quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 30.12.11

Lenha na Fogueira

Faltam poucas horas para começar uma nova caminhada que pode nos levar a vários lugares e situações.

***********

Estou me referindo à chegada de um novo ano, que daqui ha pouco mais de 24 horas começa.

**********

2012 chega com o status de ano bissexto. Ano bissexto é aquele no qual quem nasceu no dia 29 de fevereiro pode festejar o aniversário realmente no dia correto.

**********

As tristezas e alegrias em ano bissexto demoram mais a passar, pois, o ano bissexto tem 366 dias.

**********

Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.

**********

Independente de ser ano bissexto 2012, é ano político, ano no qual vamos eleger um novo prefeito para o nosso município.

********

Em Porto Velho após a operação Termópilas os nomes de alguns pretensos candidatos, foram defenestrados e os que restaram, vão ter que ralar muito para provar que são merecedores da confiança, primeiro, dos convencionais dos seus partidos e depois dos eleitores de um modo geral.

**********

Segundo a vidente “Madame Yaya do Santa Bárbara” provavelmente os municípios de Porto Velho, de Rolim de Moura e Pimenta Bueno serão administrados por mulheres. Se fosse o Ciro Pinheiro escreveria: “Quem viver verá”.

*********

Fazer pesquisa neste momento é muito arriscado, pois as chuvas do inverno amazônico e do verão oficial deixam a população indignada com tanto problema de alagação, lamaçal, bichos peçoentos invadindo as residências, enfim, um bocado de transtornos, que deixam o prefeito vulnerável a criticas de tudo quanto é maneira e tom.

*********

Nosso amigo Roberto Sobrinho deve estar passando por isso, afinal de contas, nem só de presépio vive o povo de Porto Velho.

*********

E o que São Pedro anda aprontando, com tanta chuva, transforma qualquer obra mal acabada, em presepada.

********

Como o Roberto é bom de conversa, com certeza já tomou as providencias para que as famílias atingidas pelas alagações passem o réveillon, melhor do que passaram o Natal.

*********

Agora se formos analisar as ações culturais desenvolvidas pela prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, podemos dizer que foram boas.

*********

Muita coisa aconteceu culturalmente falando, graças ao apoio da Fundação Iaripuna dirigida pelo Tata e pela Berenice.

*********

Da música ao teatro, do folclore a dança clássica, da capoeira ao hip hop, do festival de cinema ao arte de todos, passando pela programação desenvolvida ao longo do ano na Feira do Porto e as ações da Tenda da Cidadania que levou apresentações culturais a praticamente todos os distritos de Porto Velho.

**********

Sem esquecer a Fina Flor do Samba e a Roda de Samba do Beto Cezar no Mercado Cultural.

*********

Esses dois projetos ao longo do ano, realizaram vários shows com sambistas vindos do Rio de Janeiro, graças ao apoio financeiro da prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna.

*********

Também patrocinaram show na Tenda do Tigre, com o Poeta Mado; O show do Sandro Bacelar e Gioconda no Mercado Cultural, o show do Silvio José também no Mercado e tantos outros espetáculos.

********

Juro que não vi e nem ouvi durante todo o ano de 2011, algum artista ou grupo cultural reclamando que não teve apoio da prefeitura através da Iaripuna. Se teve, não reclamou e tão pouco abriu o “bico”, sendo assim, não podemos cobrar do Tatá ou da Berê.

*********

Ainda falta muito, pata chegarmos ao ideal, mas, já estamos começando a caminhar no rumo certo.

*********

O que ficou faltando foi a Regularização do Sistema Municipal de Cultura que foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, mas, ainda falta regulamentar para funcionar de fato e de direito.

**********

Sendo assim, só nos resta ficar torcendo para que o prefeito Roberto Sobrinho continue apoiando as ações da Fundação Iaripuna e em especial o carnaval das escolas de samba e blocos de trio.

*********

Feliz 2012 cambada da prefeitura!

Nenhum comentário: