quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Equipe da Setur participa de reunião que estuda revitalização do museu histórico de Guajará Mirim e trecho da ferrovia até o Iata

 

No final do mês passado (28/08), equipe da Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur tendo à frente o superintendente Gilvan Pereira, acompanhou a equipe técnica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – SEOSP numa visita ao Museu Histórico Municipal de Guajará cujo objetivo, foi realizar um estudo de viabilidade para revitalização do patrimônio, que é um dos principais pontos turísticos da Pérola do Mamoré.

O Museu fica no prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e foi inaugurado em 1912, funcionando como Estação de Passageiros até a paralização da ferrovia em 1972.

O Museu possui em seu acervo peças que conta a história da Ferrovia, seus trabalhadores, além das histórias dos seringueiros. Tem ainda artefatos indígena, além da fauna de Rondônia e da Bolívia e de outros estados do país.

Há três anos o museu histórico passou por adequações para atender os turistas entretanto, o prédio precisa de reparos.

Além do superintendente Estadual de Turismo (Setur) Gilvan Pereira, também participaram da visita, técnicos da Secretaria do Patrimônio da União – SPU o deputado estadual Dr. Neidson e membros da Associação dos Ferroviários. “A estrutura encontra-se bem deteriorada e precisa de manutenção, algumas bem simples, como iluminação e estrutura básica. Este é um ponto turístico importante para o Estado e é o único museu da região que retrata a Amazônia, precisa ser valorizado para manter viva a cultura e a história local”, destacou coronel Erasmo Meireles, secretário da Seosp, enfatizando ainda, que com investimentos, o setor do turismo será uma das principais arrecadações do município, gerando emprego e renda.

 IATA

Além da visita ao museu histórico, as equipes da  Setur e Seosp realizaram um reconhecimento do trecho da linha férrea, que liga Guajará Mirim ao distrito do Iata, que precisa de manutenção para facilitar o acesso dos moradores.

PLANO DE RETOMADA AO TURISMO

 

A Superintendência de Turismo apresentou na última quarta-feira (09), o PLANO DE RETOMADA AO TURISMO, na região Príncipe da Beira no município de São Francisco do Guaporé, uma iniciativa do Governo de Rondônia através da SETUR para acelerar o retorno das atividades turísticas no Estado e reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia.

O plano trabalha os eixos de desenvolvimento do Turismo: Programa Viaja Mais Servidor, criação das instâncias de Governança, entrega dos livros "Rondônia Tem Tudo" em estabelecimentos de Turismo, campanha "Quando tudo passar, Descubra Rondônia!". Presentes na reunião, autoridades do polo e representantes do Turismo: Márcio Magalhães - Secretário de Turismo e Educação, Promotor de Justiça, Conselheiros, Comandante do Exército e empresários do segmento.

Nenhum comentário: