quarta-feira, 25 de julho de 2012

AMAZONIA EMCENA - ESPETÁCULO E SEMINÁRIO NO 5º DIA


O Festival Amazônia Encena na Rua chega nesta quarta-feira 25 ao seu quinto dia de programação, com espetáculos vindos de diversas partes do Brasil, que vêm obtendo uma resposta positiva do público. Nesta quarta, a programação do Festival se inicia logo cedo às 9h, com a exibição do documentário “Evoé - Retrato de um antropófago”, filme que articula depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, fundador do histórico Teatro Oficina.
À noite, a programação começa às 19h com a Cia. de Dança Chagas Peres e sua apresentação de Samba. Depois, às 19h30, o Grupo Ueba, vindo de Caxias do Sul (RS), apresenta o espetáculo “Zão e Zoraida”, seguido pelo Grupo Eureca, de Macapá (AM), com o espetáculo “A Língua Solta do Palhaço Joca”, a partir das 20h30. Encerrando a noite, às 21h30, acontece o espetáculo “A Cruz e a Moça”, da Cia. Cacos de Teatro, de Manaus (AM).
Paralelamente ao Festival, acontece o II Seminário Amazônico de Teatro de Rua, composto por Rodas de Debates, Nesta quarta, o tema é “Políticas Públicas para as Artes” e a Roda será mediada por Adailton Alves, de São Paulo. A programação do Seminário começa às 15h na beira do Rio Madeira, em frente aos galpões da E.F.M.M.
 
Programação - Dia 25/07
9h - Documentário Evoé - Retrato de um antropófago
Local: Galpão II
19h - Samba - Cia de Dança Chagas Peres
Porto Velho (RO)
19h30 - Zão e Zoraida - Grupo Ueba Produtos Notáveis
Caxias do Sul (RS)
A história começa com o encontro dos dois palhaços, que juntos partem em busca da felicidade eterna. Seguindo o mapa, eles entram na floresta, passam por diversas situações cômicas, são pegos pelo guarda e vão parar na prisão. Eles aprendem a lição e partem em busca do tesouro, até que uma descoberta muda essa história... Os personagens interagem com o público e fazem com que todos participem na busca pela Felicidade Eterna.
20h30 - A Língua Solta do Palhaço Joca - O Grupo Eureca
Macapá (AP)
Conta a história de um menino que não gostava de ler e não encontrava importância na leitura, mas com a ajuda de seus amigos vivencia as mais emocionantes histórias e descobre o encanto pelos livros. O Palhaço Joca vai enfrentar vilões, desvendar mistérios, fazer viagens espaciais e aprender um mundo de coisas novas porque adquiriu o hábito de ler, com músicas e técnicas circenses de Clown.
21h30 - A Cruz e a Moça - Cia. Cacos de Teatro
Manaus (AM)
Conta a história de uma família do interior do nordeste. A jovem filha do Coronel resolve se apaixonar por outro jovem. Nasce um problema? A empregada e os outros dois amigos do jovem resolvem se envolver na história e tudo acontece com muita brincadeira. O espetáculo de dança e teatro e aborda o universo da xilogravura e da literatura de cordel para encantar a todos.
Programação - II Seminário Amazônico de Teatro de Rua

Roda 3 - Políticas Públicas para as Artes
Dia 25/07, das 15 às 17h
Mediador: Adaílton Alves – SP
Local: Beira do Rio Madeira (Em frente aos galpões)


 LENHA NA FOGUEIRA 25.07.12

Em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Porto Velho ganha no dia 1º de agosto a primeira edição da Virada Cultural, os Pontos de Cultura e a Casa Fora do Eixo Rondônia convidam você para a Cobertura Colaborativa. O evento vai ter 24h de atividades, e os participantes poderão colaborar com texto, foto, vídeo, redes sociais e produção. Informações e contato: neila.coletivocaos@gmail.com
************
Também sobre o Centenário da EFMM:
***********
A Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim e a Associação Curta Amazônia têm a honra de convidar V. Sª. Para abrilhantar as comemorações do Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Serão realizados seminários, palestras, exposições fotográficas, exibições de filmes históricos, lançamentos literários e show musical nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2012. Confira a programação. “Prestigie nossa memória e participe dessa história!”
************
Sexta-Feira 27/07/201 - Seminário “Estrada de Ferro Madeira-Mamoré seu Patrimônio e suas Conseqüências”. Palestrante: Historiador Anísio Gorayeb - Plenário Clodoaldo Moura Palha na Câmara Municipal de Guajará-Mirim - Horário: 8h30 às 11h30.
***********
Exposição Fotográfica da E.F.M-M - Acervo do fotógrafo Luiz Brito - Local: Câmara Municipal de Guajará-Mirim - Horário: 8h30 às 11h30.

***********
Exposição Fotográfica da E.F.M-M - Acervo do fotógrafo Luiz Brito - Local: Distrito do Iata - Escola Estadual Presidente Dutra - Horário: tarde/noite.
**********
Sessão de Filmes Históricos - Filme Convidado: Documentário “Ferrovia do Diabo” de Beto Bertagna, 20min, 1987. - Local: Distrito do Iata - Escola Estadual Presidente Dutra - Horário: 19h00 às 22hs.
**********
Sábado - 28/07/2012 - Lançamento de Livro - “Madeira-Mamoré - Do Gênio Humano ao Abandono” do escritor
Antonio Ocampo - Local: Praça dos Pioneiros - Museu Histórico Municipal - Horário: 18h45 às 19h30
**********
Sessão de Filmes Históricos - Filmes Convidados: “Ferrovia do Diabo” - Documentário de Beto Bertagna, 20 min, 1987.- “Oswaldo Cruz na Amazônia” - Documentário de Stella Oswaldo Cruz Penido e Eduardo Vilela Thielen, 55min, 2002.
**********
Centenário da E.F.M-M - Eduardo Vilela Thielen, 55min, 2002. Local: Praça dos Pioneiros - Museu Histórico Municipal - Horário: 19h45.


**********
Exposição Fotográfica da E.F.M-M - Acervo do fotógrafo Luiz Brito - Local: Praça dos Pioneiros - Museu Histórico Municipal - Horário: 17h00h às 18h30h.
**********
Domingo 29/07/2012 - Exposição Fotográfica da E.F.M-M Acervo do fotógrafo Luiz Brito - Local: Praça dos Pioneiros Museu Histórico Municipal - Horário: 17h00 às 18h30
**********
Lançamento de Filme Regional - Filme: “Madeira-Mamoré: 100 anos depois... O sonho não acabou” - Documentário de Carlos Levy, 47min, 2012. - Local: Praça dos Pioneiros - Museu Histórico Municipal - Horário: 19h30.
**********
Show Musical Beradeiro de Sandro Bacellar e Gioconda - Local: Praça dos Pioneiros - Museu Histórico Municipal - Horário: 20h15.
***********
Terça-Feira 07/08/2012 - Exposição Fotográfica “Trilhos e Sonhos de Dana Merrill” - Acervo USP/AMMA - Local: Museu Histórico Municipal - Horário: 9h00.
**********
Nesta sexta feira 27, na Tenda do Tigre leia-se escola de samba Asfaltão estarei participando do show que a diretoria da preto e amarelo está produzindo em minha homenagem e também lembrando o grande sambista Francisco Dias de Menezes o Neguinho Menezes.
********
Vamos apresentar durante o show na Tenda do Tigre algumas músicas (samba) inéditas.
**********
Quanto ao Centenário da Madeira Mamoré, alguns detalhes da programação tiverem que ser adiados. Estou me referindo ao passeio de trem que estava previsto para acontecer entre o marco zero e a estação Madeira.
*********
O Ministério Público chamou todo mundo para uma conversa e ficou acertado, que o trem só voltará a correr pelos trilhos de “ouro” da Madeira Mamoré, quando a Santo Antônio Energia recuperar todo o trecho que faz parte das compensações, ou seja:
*********
Da Estação Madeira em Porto Velho a Vila de Santo Antônio fora isso nem pensar. O MP fez a turma assinar um TAC sobre essa decisão e para evitar que algum desavisado coloque o trem para andar. Ficou com a CHAVE da Máquina 18 a única locomotiva em condições de tráfego que está no pátio da Madeira Mamoré em Porto Velho.
**********
O trem pode até não voltar a correr no dia 1º de agosto, mas, a Virada Cultural e toda programação sobre o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré vai acontecer.
*********
O secretário da Secel Francisco Leilson Chicão na abertura do Amazônia Encena na Rua disse que serão 20 palcos culturais, espalhados pela cidade, que vão abrigar os inúmeros show em homenagem aos 100 anos da EFMM.

Nenhum comentário: