segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Lenha na Fogueira - 08.09.2020

  

LEI ALDIR BLANC – Porto Velho será o 1º município do Estado de Rondônia a receber os recursos da Lei de Emergêncial Cultural que nesse caso, será de mais de TRÊS MILHÕES.

***********

Para receber os recursos, o município tem que aprovar o Plano de Ação. No caso do estado de Rondônia pelo menos até esta data, somente Porto Velho, teve seu Plano Aprovado.

**********

O Ministério do Turismo iniciou, os repasses para estados e municípios dos recursos previstos na Lei Aldir Blanc destinados a apoiar o setor cultural durante a pandemia de coronavírus.

**********

A Pasta já encaminhou as ordens de pagamentos para 100 municípios e cinco estados que totalizam R$ 194,2 milhões.

*********

O Estado do Amapá e o município gaúcho de Nonoai foram os primeiros a concluir todas as etapas previstas no processo. 

**********

Os pagamentos do lote 1 dos planos aprovados poderão ser feitos até dia 11 de setembro.

**********

O presidente licenciado do Conselho Estadual de Cultura de Rondônia Chicão Santos, informou a este colunista, que o município de Porto Velho foi o primeiro do estado, a ter o Plano de Ação aprovado e em consequência, faz parte do 1º Lote, cujo recurso será depositado na Conta do Fundo Municipal de Cultura até a próxima sexta feira dia 11.

**********

Vale salientar, que o recurso de mais $ - 3.000.000,00 (Três Milhões), a que faz jus o município de Porto Velho, será destinado aos Espaços Culturais, Editais e Prêmios que devem ser publicados e aprovados pela Fundação Cultural de Porto Velho.

**********

Uma equipe da Funcultural está visitando os espaços que foram cadastrados pelos Grupos Culturais como suas sedes. Os que forem aprovados receberão um recurso entre 3 e 10 Mil Reais.

***********

Os recursos que serão destinados ao auxilio emergencial aos artistas no valor de $ 600, será de responsabilidade do Estado de Rondônia via Sejucel e Conselho Estadual de Cultura de Rondônia.

***********

O superintendente da Sejucel declarou ao site Rondônia ao Vivo que: Está na expectativa para que o Estado receba o recurso o mais breve possível. “Já está tudo alinhando no banco. Estamos só esperando o repasse, mas ainda não formos informados sobre a data”, declarou.

************

O Ministério do Turismo através da Plataforma + Brasil publicou uma tabela com as datas dos repasses:

***********

 

Planos de ação aprovados até dia 1º de setembro recebem o pagamento no dia 11 de setembro.

***********

Lote 2 - De 2 de setembro até 16 de setembro de 2020. Recebem até 26 de setembro de 2020.

***********

Lote 3 - De 17 de setembro até 1º de outubro de 2020. Recebem no dia 11 de outubro de 2020.

***********

Lote 4 - De 2 de outubro até 16 de outubro de 2020. Recebem até o dia 26 de outubro de 2020.

***********

E para não ficar apenas na Lei Aldir Blanc.

***********

As convenções partidárias começaram os primeiros partidos a realizarem a escolha dos seus candidatos a prefeito e vereadores foram PSTU e o PSL.

***********

O PSL confirmou o nome de Eyder Brasil como candidato a prefeito. Eyder 42 anos, nasceu em Porto Velho e entrou na política em 2015. No ano seguinte, concorreu ao cargo de vereador de Porto Velho, ficando como suplente. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Formado em administração.

 

***********

Na realidade, o primeiro partido que realizou sua convenção  foi o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) que oficializou na segunda-feira (31) a candidatura de Geneci Gonçalves à Prefeitura de Porto Velho. O político já concorreu ao cargo de vereador, em 2016. O candidato a vice na chapa é João Vitor Rocha, de 22 anos.

***********

A Siça da Banda também teve seu nome homologado na convenção do PSL. Ela é pré-candidata a vereadora. Vai Siça!

Nenhum comentário: