sábado, 25 de julho de 2020

Lenha na Fogueira - 26.07.2020


Hoje é o grande dia dos casais de noivos das quadrilhas juninas de Porto Velho, é que a junina Rádio Farol vai realizar o concurso: São João das Estrelas.
**********
É nesse concurso promovido pela Rádio Farol que é escolhido, o representante de Rondônia no Concurso Nacional promovido pela Confebraq. Este ano em virtude da Pandemia do coronavírus, o evento nacional, não vai acontecer, pelo menos presencial.
*********
Mesmo assim, o concurso da Rádio Farol despertou a atenção da maioria dos grupos de quadrilhas de Porto Velho, afinal de contas, o primeiro lugar vai ganhar R$ 600, sem precisar se arriscar na FILA DA CAIXA.
***********
Ia esquecendo de dizer, que o São João das Estrelas 2020 será virtual, quer dizer, transmitido pela página do face book da Rádio Farol a partir das 18h30 deste domingo.
************
E mais, comidas típicas estarão sendo comercializadas através do sistema de delivery, porém, se você estiver disposto, pode pegar sua iguaria na portaria da sede da Rádio Farol à rua Jamari no bairro Pedrinhas, nas proximidades da avenida Costa e Silva.
**********
E ontem foi o Dia da Mulher Negra e dia de Tereza de Benguela.
************
Aqui quero me posicionar. Tereza de Benguela deveria receber todas as honras do estado de Rondônia e sua população.
**********
Ela e seu marido José Piolho foram os responsáveis pelo desenvolvimento da região que hoje é conhecida como Vale do Guaporé.
**********
Zé Pilho e Tereza de Benguela lideraram no século de XVII, a fuga de negros escravos das fazendas de Mato Grosso para o Vale do Guaporé criando o Quilombo de Quariterê que após a morte de Zé Piolho, passou a ser governado por sua mulher Tereza de Benguela chamada de Rainha.
**********
Tereza comandou a estrutura política, econômica e administrativa da comunidade, enfrentando diversas batidas da Coroa Portuguesa, tendo resistido bravamente à escravidão por mais de 20 anos. Em meados de 1770 foi morta, após ser capturada por soldados.
**********
A história de Tereza de Benguela ganhou projeção nacional, após passados 250 anos em 2014, foi instituído o dia 25 de julho como O Dia Nacional de Tereza de Benguela
**********
A história de Tereza de Benguela já foi contada várias vezes através de enredos apresentados por escolas de samba do Rio e São Paulo.
*********
Só quem não dar a importância que deveria dar a tão sublime história de resistência, é o Estado de Rondônia.

**********
O 25 de julho é uma data para ser não apenas lembrada, mas, festejada por todos os rondonienses e rondonianos inclusive, deveria ser comemorada obrigatoriamente em todas as escolas de nível fundamental e médio, para que nossas crianças e adolescentes tomem conhecimento do legado deixado por Tereza de Benguela.
**********
Costumamos divulgar que o hoje estado de Rondônia nasceu em consequência da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no meu entendimento, Rondônia nasce pelo Vale do Guaporé com a chegada dos escravos fugidos das fazendas mato-grossenses liderados por Zé Piolho e Tereza de Benguela.
***********
A ocupação do Vale do Guaporé pelos escravos em busca de liberdade, data do século XVII e o Quilombo do Quariterê tinha como Rainha Tereza de Benguela.
**********
Rondônia precisa reverenciar seus heróis, aqui até mesmo o Marechal Rondon deixou de ser festejado no dia 5 de maio, data que no tempo do Teixeirão era feriado.
**********
Hoje o Dia de Rondon quase não é nem citado pela nossa imprensa, como sendo a data do nascimento do Patrono das Comunicações e Patrono do Estado de Rondônia.
***********
Ora, se nem Rondon é lembrado como o respeito que lhes é devido, imaginem Tereza de Benguela.  
**********
A data de 25 julho, Dia de Tereza de Benguela é uma data nacional que em Rondônia terra onde viveu sua inspiradora, pouco é comentada.
**********
“Quariterê Salve Tereza de Benguela Rainha dos Quilombolas do Vale do Guaporé...” (refrão de um samba de minha autoria.
**********
Fui pro São João das Estrela!

Um comentário:

marco teixeira disse...

Se piolho e Tereza de Benguela sao século Xviii; por volta de 1770