quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ORIGEM DO DIA NACIONAL DO SAMBA

Origem do Dia Nacional do Samba

Mas por que justo no dia 2 de dezembro se comemora o Dia Nacional do Samba?

O motivo é curioso: Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia, sem nunca ter visitado nenhuma cidade baiana.

Na primeira vez que ele pisou em Salvador, num dia 2 de dezembro, o vereador baiano Luís Monteiro da Costa aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba, numa forma de homenagear o compositor.

A partir desse acontecimento a data tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.

No Rio de Janeiro o pessoal se reúne lá na Central do Brasil, lota um trem inteirinho e vai tocando e cantando até o bairro de Oswaldo Cruz, onde lá se formam várias rodas de Samba.

Os vagões vão sempre lotados e em cada vagão vai um grupo que agita as rodas de Samba do Rio de Janeiro, incluindo grupos com sambistas famosos e locais.

Dia do Samba em Porto Velho

O Dia Nacional do Samba em Porto Velho vai contar com várias atividades, entre elas a apresentação do cantor e compositor Toninho Nascimento que vai acontecer na Taba do Cacique que fica à rua Pinheiro Machado com a Marechal Deodoro. A produção é do sambista Beto Cezar em parceria com a Fundação Iaripuna. A Roda de Samba de acordo com Beto Cezar vai começar às 21h com apresentações de sambistas locais como Bainha, Marquinho do Cavaco, Neguinho do Pagode além do próprio Beto que vai apresentar sambas do CD recém gravado por ele no Rio de Janeiro com a direção do Carlos Colla e Produção do Alceu Maia. O convite (mesa para quatro pessoas) pode ser adquirido pelo valor de R$ 40.

Fina Flor do Samba

Ernesto Melo o Poeta da Cidade festeja o Dia Nacional do Samba com a Fina Flor do Samba que acontece a partir das 20h no Mercado Cultural com a partipação de sambistas consagrado de Porto Velho como Silvio Santos, Oscar Knightz, Coimbra, Hudson Mamede e tantos outros. Ernesto havia programado a apresentação do compositor carioca Adalto Magalha para a noite de hoje. “A esposa do Adalto Magalha dona Carmem Gavião nos informou que o Adalto passou mal e teve que ser internado as pressas na manhã de ontem e apesar do seu estado não ser tão grave, os médicos o proibiram de viajar”, disse Antonio Neto parceiro do Ernesto Melo na produção do show. A Fina Flor do Samba conta com o apoio da prefeitura através da Iaripuna e do governo estadual através da Secel.

No Asfaltão

A escola de samba Asfaltão vai comemorar o Dia Nacional do Samba somente amanhã a partir do meio dia. A direção da escola convida os sambistas para uma grande roda de samba, regada a muita cerveja e cozidão que vai acontecer na Tenda do Tigre à rua Jacy Paraná.

O Samba em Porto Velho

O samba chegou a Porto Velho a partir no inicio da década de 1930, quando a Estrada de Ferro Madeira Mamoré passou a ser administrada por brasileiros e teve como seu primeiro diretor, Aluizio Pinheiro Ferreira que foi buscar em sua terra natal Belém do Pará, alguns de seus auxiliares e com esses, vieram alguns sambistas que atuavam nas escolas de samba de Belém. Porém, o samba em Porto Velho só começou a fazer parte dos encontros a partir de meado da década de 1940, precisamente em 1943 quando foi criado o Território Federal do Guaporé e para cá, vieram muitos funcionários da capital federal que a época era o Rio de Janeiro.

O baiano Eliezer dos Santos o Bola Sete um dos que veio na leva dos Soldados da Borracha e que para nossa sorte, não embarcou para nenhum seringal, criou no bairro do Mocambo a primeira escola de samba de Porto Velho e do Território do Guaporé a “Deixa Falar” em 1946, que desfilou soberana até o inicio da década de 1950, quando surgiu à escola de samba “O Triângulo Não Morreu” no morro do Triângulo, criada pelo guarda da EFMM Miguel, o carpinteiro José Cardoso, o tipógrafo Paulo Machado e outros sambistas do morro.

O primeiro samba de autoria de um compositor nascido ou residente em Porto Velho foi “Triângulo” do João Herinque Manga Rosa.

A escola de samba Os Diplomatas foi criada em 1958 e a Pobres do Caiari em 1964. O primeiro samba enredo de autoria de um compositor portovelhense foi apresentado, pela Pobres do Caiari no carnaval de 1970 e o compositor foi o Silvio M. Santos.

Hoje desfilam no carnaval de Porto Velho as seguintes escolas de samba: Os Diplomatas, Asfaltão, Acadêmicos do São João Batista, Acadêmicos do Armário Grande e Império do Samba.

Os desfiles das escolas de samba no carnaval de 2012 vão acontecer no dia 12 de fevereiro.

Nenhum comentário: