sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Lenha na Fogueira - 26.10.19


Quinta feira passada 24, fui até a Casa da Cultura Ivan Marrocos que acertadamente agora ostenta em uma de suas fachadas a inscrição GAL – Galeria de Artes Afonso Ligório.
************
O motivo era saber sobre a saúde do amigo Augusto – Tote que andou meio “baleado”, porém, já está em forma auxiliando a Margot Paiva na administração da Casa.
**********
E eis que de repente adentra o escritório da administração, meu amigo Flávio Dutka o pintor ‘maluco’ que vive nas barrancas do Madeira, lecionando e pintando suas encantadoras obras de arte.
**********
Tenho quase certeza que o Dutka já morou em praticamente todas as localidades ribeirinhas do Rio Madeira. Certa vez o encontrei em Demarcação.
*********
Outras vezes em Calama, Boa Hora, Conceição da Galera, Papagaios e por aí vai. Agora ele está lecionando na comunidade do Lago do Cuniã, que pertence ao Distrito de São Carlos minha terra natal.
**********
Durante nossa conversa ele perguntou de onde eu era e ao saber que nasci em São Carlos do Jamari e ainda por cima, fui batizado por Dom João Batista Costa na igrejinha que resistiu a tudo que foi enchente do Madeira.
*********
Dutka então me levou até o segundo piso da GAL e lá me mostrou um quadro de sua lavra, no qual retrata justamente a Igrejinha de Nossa Senhora Aparecida  existente já em São Carlos.
***********
A surpresa que me emocionou foi que ele virou pra mim e disse: “ESSA OBRA É UM PRESENTE MEU PRA VOCÊ”. Muito obrigado amigo que vive defendendo a Amazônia das mazelas de seus predadores.
**********
Flávio Dutka veio a Porto Velho selecionado pelo Projeto Sesc Amazônia das Artes para apresentar suas mais recentes obras que fazem parte da Exposição TEMPORALIDADES.
************
Temporalidades apresenta a recente criação do Artista Visual Flávio Dutka, obras produzidas de fevereiro a setembro de 2019. Trajetória de memórias, uma relação entre o real/imaginário, paisagens que podem ou não existir, como fragmentos do tempo em que o artista passou observando o espaço no entorno do Rio Madeira, área ribeirinha da cidade de Porto Velho, Rondônia, onde atua ao longo de 20 anos como professor de história e artes.
***********
Dutka através de suas pinturas apresenta uma natureza amazônica para além do formato tradicional, cria uma poesia entre a relação do caboclo, da índia e o varadouro que o artista conhece e identifica.
**********
Destaca-se também na mostra, além da imagem e sua poesia, a técnica de pintura utilizada pelo artista em seus trabalhos mais atuais, com o uso do spray, principal suporte da produção do grafite, em muros dos grandes centros urbanos ou paredes de prédios, e podemos encontrar nas telas do pintor criando ainda esse diálogo com a arte contemporânea e o amadurecimento de suas técnicas ao longo de sua carreira artística.
***********
Esse texto quem postou foi: Betânia Avelar, Maria Braga e Vitória Morão.
***********
A exposição fica até o dia 29 de Novembro na Galeria do Sesc Centro a avenida Presidente Dutra ao lado dos Correios
**********
Horários de visita de segunda a sexta das 09h às 11h e das 12h as 16h;  aos sábados das 10h às 13h.
***********
A tela da Igrejinha de Nossa Senhora de Aparecida (em São Carlos), agora faz parte da galeria de artes, que existe na sala da minha casa. Obrigado Dutka!

Nenhum comentário: