quinta-feira, 25 de abril de 2019

Lenha na Fogueira - 26.04.19


O que estamos assistindo desde segunda feira, é um deputado fazendo a maior festa, ou como se diz: Usando o Arraial Flor do Maracujá em especial, os Grupos Folclóricos, para se promover.
***********
O deputado em apreço, colocou uma emenda de R$ 160 MIL para a realização do Arraial Flor do Maracujá, isso é a pura verdade, porém, esse valor, de acordo com o que consta no Projeto da Emenda Parlamentar será para a contratação de toda A ESTRUTURA DE PALCO, SOM, ILUMINAÇÃO, TENDAS, GRADES, E BANHEIROS QUÍMICOS.
*************
Esse estilo de emenda para a estrutura do Arraial vem sendo utilizado desde 2014, quando através de um TAC formulado pelo MP de Rondônia, ficou decidido que a estrutura do Arraial Flor do Maracujá seria obrigação do governo estadual.
*************
Até a legislatura passada, quem mais colocou emenda para a contratação da estrutura foi o deputado Léo Moraes, inclusive ele já havia colocado emenda para o Arraial deste ano, antes das eleições passadas. Com sua eleição para a Câmara Federal sua emenda estadual parece ficou sem validade e então o Sargento Eyder Brasil se dizendo amigo dos grupos folclóricos abraçou a causa e colocou a emenda de R$ 160 Mil, para a contratação da estrutura acima citada.
***********
Se ele não coloca a emenda, algum outro deputado teria que fazê-lo, pois, essa despesa não consta do orçamento do estado e tão pouco do orçamento da Sejucel.
**********
O problema é que tanto o deputado como o superintendente da Sejucel, está usando esse fato como se fosse a salvação do Arraial Flor do Maracujá em sua 38ª edição.
***********
A pergunta que não quer calar é: E para os grupos folclóricos o que o governo tem a oferecer. A emenda não destina nenhum centavo para que os grupos folclóricos trabalhem seus temas para as apresentações no Arraial.
**********
Escrevi nenhum tostão. Os grupos fazem a festa e não recebem nenhum tostão de cachê, porque a hipocrisia burocrática impede.
***********
Quer dizer, o governo vai distribuir com empresas especializadas em estrutura de grande eventos e não vai destinar nenhum centavo para quem realmente faz a festa.
***********
Nas redes sociais, os wattsApp estão lotados de criticas, pelo governo não garantir ajuda financeira aos grupos folclóricos.
***********
E para piorar, tiraram da alçada da Federação de Quadrilhas, Bois Bumbás e Grupos Folclóricos de Rondônia – FEDERON a administração das vendas dos espaços para montagem de barracas de vendas de comidas típicas e nem mesmo as “BARRAQUINHAS” dos AMBULANTES.
**********
Dizem que vão abrir Chamamento Público para os ambulantes se candidatarem a montar barraca no Flor do Maracujá. Os ambulantes que não fazem parte de nenhuma entidade, tipo Associação ou Sindicato e nem mesmo atuam como MEI estão apavorados, pois acham que dessa maneira, não conseguirão botar barraca no Flor do Maracujá deste ano.
**********
Enquanto isso o deputado e o superintendente estão fazendo o maior alarde, dizendo que a emenda será para a realização do Flor do Maracujá.
***********
Não temos dúvida de que os recursos serão investido na contratação da Estrutura do Arraial Flor do Maracujá, porém:
***********
A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás onde realmente os grupos folclóricos se apresentam não tem nenhum tostão, para fomentar aqueles que fazem a festa, ou seja, os Bois Bumbás e as Quadrilhas Juninas e não a quadrilha que um tal de Celestino disse que o governo vai acabar.
**********
Seria bom que os colegas que apresentam programas em TV e Rádios, deixassem um pouco o puxa-saquismo e procurassem ouvir também os dirigentes da entidade que representa os grupos Folclóricos.
***********
Vamos ouvir os dois lados, saber o que realmente está acontecendo nos bastidores do Arraial Flor do Maracujá.

Um comentário:

Carlinhos Maracanã disse...

Verdade Silvio, algumas pessoas só houvem um lado e soltam no ar que o Governo ou Prefeitura, não tem que repassar recursos, e aì jogam a população contra os produtores, aconteceu isso com as Escolas de Samba esse ano!