segunda-feira, 6 de julho de 2020

Lenha na Fogueira - 07.07.2020


Em meio ao fogo cruzado, provocado por autoridades constituídas do estado de Rondônia, que envolve senador, governador e prefeito.
***********
O povo vai escapando, graças a vontade de Deus, ao burlar a “Quarentena Restritiva” forçada a entrar em vigor, mas, que está longe de ser cumprida.
***********
Basta dar uma passada pelas ruas da Zona Sul e Zona Leste, tipo Jatuarana e Amador dos Reis para ver, que o povo não estar nem a aí para a Covid 19. Dá a impressão que Porto Velho não tem nenhum caso de coronavírus.
************
Ora meus amigos, se aqueles que deveriam dar o exemplo, abraçando a causa com responsabilidade, passaram a disputar descaradamente os benefícios políticos que a Pandemia pode lhes causar.
*********
Aí fica o dito pelo não dito. Tá igualzinho a letra do samba que diz: “Você finge que me ama e eu finjo que acredito”. Quer dizer, estamos no mato sem cachorro.
**********
Mesmo assim, alguma coisa boa está acontecendo, exemplo: A equipe da Setur comandada pelo superintendente Gilvan Pereira não para um segundo de trabalhar em prol do turismo em Rondônia.
**********
Semana passada entregaram a ordem de serviço que autoriza a recuperação da Casa de Rondon em Vilhena.
**********
Agora, após alguns adiamentos, em virtude do mal tempo, conseguiram trasladar a Locomotiva nº 6 do pátio do Complexo da Madeira Mamoré, para o Complexo Turístico Memorial Rondon na antiga Vila de Santo Antônio.
*********
Agora a Setur vai trabalhar na restauração da relíquia histórica.
*********
Vi em alguma matéria jornalística, que a Locomotiva nº 6 chegou a Porto Velho em 1907 e trafegou apenas até o ano 1909 e jamais passou de Jaci Paraná.
*********
Outro dado que tenho cá minhas dúvidas se é verdadeiro: Diz a matéria que a Máquina 6 queimava carvão e não lenha. Não lembro de nenhuma locomotiva da Madeira Mamoré que funcionasse a base de carvão. Gostaria que os historiadores de plantão me corrigisse, se eu estiver errado.
**********
O certo é que a antiga sucata, está num pedestal construído exclusivamente para ela, ao lado do Memorial Rondon e assim que a Pandemia acabar, será mais uma atração turística do complexo. Valeu gente boa da SETUR!
*********
Outro fato que aconteceu domingo passado e posso colocar no rol das coisas positivas. Foi a conferência sobre o Arraial Flor do Maracujá, coordenado pela equipe do Conexão Rondônia que tem a frente o Fabiano Barros.
**********
A conferencia contou com a participação da professora Nazaré Silva a criadora do Arraial Flor do Maracujá; a queridíssima Bebel pós-graduada em Direito Cultural; Welida Sodré a mulher que comanda o Artesanato no estado de Rondônia; Professor doutor Marco Antônio Teixeira; O presidente da Federon Fernando Rocha; o ex secretário de Cultura Rodinei Paz (futuro prefeito de Rolim de Moura), vereador Valdemar Neto e enchendo o saco, este colunista.
*********
Na realidade, o que muita gente pensava que seria uma discussão ferrenha, entre os participantes, não passou de uma aula de cultura, sobre o Flor do Maracujá e sobre o Artesanato em Rondônia.
**********
Muitos que pensavam que os participantes iriam se ater sobre a discussão de recursos para os grupos folclóricos, quebraram a cara. Nenhum dos integrantes individualizou o assunto. Tudo que foi colocada na mesa, tinha como objetivo, chamar a atenção para o futuro do evento e em consequência, com certeza, beneficiará financeiramente os grupos folclóricos do nosso estado.
*********
É como se diz nos dias atuais, foi uma discussão ‘CABEÇA’.
**********
Em nome dos colegas folcloristas, agradeço ao Fabiano Barros pela iniciativa.

Nenhum comentário: