segunda-feira, 26 de maio de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 27.05.14


De volta ao batente após alguns dias curtindo o trabalho que dá ficar sem trabalhar, “curtindo” o que os patrões chamam de férias.

*********
Durante esses trinta dias, muito água passou por debaixo das pontes. Inclusive as do Rio Madeira que baixaram consideravelmente, deixando um rastro de destruição jamais vista em terras rondonienses.

********
Nesse ínterim, a Jória da Funcultural que está mais segura no cargo que lama no Museu da Madeira Mamoré. Reuniu a turma do carnaval e acertou os desfiles dos blocos de trio elétrico para o mês de julho.

********
O calendário firmado entre as partes, diz que os desfiles começam no dia 2 de julho com o Bloco Êxtase, dia 3 quinta feira é a vez do Galo da Meia Noite e no dia 5 sábado a Banda do Vai Quem Quer da Siça desfila pela Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e Sete de Setembro.

*********
Quanto às escolas de samba, existe o impasse da falta de recursos. Os dirigentes das escolas de samba dizem que só com os 350 Mil que a prefeitura repassou, não conseguem colocar a escola na rua. “O dinheiro da prefeitura só deu pra comprar parte das fantasias”, dizem os carnavalescos.

********
Eles querem, pelo menos, mais 350 Mil para pagar os artistas que confeccionam as fantasias, constroem os carros alegóricos, fazem a decoração desses carros e muitas outras despesas.

********
Por outro lado, a presidente da Funcultural levou a reivindicação das escolas de samba ao prefeito e recebeu como respostas que, caso as agremiações não desfilem, será solicitada a abertura de Tomada de Conta Especial e as escolas terão que devolver o que receberam.

********
O mais agravante disso tudo, foi que segundo a presidente da Funcultural, o prefeito Mauro Nazif, informou que caso as escolas de samba não desfilem durante a programação estabelecida, não receberão até o final do seu mandato, nenhum incentivo financeiro para os próximos carnavais.

*********
Quer dizer, o prefeito de Porto Velho ta dizendo que em sua gestão as escolas de samba não mais desfilarão.

********
Diante desse ultimato, o presidente da Fesec Antonio Chagas Campo, está marcando reunião para as 10h00 desta terça feira 27, com a presidente Jória Lima na sede da Funcultural. O bicho vai pegar hoje de manhã.

*********
ARRASTÃO DE SÃO JOÃO – A Funcultural está divulgando o calendário das festas juninas que vão acontecer com o apoio da prefeitura. São mais de 15 eventos inclusive o Arrastão de São João que vai acontecer no próximo domingo dia 1° de junho, com concentração em frente ao Estádio Aluizio Ferreira a partir das 16h00.

*********
Ano passado esse evento aconteceu com grande sucesso. Acontece que alguns, que não tem compromisso nenhum com a nossa cultura popular, estão querendo fazer a cabeça dos dirigentes dos grupos folclóricos para não aceitarem a programação da Funcultural.

*********
Esse grupo de dirigentes, quer que o Arastão seja realizado no dia de São João. Aí meu amigo não interessa mais, porque a idéia do cortejo, é dizer à população que as festividades juninas estão começando, por isso, a convocação para o dia 1° de junho. Dia 24 é o final das festas juninas.

********
Vale salientar que a prefeitura está disponibilizando aos grupos folclóricos, mais de R$ 700 Mil, dos quais a primeira parcela já está na conta da entidade responsável pelo repasse.

********
Por falar nisso, quem vai coordenar o Arraial Flor do Maracujá é a Funcultural segundo parceria firmada com o governo estadual.

********
A sede da Banda do Vai Quem Quer já está aberta e funcionando, a rua Joaquim Nabuco entre a Carlos Gomes e D. Pedro II. Vai comprar tua camiseta folião fora de época!

Nenhum comentário: