quarta-feira, 18 de julho de 2012

EFMM - NO TEMPO DOS INGLESES

Os moradores mais antigos de Porto Velho e Guajará Mirim costumam se referir à Madeira Mamoré com a frase: "No tempo dos ingleses" para definir quem administrava a Estrada de Ferro. Na realidade, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi totalmente construída com dinheiro brasileiro atendendo o acordo constante no artigo 7º do Tratado de Petrópolis. A construção que começou em 1.907 e terminou em 1912, teve como empresa administradora a Madeira Mamoré Railway Company.
Acontece que muito antes de sua inauguração, a Ferrovia foi arrendada para a Empresa, que tinha como principal acionista o mega empresário norte americano Percival Farquar por 60 anos a contar do dia 1º de janeiro de 1912 (Decreto 7.344 de 25 de fevereiro de 1909). A arrendatária, ao contrário das Companhias congêneres Amazon River, Port of Pará, Manaos Harbour, Pará Eletric, Manaos Tramways e outras, não era uma Companhia concessionária, quer dizer que, enquanto aquelas construíam com seu próprio capital para depois ressarcirem-se com a exploração dos seus serviços ao público em prazos determinados, a Madeira Mamoré ocupou a Estrada de Ferro já construída e paga pelo governo brasileiro, em vista disso, a Companhia não tinha "The" em sua nomenclatura inicial e nem o "Limited" final.
E a expressão: "No tempo dos ingleses", como surgiu como definição da administração da Madeira Mamoré?
Acontece que até 15 de novembro de 1914 a Companhia fazia parte do Sindicato Farquar e a sua administração era Americana. De 16 de novembro de 1914 em diante, foi transferida para um consórcio de Banqueiros Ingleses e a administração passou a ser INGLESA até 30 de junho de 1931. Daí a expressão "no tempo dos ingleses" ser usada até hoje, quando alguém se refere à administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
O centenário da Madeira Mamoré será comemorado no dia 1º de agosto com a “Virada Cultural” promovida pelo governo estadual através da Secel. (Por Silvio M. Santos).

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