segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 20.12.11

Lenha na Fogueira

Ontem pela manhã, aconteceu no gabinete do secretário da Secel Francisco Leilson – Chicão uma reunião, que tratou dos subsídios que serão repassados as entidades carnavalescas de Rondônia através da Fesec

********

Na realidade, o secretário Chicão convidou o presidente da Fesec Ariel Argobe para que o encarregado da Controladoria Interna da Secel técnico Ananias Junior explicasse sobre como deve ser montado o Projeto Carnaval 2012, com o sentido de o mesmo, não esbarrar em impedimentos constantes na Lei que Regula as prestações de contas de Convênios.

**********

Estavam presentes Alexandre Pantoja, Silvio Santos e a gerente de cultura Cândrica Madalena – Bebel.

*********

Pela primeira vez na história da Secel e da Fesec, vimos um secretário de cultura preocupado realmente, em orientar as entidades carnavalescas de como devem proceder na formatação dos seus projetos carnavalescos.

********

Tratou-se também do valor que será destinado pelo governo estadual através da Fesec às entidades carnavalescas e em especial as escolas de samba de Porto Velho, Rolim de Moura e Costa Marques e para os blocos de Enredo de Guajará Mirim, Ariquemes e Cacoal.

********

O encaminhamento da reunião fluiu positivamente e além da discussão sobre como proceder com a prestação de contas do convênio.

*********

Ficou decidido que nos dias 6 e 7 de janeiro de 2012 será realizado um Seminário para o qual serão convocados, todos os representes das entidades carnavalescas que atuam no estado de Rondônia.

*********

Agora vai! Agora vimos que o secretário Chicão não está brincando de fazer cultura, ele está desenvolvendo a cultura em Rondônia em especial, a cultura popular. Valeu!

********

E você, o que está fazendo aí parado que ainda não foi e se não foi não levou seus filhos, para visitar e admirar os presépios que estão montados no Galpão nº 1 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré?

***********

É um espetáculo que ninguém pode perder. O Galpão abre para visitação todos os dias às 19h.

**********

Do presépio de algodão ao tradicional, o espetáculo é magnífico.

*********

Os artesãos da Associação Santiago Maior que fica lá na Zona Leste de Porto Velho e tem como principal incentivador o padre Enzo Mangano estão de parabéns pelo belo trabalho.

*********

Domingo passado estive lá e vi com “esses olhos que a terra há de comer”, a grandeza que é o “Natal de Todos”, que a primeira dama do município Lucilene Peixoto idealizou para este ano.

********

Pega a gurizada e vai lá visitar a beleza natalina em forma de presépio.

********

Chamamos a atenção para o presépio Floresta Amazônica, onde o Menino Jesus é representado por um índio. Aliás, tudo neste presépio nos leva as tradições indígenas.

********

As “Sete Maravilhas de Rondônia”, é outro presépio que chama a atenção dos visitantes, pois ali estão os monumentos que os artesãos escolherem para representar nossas maravilhas como a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o Prédio do Relógio, A Catedral, o Prédio da Prefeitura de Porto Velho, as Três Caixas D’água, o Rio Madeira e o Mercado o Cultural.

*********

O outro representa as sete maravilhas do mundo onde podemos ver o Cristo Redentor, Taje Marral, as Muralhas da China, entre outras.

*********

Você não paga nada para apreciar essas maravilhas.

********

E mais, durante a semana a visita é guiada, ou seja, um guia turístico lhe acompanha e vai explicando tudo sobre os presépios.

*********

Domingo, 18, numa deferência toda especial, fomos guiados pelo Diário e pela Mary Ciane.

*********

Outro evento que bombou no final de semana, foi a feijoada do Boi Bumbá Diamante Negro.

********

Vimos surgir um novo levantador de toada, Thiago Ferreira. O garoto que tem só 16 anos de idade, é dono de um vozeirão.

*********

E a Roda de Samba do Beto que fechou o ano, reuniu os melhores sambistas de Porto Velho no Mercado Cultural.

*********

Daqui pra frente é Natal e Ano Novo!

Nenhum comentário: