sábado, 27 de abril de 2019

Lenha na Fogueira - 28.04.19


Hoje é a grande festa da comunidade católica de Porto Velho. A Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, após três anos em reforma e restauração, será inaugurada as 8 horas, com a celebração da missa.
*************
De parabéns o Padre Antônio Fontinele de Melo (Diocesano), que comandou a restauração que será entregue a sociedade porto-velhense na manhã deste domingo.
**********
Apesar de ter tido sua pedra fundamental lançada em 3 de maio de 1917 — presentes o Bispo do Amazonas, Dom João Irineu Joffily, e o Superintendente Municipal, Joaquim Augusto Tanajura — somente em 1927 a catedral teve sua construção definitiva efetivamente iniciada.
**********
Minha tia Nair Andrade Macedo e minha mãe dona Inês de Macedo dos Santos, me contavam que a construção da “Nave” da Catedral, contou com a participação direta dos fiés católicos de Porto Velho.
***********
Segundo minha tia e minha mãe, o material para a construção da igreja vinha em navios, em especial as telhas.
***********
Sempre após as missas de domingo, os fiéis eram convidados a transportar as telhas do Porto do Plano Inclinado até o local da construção na rua D. Pedro II. Alguns levavam carrinho de mão, outros contratavam Carroceiros, porém a maioria, transportava o material na cabeça. Era todo mundo feliz, subindo a ladeira como se fosse uma procissão e todo mundo cantando hinos de louvor.
**********
As pinturas ou telas artísticas em sua maioria são do Padre Ângelo Cerri e do grande Afonso Ligório. Por lá também a Rita Queiroz andou restaurando algumas obras.
**********
Recentemente em parceria com o fotografo Rosinaldo Machado, registramos em fotografia, as obras do Afonso Ligório existentes na Catedral e na igreja Nossa Senhora de Fátima para o acervo da Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur.
**********
A construção por fora, apresenta estilo romano, enquanto que por dentro, apresenta estilo gótico, por isso falamos que, em sua arquitetura, ela é uma mistura. Construída em local selecionado em 1917 pelo próprio arcebispo Joffily.
*********
A primeira missa realizada na Capela Provisória do Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada pelo padre Antônio Carlos Peixoto, na manhã de 10 de novembro de 1926.
*********
Em agosto de 1927, o padre Peixoto, então secretário geral da Prelazia de Porto Velho, delegou poderes a uma comissão formada pelos senhores Prudêncio Bogéa de Sá, como presidente, Francisco Alves Erse, engenheiro da EFMM, e José Centeno, comerciante, para administrar as obras de construção do novo templo.
**********
Já em 26 de setembro de 1927 foi iniciada a abertura das covas dos alicerces da nova catedral. Os trabalhos seguiram com dificuldades, embora contando com o auxílio direto da população e de autoridades laicas. Logo passaram a contar com o apoio incansável do padre João Nicoletti, cujo nome foi atribuído à praça do Paço Municipal.
***********
As telhas para a cobertura chegaram em Porto Velho a 8 de janeiro de 1929, a bordo do navio Madeira-Mamoré. Foram transportadas desde o porto até o local da obra pelos marinheiros e pelos habitantes da cidade.
**********
As pinturas originais de cunho religioso no interior da Catedral, foram executadas pelo padre Ângelo Cerri e por Afonso Ligório.
***********
Os vitrais que a circundam, com temas da Via Sacra, foram todos doados pela comunidade portovelhense.
***********
Modernamente, a artista Rita Queiroz fez algumas restaurações e incluiu uma obra sua. Somente a partir de 1945 foram realizadas as obras de expansão, surgindo o novo altar e suas laterais.
***********
A reinauguração acontece hoje na missa das 8 horas.

Nenhum comentário: