quarta-feira, 12 de abril de 2017

Funcultural recupera Portão da Madeira Mamoré


Na gestão municipal passada, a prefeitura, via Funcultural, mandou construir uma cerca isolando a Praça da Madeira Mamoré da calçada da avenida Farquar entre a Sete de Setembro e a Travessa Renato Medeiros. À época algumas pessoas criticaram a iniciativa, justificando que estavam erguendo novamente a “Linha Divisória” que foi construída pela direção da Madeira Mamoré quando o Major Guapindaia de Souza Brejense era prefeito, aliás, o primeiro prefeito do município de Porto Velho.
O tempo passou e todos viram que a direção da Funcultural estava certa. Tudo aconteceu após a histórica cheia do Rio Madeira em 2014.
No tempo da enchente que tomou conta de todo complexo ferroviário, as peças foram retiradas do Museu que funcionava em um dos galpões, e guardas à “bangu”, nas salas do prédio do relógio e outros logradouros.
Quando o Dr. Hildon Chaves assumiu a prefeitura, nomeou o Antônio Ocampo Fernandes como presidente da Funcultural e de imediato Ocampo se preocupou em reativar o museu e colocar o complexo dignamente a disposição da visitação pública. A primeira grande prova de que a administração estar mesmo com vontade de revitalizar a Madeira Mamoré, foi a festa que aconteceu no complexo em comemoração aos 102 anos da emancipação de Porto Velho.
Ocampo havia prometido no discurso de sua posse, que em noventa dias, abriria os galpões da Madeira Mamoré com uma exposição das peças, em seus devidos lugares. Cumpriu a promessa em parte, pois, faltou realmente realizar a exposição como reza as normas desses eventos, de qualquer maneira, parte das peças voltaram para o galpão nº 1.
Agora, quando Hildon Chaves comemora 100 dias administrando Porto Velho, Ocampo entrega à comunidade os Portões de entrada do Complexo da Madeira Mamoré, funcionando.

Após os reparos no gradeamento e portões na Madeira Mamoré, chegou a hora de organizar o estacionamento e os horários de entrada do público. Inicialmente vamos abrir os portões as 7 horas e fechar às 22 horas. Uma experiência de início, visando a diminuição do vandalismo e ações criminosas no local. Vamos aos poucos organizando o local. Falta muito, muito mesmo, mas, o empenho da administração Hildon Chaves é fazer daquele local o melhor espaço de Rondônia para o turismo!” disse Ocampo.

Nenhum comentário: