quarta-feira, 4 de julho de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 05.07.12


Lenha na Fogueira

Nossa cidade mais uma vez, passa a contar com o um evento que a partir do próximo ano, vai fazer parte do rol: “Porto Velho já teve”.

*********
Acontece que nesta quinta feira dia 5 de julho, começa o último desfile do Bloco Maria Fumaça, segundo comercial divulgado na imprensa local.

*********
Zezinho cansou de “apanhar” do Ministério Publico Estadual e Federal.

*********
Devo esclarecer, que apesar da brincadeira que escrevi na coluna de ontem, tenho muito consideração pelo Zezinho do Maria Fumaça.

**********
Queira ou não, o Zekatraca é um dos responsáveis pelo sucesso do Bloco, pois em seu começo e até enquanto o San Juan fazia parte da coordenação do Bloco sempre estávamos divulgando os eventos por eles promovidos. Isso, sem receber um tostão, até porque não é do nosso feitio cobrar ou aceitar benesses em troca da divulgação de qualquer evento.

**********
Porém, como ser humano vaidoso, gostamos que nos agradeçam, assim como aceitamos as críticas e até as “esculhambações” por escrevermos o que alguns acham que não deveríamos publicar.

********
E neste momento, ou nesta coluna, lamentamos a despedida do Bloco Maria Fumaça e em conseqüência do carnaval fora de época de Porto Velho.

********
Queiram ou não queiram o carnaval fora de época, proporciona o aquecimento do comercio de um modo geral  da cidade de Porto Velho.

*********
As mulheres procuram  roupas das melhores grifes para irem apreciar o desfile do Maria Fumaça dos camarotes.

*********
Os homens maduros também fazem de tudo pra chamar a atenção das menininhas e os jovens, vão todos produzidos com o melhor que existe no comercio de adorno como bonés, tênis, brincos, pircing’s, camisetas, bermudas etc.

*********
É preciso dois tênis, um para brincar no bloco e outro para curtir no camarote.

**********
As distribuidoras de bebidas nem se fala, os taxistas faturam alto assim como os mototaxistas.

********
Os bufês faturam uma grana preta abastecendo os camarotes da classe média alta.

********
Embaixo tem barraca que vende de tudo, desde churrasquinho a adorno para fantasias, além é claro, de bebidas de todos os tipos.

*********
O carnaval fora de época, realmente aquece o comércio de Porto Velho, acho que aquece mais que o dia das mães e o natal.

*********
Pois é justamente esse dinheiro que a partir do próximo ano vai deixar de circular em Porto Velho. Basta lembrar que a cidade recebe visitantes de várias cidades do estado do Acre e de cidades do interior de Rondônia.

*********
Os hotéis ficam superlotados durante a realização do carnaval fora de época.

*********
O interessante é que ninguém faz nada para incentivar a realização do evento. Muito pelo contrário, todo ano o Zezinho do Maria Fumaça enfrenta uma verdadeira guerra com a justiça, para poder, literalmente colocar o bloco na rua.

**********
Pois em conseqüência de tanta polêmica com a justiça, agravada pela decisão de aderir à religião evangélica, o Zezinho resolveu parar com a brincadeira.

**********
Brincadeira que gera emprego e renda pra muita gente e que movimenta a cidade de Porto Velho turisticamente.

*********
Já não temos a Expovel e agora vamos passar a não ter o nosso carnaval fora de época.

**********
E como é que a gente vai beijar sem compromisso a partir do próximo ano?

*********
Um fato desse era para o governador do estado chamar os responsáveis pela produção do evento e procurar saber o porquê da decisão de não mais realizá-lo, mas, fica por isso mesmo, pois ninguém tem compromisso fechado com a cultura do nosso estado.

*********
Devemos nos lembrar que a cultura da cidade de Porto Velho não se resume apenas na “beradelia”, no boi bumbá, e tão pouco na dança de quadrilha. Porto Velho é cidade multicultural, portanto o carnaval fora de época e o Bloco Maria Fumaça podem muito bem ser considerado como evento cultural de Porto Velho e em conseqüência do estado de Rondônia.

**********
Por isso, insisto em dizer que é uma questão de governo a realização da Expovel e do Carnaval Fora de Época de Porto Velho.

*********
Não podemos nos deixar influenciar, por pessoas que se utilizam dos cargos que estão exercendo, para prejudicar os movimentos culturais da nossa cidade.

*********
Está provado estatisticamente, que eventos como o carnaval fora de época são responsáveis pela diminuição da violência em nossa cidade.

********
Em suma: Só nos resta brincar carnaval de hoje até domingo, no último carnaval fora de época da cidade de Porto Velho.

********
No mês de julho de 2013 vamos escrever. Porto Velho já teve o melhor carnaval fora de época da região Norte. É mais um para o rol “PORTO VELHO JÁ TEVE”

Nenhum comentário: