terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ZIZI É AMIGO DE PORTO VELHO

COMENDA

Zizi é Amigo de Porto Velho

Em sessão solene acontecida na tarde da última segunda feira dia 12, o senhor Alcimar do Casal popularmente conhecido como Zizi, foi agraciado com o Título “Amigo de Porto Velho”.

Zizi ficou “famoso”, ao não aceitar proposta que culminaria com a demolição de um Box de sua propriedade no Mercado Municipal de Porto Velho, após incêndio que destruiu toda a ala Sul do próprio municipal em 1966. Em meados da década de 1970 um empresário conseguiu comprar as concessões de praticamente todos os concessionários do Mercado e numa Quinta Feira Santa, começou a demolição dos Box que ficavam pela ala Norte onde também estava o Bar do Zizi. A sorte foi que alguns populares viram o que estava acontecendo e acionaram a família do Zizi e o então estudante de direito o hoje advogado Ernani Segismundo que providenciou uma ação judicial suspendendo a demolição do que ainda restava, no caso, a Casa Amazonas, e Bar (ambosdo Zizi) e a lanchonete Gostosa.

O tempo passou até que a justiça deu ganho de causa aos que moveram a ação determinando, que o empresário reconstruísse o que havia destruído, obedecendo à arquitetura original. Após algumas negociações e até porque o dito empresário estava à beira da falência, as partes fizeram um acordo e a prefeitura assumiu o que nunca deveria ter saído de sua guarda.

Isso aconteceu quando o município tinha como prefeito o Carlinhos Camurça. Já na gestão do prefeito Roberto Sobrinho a edificação foi recuperada passando a denominação para “Mercado Cultural” e em virtude da resistência do Zizi em não permitir que seu ponto fosse demolido, a prefeitura lhe concedeu o direito de permanecer no novo Mercado, agora Cultural.

Segunda feira dia 12, atendendo Requerimento do Vereador Cláudio da Padaria a Câmara de Vereadores em Sessão Solene, promoveu a entrega merecidamente do título de “Amigo de Porto Velho” ao Zizi. Por solicitação do presidente da casa a Vereador Elis Regina leu o seguinte:

“O povo do município de Porto Velho, representado por sua Câmara de Vereadores, reconhecido os méritos do agraciado e em obediência à resolução nº 459 de 1.999 confere ao senhor Alcimar do Casal, o Zizi do Bar do Zizi o Título de Amigo de Porto Velho, por fazer parte da cultura da “História da nossa terra”, no município de Porto Velho, de autoria do Vereador Cláudio da Padaria”.

Representando a família dona Vera filha do Zizi discursou agradecendo em especial ao vereador Cláudio da Padaria pela comenda concedida ao seu pai. A sessão foi suspensa e todos degustaram salgadinhos produzidos no Bar do Zizi.

Nenhum comentário: