segunda-feira, 3 de abril de 2017

Lenha na Fogueira - 04.04.17


Olá, amigos! O projeto da Rádio Falante da escola Orlando Freire foi destaque no twitter do escritor Paulo Coelho. O consagrado escritor Paulo Coelho postou no seu twitter uma mensagem sobre a doação de livros - feita pelo Instituto Paulo Coelho - para o projeto "leitura na Rádio Falante". Mensagem postada: https://twitter.com/paulocoelho/status/840287740461740033.
**********
Bacana mesmo, foi a feijoada da escola de samba Acadêmicos do São João Batista, servida no último sábado, na Convivência Salve Jorge na Vila Tupi. Pai Beto e Igor da Academia Abada Capoeira e equipe, não mediram esforço para tornar o evento num grande acontecimento e conseguiram.
********
Mais de 200 convites foram vendidos o que podemos dizer, que estavam no Salve Jorge aproximadamente 500 apreciadores da iguaria da culinária brasileira.
********
Siça Andrade e toda a diretoria da Banda do Vai Quem Quer não só degustaram a deliciosa feijoada, como sambaram pra valer durante o show da trupe da São João Batista. Além de presidente Siça, estavam Daiana Costa (a Musa), Ana Célia (minha rainha) Anne do Felipe, Daniel da Siça, Felipe Corona, Felipe da Anne, Silvio da Ana, Silvinho da Dani entre outros colaboradores da BVQQ.
********
Espetacular foi o show da Rainha Jack Dalia e sua Bateria Treme Terra. Ela (Jack) parecia que estava possuída, sambou demais a multada. Agora inventou de tocar ganzar durante parte de sua apresentação. Foi show!

********
As passistas e sambistas da azul e branco, não se fizeram de rogadas e mandaram ver, com muito rebolado e samba no pé. Se depender de passistas para vencer os desfiles deste ano, a São João Batista está forte no páreo.
********
O Grupo de pagode comandado pelo Silfarney e pelo Paulinho Satana é muito bom, contou com a participação especial do Louro do Cavaco mas, quem comandou a festa no cavaquinho foi o Arthuzinho (cavaco oficial da escola). Banana Spli interprete oficial, contou com o apoio do Silvinho e da Cris enquanto o Sílvio Santos atuou de Mestre Cerimônia. A equipe da cozinha, aquela que fez a feijoada, estava feliz pelos elogios do público. E assim, a São João Batista se diz pronta para os desfiles do dia 30 de abril. O carnavalesco e artesão Ednart Gomes já está em Porto Velho trabalhando as alegorias da escola. Ele foi campeão em São Paulo por uma escola do Grupo de Acesso que para o ano, vai desfilar no Especial e prometeu à galera azul e branca da São João Batisa, que também será campeão em Porto Velho.
********
Outro evento muito bacana, que também aconteceu sábado passado, foi o Projeto Samba Autoral comandado pela escola de samba Asfaltão. A 22ª edição do Projeto foi em homenagem ao Calixto do bar do Calixto falecido no dia 20 de março passado.
********
Também estivemos lá e registramos a participação de sambistas como Bainha, Oscar, Piaba, Makumbinha, Misteira, Torrado, Cara de Paca, As Pastoras, Chiquinho, Jorge Makumba, Cristóvão Nascimento, Frajola e a famosa “Cozinha” formada por grandes músicos sambistas de Porto Velho.
*******
Não é pra me gabar não, mas, no Samba Autoral a gente escuta muito samba bom, de autoria dos nossos compositores. A turma não fica nada a dever a nenhum compositor considerado do Rio de Janeiro.
*******
Foi na realidade, um ótimo sábado, o do dia 1º de abril. De mentira mesmo, só o dia, porque, tanto a feijoada da São João Batista como o Projeto Samba Autoral foi a mais pura verdade do samba de Porto Velho.
*******
Segundo informações fidedignas, está correndo bem, quanto ao Projeto da Funcultural para a realização dos desfiles das escolas de samba de Porto Velho no próximo dia 30 de abril.

Sejucel abre inscrição para o Salão de Artes Rondônia

Após alguns anos sem acontecer, o Salão de Artes de Rondônia – SART volta a ser realizado pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL.
Os artistas plásticos podem fazer inscrição na Casa da Cultura Ivan Marrocos até o mês de maio. De acordo com Edital publicado pela Sejucel no Diário Oficial do Estado, a premiação será num total de R$ 49 Mil. (Sete obras serão premiadas com esse valor). Porém tem as seguintes restrições: É vedada a inscrição de servidores, terceirizados ou profissionais que tenham vínculo de trabalho com a SEJUCEL. Não poderão se inscrever na seleção pública, proponentes que possuam dentre os seus dirigentes, agentes políticos do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público ou do Tribunal de Contas do Estado, ou respectivo cônjuge ou companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau, conforme dispões o Decreto nº 20.043/2015. Não poderão se inscrever na seleção pública, proponentes que, por quaisquer motivos, tenham sido declarados inidôneos ou punidos com suspensão por órgão da Administração Pública Direta ou Indireta, na esfera Federal, Estadual ou Municipal, desde que o Ato tenha sido publicado na imprensa oficial, pelo órgão que a praticou, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição; O proponente deverá, no ato da inscrição, apresentar declaração negando a ocorrência das hipóteses previstas nos itens acima.
O SART 2017 está aberto à participação dos artistas plásticos residentes em todo o território nacional que produzam arte contemporânea, nas seguintes categorias: Desenho; Pintura; Gravura; Escultura; Objetos artísticos; Instalações.

Concerto Duo Borges Moreno abre Sesc Partituras


Os músicos, Llitisia Moreno e Paulo Humberto, apresentam o concerto “Duo Borges Moreno, neste sábado, 8 de abril, no Teatro 1 Sesc Esplanada, às 20h, com entrada gratuita. O show abre a temporada do Sesc Partituras em Porto Velho, um projeto que tem como objetivo preservar e difundir compositores e suas obras, além de destacar os interpretes rondonienses.
O Duo Borges Moreno, surgiu no cenário musical rondoniense em 2005, é composto pela pianista Llitisia Moreno e o flautista Paulo Humberto. Nesta edição os artistas interpretarão músicas instrumentais brasileira, como a canção Orquídea (Alexander Shubert), Lembrança (Wilson Fonseca), Alvorada das Rosas (Júlio Reis), Serenata de Amoré (Patapio Silva), Zinha (Patapio Silva), Margarida (Patapio Silva), Lua Branca e Filha da Noite (Chiquinha Gonzaga), Camilla (Chiquinha Gonzaga) e Serelepe (Alceu Camargo). Fazem parte do repertório também, músicas de novos compositores brasileiros premiados e reconhecidos internacionalmente. Todas as canções foram acessadas pelo Sesc Partituras, uma biblioteca digital de partituras que não tem fins lucrativos.
O Sesc Partituras conta com um programa de apresentações anual em todas as unidades do Sesc no Brasil, é possível contabilizar uma série de 108 (Cento e oito), apresentações que tem como características a formação de públicos e divulgação de compositores e interpretes. Em Rondônia serão realizadas quatro apresentações e a próxima edição já tem data marcada, 13 de julho, e contará com a participação de interpretes da cidade de Ji-Paraná.

Nenhum comentário: