terça-feira, 8 de setembro de 2020

Lenha na Fogueira - 09.09.2020

  

Perdemos mais um baluarte de nossa terra, desta feita na área do desporto e em especial do futebol.

***********

Lourival Domingos Lopes o querido BECÃO. Becão morreu ontem dia 08 de setembro, vítima de câncer e após contrair a Covid 19, aos 67 anos de idade.

*********

Poucos fizeram tanto pelo nosso futebol, como o Becão, o conhecia desde o tempo de sua infância morando na Vila Ferroviária que a gente chamava “Casinhas”, na avenida Farquar.

********

Ainda adolescente, Becão começou a se destacar como líder, nas peladas do campo de futebol da Baixa da União porém, seu destaque mesmo foi obtido, depois que começou a apitar jogos de futebol, principalmente nos chamados jogos de “pelada”. Becão em 2015 contou um pouco da sua história ao G1.

***********

“Eu comecei como árbitro em 1972, em um jogo chamado Pernas de Pau. Na decisão do campeonato, entre Kalifa e Fortaleza, não tinha ninguém para apitar. Me chamaram, eu fui e apitei muito bem. Todo mundo elogiou. Depois disso eu comecei a apitar jogos no amador e em 1982 eu fiz o curso da federação. Cinco anos depois fui para o quadro nacional da CBF. Cheguei a apitar três jogos pelo Copão da Amazônia e fiquei conhecido como o árbitro revelação da Região Norte. Comecei com 27 anos e desde então já fiz de tudo no esporte. Já fui presidente do sindicato dos árbitros, diretor do futebol amador, técnico do Cruzeiro-RO, Flamengo-RO, Moto Clube-RO, Ferroviário, administrador do Deroche, ginásio Cláudio Coutinho e administrador do Aluizão, pela oitava vez. Peço para sair porque não dão a estrutura que a gente precisa para trabalhar, mas sempre acabo voltando pelo amor que tenho por esse gramado”.

************

Por muitos anos Becão organizou o Tornei de Futebol dos Funcionários Públicos cuja final, sempre acontecia no dia do Funcionário 28 de outubro.

 

Sua filha Marcia Caetano foi das primeiras mulheres a atuar como árbitra (bandeirinha) no Campeonato Brasileiro. Seu filho Lourival Junior é jogador profissional e já atuou em times brasileiros e do exterior.

**********

Enfim, perdemos mais um amigo, que apesar de militarmos em área diferentes, sempre nos encontramos e batemos papo, ele falando sobre sua paixão, o futebol em especial sobre arbitragem e eu sobre carnaval, boi bumbá e outras atividades como a de sambista.

**********

Descansa em Paz amigo Becão!

*********

Por falar em eventos culturais, hoje é dia de Tacaca Musical uma programação da Funcultural, que acontece todas as quartas feiras no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.

*********

A novidade desta quarta-feira 09, são as iguarias da culinária venezuelana. Só ainda não vai ter música ao vivo, em virtude do protocolo da Pandemia do coronavírus.

*********

E para encerrar: A turma ou os grupos que têm espaço cultural tipo, sala de teatro particular, ateliê de costura e pintura entre outros.

*********

Deve começar a receber a grana da emergência cultural dos espaços, da Lei Aldir Blanc na próxima semana.

Um comentário:

VelhinhoPorreta 2020 disse...

🇧🇷SARGENTO MENEZES 🇧🇷
MEUS PÊSAMES A TODA A FAMÍLIA DESTE GUERREIRO EM ESPECIAL DA FAMÍLIA SEJUCEL ONDE TRABALHEI ANO PASSADO E TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER ESTE GUERREIRO COMBATENTE VETERANO DO FUTEBOL ARTE DE PORTO VELHO