quinta-feira, 29 de maio de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 30.05.14


O segmento cultura popular em Porto Velho está a pleno vapor e vai ficar soltando fumaça de hoje até o final do mês de agosto.
*********
Tudo por conta da Funcultural de Porto Velho, cuja presidente Jória Lima conseguiu convencer o prefeito Mauro, que as festas juninas são importantes para a população.

*********
Assim sendo, a prefeitura de Porto Velho colocou como atração das comemorações do Centenário do Município de Porto Velho, as apresentações dos grupos folclóricos nos arraiais, Flor de Cacto, ArraiáLeste e Arraial Comunidade no Sertão do bairro Esperança da Comunidade.

********
Aliás, a programação das festividades folclóricas em homenagem ao Centenário de Porto Velho, conta com o “Arrastão de São João” que vai reunir 20 grupos folclóricos desfilando pela avenida Farquar, saindo das proximidades do estádio Aluizio Ferreira as 16h00 de domingo dia 1° de junho.
********
Ao chegar ao anfiteatro da Madeira Mamoré, cada grupo vai dançar uma música apenas. To falando de grupo de quadrilha.

********
Os grupos de bumbás devem demorar mais um pouco em suas apresentações, pois alguns mostram o Ritual Indígena o que leva pelo menos meia hora.

********
Inclusive o Az de Ouro atual campeão do Flor do Maracujá, está ensaiando a todo vapor, na toca da Águia que nada mais, nada menos, é o local onde também está ensaiando, a escola de samba Acadêmicos do São João Batista.

********
O Diamante Negro e sua cunhã poranga Mirla Pinheiro, vai apresentar um espetáculo super produzido, no estilo do ano passado. O Guedes diz que será bem melhor.

********
Por falar nisso, no próximo dia 2 de junho, vai acontecer reunião na Federon com os grupos de Bois Bumbás que devem decidir se aprovam ou não, a filiação do bumbá da Fátima e o Boi Mirim da Simone filha do Aluizio Guedes.

********
Os dirigentes do Boi Vencedor declararam que aprovam, mas, o Az de Ouro diz que não enquanto o Corre Campo só aprova, se o estatuto for obedecido, ou seja, o grupo novo só pode fazer parte do rateio dos subsídios, após dois anos se apresentando no Flor do Maracujá. Esse é o mais correto no meu entendimento.

********
Uma coisa é certa, vai feder a chifre queimado essa reunião dos Bumbás.

********
A Funcultural liberou a primeira parcela dos subsídios para os grupos folclóricos e agora os dirigentes desses grupos, estão disputando ferrenhamente a contratação de artesãos como o Ednart, K-Bral e Ismael conseiderados os melhores. Essa briga está entre o Vencedor e Az de Ouro o Diamante contrata os profissionais de Manaus e o Corre Campo os prata da Casa.

********
Aliás, a disputa este ano, pelo menos até o momento, deverá acontecer no Arraial “Comunidade no Sertão” mais conhecido como Arraial do Fernando.

********
Isso quer dizer, que os dirigentes de grupos folclóricos não estão acreditando que o Flor do Maracujá aconteça.
*********
Inclusive, dizem as matildes, que os dirigentes dos grupos folclóricos firmaram um pacto, que, só irão se apresentar no Flor do Maracujá caso o arraial aconteça, se receberem os subsídios atrasados.
********        
Sendo assim, não vai ter Flor já que pelo que sabemos, a Secel não tem uma cibalena para investir em cultura.
********
O Batelão do Kim parece que foi vítima da enchente do rio Madeira e está na deriva, sem saber que rumo tomar.
*******
Talvez o adjunto da Secel Ananias dê um jeito e consiga alguma coisa. Ele disse que vai transformar a Casa da Cultura em atração turística. Vamos ficar torcendo para isso acontecer.

********
Quer me ver cantando? Vai ao show “Mundos 50 anos – Bado e Amigos” hoje as 20h00, no Teatro 1 do Sesc Esplanada!

Nenhum comentário: