressaltou a cantora e atriz, que também participou do projeto, encerrando a temporada de 1978 justamente no palco do Teatro Dulcina, ao lado do músico Johnny Alf.
O jovem grupo baiano Sertanília apresentou um pequeno show, seguido da apresentação principal da noite: Moraes Moreira e o grupo A Cor do Som rememoraram o encontro histórico que tiveram no palco em 1978 pelo projeto Pixinguinha. Moraes Moreira falou do entusiasmo com a retomada das caravanas de shows pelo Brasil. "Isso é muito importante, levar a música para o interior", afirmou.

Projeto Pixinguinha: música de qualidade pelo Brasil

O projeto Pixinguinha foi lançado em 1977, mesmo ano de fundação da Funarte, inspirado na série de shows Seis e Meia, que desde 1976 lotava o Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, com espetáculos às 18h30 e ingressos a preços populares. Por meio da iniciativa, diversas cidades brasileiras puderam assistir a espetáculos de grandes artistas da música popular, como os veteranos Cartola, Jackson do Pandeiro e Marlene, os então iniciantes Marina Lima, Djavan e Zizi Possi e ainda Edu Lobo, João Bosco, Nara Leão, Paulinho da Viola, Alceu Valença e muitos outros.
O projeto está sendo lançado em 2017 em novo formato, com 60 espetáculos musicais, realizados em 60 cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, entre os meses de maio e novembro. Serão selecionadas 15 duplas de artistas, formadas por um artista consagrado e um mais novo, associado à região onde os espetáculos serão realizados. Cada dupla ficará responsável pela apresentação de quatro espetáculos musicais, percorrendo quatro cidades de uma determinada região.
Fonte- Alessandra de Paula Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura

Nenhum comentário: