sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 14.01.12

Lenha na Fogueira

O carnaval de rua de Porto Velho é um dos melhores de toda a Região Norte, tanto pelo número de blocos de trio elétrico como pela quantidade de foliões.

**********

Hoje a Unibloco registra mais de trinta entidades que desfilam em Porto Velho.

**********

Em praticamente todos os bairros da cidade, encontramos um bloco de trio elétrico ou apenas puxado por carro de som.

*********

Basta lembrar que só a Zona Sul comporta um bocado desses blocos, entre eles o Furacão da Zona Sul, Jatuarana Sul, Taperebá e o Concentra Mais Não Desfila.

*********

O Jatuarana Sul e o Furacão da Zona Sul reúnem em seus desfiles mais de 10 Mil foliões cada um só na “Pipoca”, vale salientar que esses blocos colocam a disposição do folião não mais do que 3 Mil abadas (quem está vestido com abada vai dentro da corda de isolamento). E mais, a direção do bloco se responsabiliza em colocar um trio a disposição dos “Pipocas” que tem que ter segurança e eletricista para levantar os fios. Tudo é pago e bem pago!

*********

O que é divulgado como Bloco Carnaleste na realidade, é um Evento “Carnaleste” que reúne um bocado de blocos da Zona Leste de Porto Velho numa concentração de foliões que só é superada pela Banda do Vai Quem Quer, e ali são utilizados um Trio Elétrico Grande mais dois de menor porte, além de seguranças. Tem muita despesa também

*********

A Zona Norte também tem bloco lá no bairro Nacional que reúne mais de três mil foliões em volta do Trio Elétrico que serve de palco para uma banda especializada em carnaval. É grana também

*********

O Areal podemos dizer, só perde em concentração de blocos para o bairro Caiari.

*********

Canto da Coruja, União Sinistra, Areal Folia, Até que Noite Vire Dia levam em seus desfiles em média Cinco Mil foliões cada um e cada coloca o famoso trio da “Pipoca”.

**********

No bairro Caiari concentram-se os dois maiores blocos da cidade: Galo da Meia Noite com aproximadamente 30 Mil foliões entre Pipoca e vestidos no Abadá.

*********

Rio Kaiary com seus cinco mil foliões.

*********

Bloco do Alho também com aproximadamente Cinco Mil foliões contando com a “Pipoca”

*********

Bloco Porto Fla Urubuzada, Axé Folia e Raça Rubro Negra que juntos reúnem mais de 10 mil foliões.

*********

E ela a Banda do Vai Quem Quer, que sozinha, leva quase metade da população de Porto Velho e só coloca para venda 4 Mil abadas.

*********

Ainda tem o Bloco Calisto e Cia no Santa Bárbara que também concentra muitos foliões.

**********

Tenho a impressão que Porto Velho só perde em concentração de foliões, para Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).

*********

Se formos colocar no “Bico” da caneta, os blocos de trio elétricos de Porto Velho colocam na rua brincando carnaval, aproximadamente 300 Mil foliões, entre os dias 10 (bloco dos Imigrante) até o dia 25 de fevereiro (bloco Estou de Folga).

*********

É muito eleitor e, é esse eleitor que faz com que o prefeito autorize a secretaria ou a fundação responsável pelos desfiles carnavalescos a utilizar Um Milhão de Reais na estrutura carnavalesca.

*********

Os babacas que não sabem nada de carnaval nem o que o carnaval rende para a cidade e para o estado, ficam postando nas redes sociais besteiras sobre o subsídio.

**********

Ninguém está gastando com o carnaval meus amigos, o que o governo estadual e o governo municipal faz, é investir num evento que rende muito imposto para a cidade e para o estado.

**********

Quer ver uma coisa, procura reservar um apartamento em qualquer hotel da cidade para o período carnavalesco, para ver se ainda tem alguma vaga?

*********

E mais, quanto o estado e o município arrecada com a venda de bebida de toda espécie, os taxis, os restaurantes, o vendedor ambulante, costureira, o artesão, o carpinteiro, o soldador, o aderecista, o coreografo, os músicos, e os carnavalescos?

**********

É preciso acabar com essa hipocrisia de que o governo está “dando” dinheiro para os blocos, enquanto a saúde e a educação estão um “caos”, Cada setor tem a sua verba especifica.

*********

Ninguém tira dinheiro da saúde para investir no carnaval e vice-versa.

**********

Ninguém desvia dinheiro da educação para aplicar nos blocos carnavalescos e escolas de samba.

*********

Quando se faz o orçamento estadual e municipal, essas verbas são destinadas as secretarias afins.

*********

É melhor investir em carnaval que na farra dos deputados estaduais!

Nenhum comentário: