sábado, 31 de maio de 2014

Lenha na Fogueira - 31.-5.14

A grande pedida de hoje, é o show do Nilson Chaves no Teatro1 do Sesc Esplanada. 
*********
O espetáculo musical está marcado para começar as 20h00. É bom chegar cedo, para não perder o show do cantor paraense mais cultuado em Porto Velho. 
******** 
Por falar em evento, na próxima semana, precisamente no dia 4, estaremos fazendo a cobertura da “Festa do Divino” que vai acontecer em Porto Rolim ou Rolim de Moura do Guaporé. De lá iremos até Costa Marques. Não está fácil essa vida de registrador da história dos pioneiros de Rondônia. É como dizem os fankueiros. babá, baba!

********
Quem continua fazendo sucesso nas páginas do Diário da Amazônia, mesmo depois de ter pedido licença por tempo indeterminado, é o amigo Geovani Berno vulgo Dydio. Principalmente nas tiras do K-1 
*******
Tudo em virtude de umas fotos que ele tirou no meio de uma plantação de Girassol, la pras bandas de Vilhena.

********
Essa aconteceu em Natal – Rio Grande do Norte. No dia que os Pontos de Cultura Rondônia embarcaram de volta ao estado após participarem da Teia Nacional dos Pontos de Cultura. 
*********
Representando os Pontos de Cultura Rondônia o bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim se apresentou e fez o maior sucesso entre todos os grupos que representaram os demais estados brasileiros. 
********
A ministra da Cultura Marta Suplicy ficou encantada com o espetáculo proporcionado pelo boi da dona Georgina. 
*******
O problema foi na hora de embarcar no vôo de volta para Porto Velho. 
********
Segundo escreve o artista plástico Ariel Argobe que já foi diretor de arte do bumbá vermelho de Guajará: 
********
O bumbá foi para Natal intacto e inteiro, mas, voltou esquartejado. 
********
Isto mesmo! Segundo informações fidedignas, na hora do embarque, de Natal para Porto Velho, quando uma duplas dublê de “Jack, o Estripador”, um renomado artista da agremiação e seu comparsa, que ocupa relevante posição no bumbá, souberam do valor a ser pago para transportar a alegoria – aproximadamente R$ 2 MIL, tiveram a infeliz idéia de FATIAR, como se fosse bife, a mais relevante escultura da brincadeira de bumbá, objeto que na época custou R$ 5 Mil – Preço de camaradagem, uma vez que o “tripa” do Caprichoso (Marquinhos), é muito amigo de Estelina Cunegundes e Ivete Manussakis, que encomendaram a peça para o festival de Guajará de 2010. 
*********
O que o Ariel quer dizer, é que caso o Duelo na Fronteira aconteça este ano (o que é muito difícil), O Flor do Campo deve reviver os tempos que se fazia “a matança”. Os açougueiros de Natal vão saber repartir o Boi como se fazia no tempo da dona Gregória. 
*******
O pedaço da pá! Vai pro Valdemar. 
********
O mocotó, vai pra tua Vó. 
********
A rabada (do Ariel), vai pra rapaziada! 
*******
A tripa fina, pra dona Georgina! 
*******
E o chifrinho, para o Ricardinho! 
********
O Coração, pra toda Nação! 
********
Na brincadeira de Bumbá Ariel, não se fala “FATIAR”, é “REPARTIR”. 
********
E quem parte e reparte e fica com a menor parte, ou é burro ou não entende de arte. 
********
Nesse caso, se enquadra os dois artistas que tiveram a infeliz idéia de “destruir” a alegoria que nada mais, nada menos, era o Boi Bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim.

*******
O pessoal que participou da Teia Nacional dos Pontos de Cultura comentaram, que quem mais aplaudiu a apresentação do Flor do Campo, foi o Leonilson Souza presidente do Boi Malhadinho. Afinal de contas era o boi de Guajará Mirim dando show! 
*******
Depois dessa, vou pro show do Nilson Chaves no Teatro 1 do Sesc Esplanada. Vem comigo cunhã poranga!

Nenhum comentário: