sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Lenha na Fogueira 05.09.2020

 

Que prazer, escrevendo essa coluna assistindo a live “Caros Amigos”, apresentada pelo Carlinhos Maracanã.

***********

O bate papo, é com o poeta da cidade Ernesto Melo.  Uma verdadeira aula de história sobre a cidade de Porto Velho.

**********

Ernesto Melo lembrou muito bem que, quem colocou o apelido de “Velho Ernesto”, fui eu. Sabem por que? Apesar de ser muito mais novo que muitos boêmios da época, Ernesto Melo nas letras de suas canções, conta a história de Porto Velho com detalhes de quem realmente viveu aquilo.

**********

Em virtude disso, eu sempre o anunciava nas rodas de samba do bar do Cassimiro: “Agora vamos ouvir o “Velho Ernesto” e o apelido pegou.

*********

Posso garantir sem medo de errar, foi a melhor live do Projeto Caros Amigos entre todas que assisti e olha que foram muitas. Carlinhos Maracanã está de parabéns pelo papo com o poeta Ernesto Melo.

**********

Se você quiser saber se é verdade o que está escrito aqui, é só acessar a página do Carlinhos Maracanã no face e conferir.

*********

Como já entramos no assunto recordação, vamos lembrar o tempo da Semana da Pátria, de quando estudávamos no Colégio Modelo, lá pelos idos do final dos anos de 1960.

*********

Naquele tempo, os desfiles dos Grupos Escolares, onde funcionava o curso que era conhecido como “Primário”, que ia da 1ª a 4ª série. Nossa turma fazia o Ginasial que também eram quatro séries.

*********

A nossa Banda (fanfarra), era considerada a melhor entre as que existiam a época. Lembro que o professor de Educação Física Câmara Leme, gostava da nossa fanfarra e sempre nos convocava para tocar para os alunos das escolas primárias desfilarem.

**********

Naquele tempo, esses estudantes desfilavam no dia 5 de setembro e como a turma da nossa fanfarra era formada na maioria pela turma que frequentava o Bar do Canto já que o Gilson e o Hilton Macedo (meus primos) faziam parte da Banda e como o Bar do Canto já era famoso, na realidade, era o point da cidade, em consequência, a gente já tomava uma cervejinha.

***********

Sabendo disso, o Câmara Leme nos oferecia uma Grade de Cerveja (24 garrafas de 600 ml) a ser consumida após os desfiles do dia 7 de Setembro,  no Bar Plaza que ficava na Praça Mal Rondon, local para onde os alunos após a ‘Parada” iam posar pra fotos.

**********

Não era fácil, a gente ficava tocando sem parar, por aproximadamente duas horas, pois tocávamos para todos os Grupos Escolares da rede pública, era muito menino e menina, apesar de muitas vezes o sol estar de rachar, a gente só queria saber do depois, justamente para degustar a Grade de Cerveja patrocinada pelo professor Câmara Leme. O mais legal, era que ele bebia junto com a gente. Se fosse nos dias de hoje, com certeza, ele seria punido pela Secretaria de Educação e quem sabe podia até ser exonerado.

***********

Aquela participação era como se fosse ensaio geral da nossa fanfarra para o desfile do dia 7 de setembro. Tempo bom que deixou muitas saudades.

***********

Bom, como os eventos culturais não estão podendo acontecer e até agora, o tal de auxilio emergencial da cultura não saiu, inclusive ninguém falou quando sairá.

**********

Só nos resta escrever sobre o que está acontecendo ou pode acontecer na política partidária. Exemplo:

***********

Se não estou enganado, as convenções dos partidos começam na próxima segunda feira 7 de setembro, com o PSL escolhendo seus candidatos a prefeito, vice e vereador.

**********

Nossos amigos Eyder Brasil e Siça Andrade terão seus nomes homologados. O Eyder como candidato a prefeito e a Siça a vereadora.

**********

Isso quer dizer que oficialmente, eles saem na frente dos demais candidatos. Numa campanha curtíssima como será a deste ano, largar na frente dos demais é importante.

**********

A partir de segunda feira os dois poderão divulgar inclusive seus números, o que é muito importante. No caso do Eyder podemos dizer que seu número será o 17 que é o número do PSL. Quanto ao número da Siça só na convenção é que vamos ficar sabendo.

**********

Uma coisa é certa, será 17 mais três algarismos. Quando os partidos dos demais candidatos que a gente considera como culturais, realizarem suas convenções, divulgaremos seus números e plataformas.

*********

Vai começar a grande peleja por uma cadeira na câmara municipal de Porto Velho e para ocupar a cadeira mais importante do prédio do relógio.

**********

Salve sábado 5 de setembro 2020!

Nenhum comentário: