quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Lenha na Fogueira - 04.10.19


O Caderno Especial publicado pelo Diário da Amazônia na edição da última quarta feira (2), sobre o aniversário de 105 anos da criação do município de Porto Velho, não fora algumas mancadas, seria uma ótima opção e até poderia ser utilizado por aqueles que irão prestar exame no ENEM.
**********
Infelizmente isso não pode acontecer, justamente pelas “mancadas” cometidas com colocações do tipo: “CAPITAL COMEMORA 105 ANOS DE CRIAÇÃO”.
***********
Sabe por quê? Porque “quem completou 105 anos, foi o Município de Porto Velho”,
*********
A cidade de Porto Velho nasceu, segundo alguns historiadores, em 1907 e para outros em 1908. Quando o governador do Amazonas Jonathas Pedrosa resolveu criar o Município, Porto Velho já funcionava como cidade e era até a sede da Cia que construiu a Ferrovia Madeira Mamoré.
**********
Não é de hoje, que historiadores Fakes, confundem a criação do Município de Porto Velho que aconteceu no dia 02 de outubro de 1914, com o Surgimento da Cidade de Porto Velho que alguns cravam como data, o 4 de julho de 1907.
**********
Já pensou se cai a pergunta: “Em que dia, mês e ano foi criada a CAPITAL DE PORTO VELHO?”. Se o aluno se basear no que consta no Caderno Especial do Diário, vai perder preciosos pontos.
**********
Porto Velho a Cidade, é a capital do Município de Porto Velho assim como também é a Capital do Estado de Rondônia.
***********
Tem outra questão que precisa de esclarecimento: Na página C 4 do Caderno Especial, a manchete é: “BAIRROS HISTÓRICOS DA CIDADE DE PORTO VELHO”
**********
Realmente o primeiro bairro foi o Triângulo e o segundo o Mocambo. No inicio o Triângulo pertencia a Porto Velho Americana onde a língua oficial era o inglês.
**********
O primeiro bairro da Porto Velho Brasileira foi o Mocambo cujo ano de criação, também é polêmico, uns registram que foi em 1913 e outros, que foi em 1916. Sua fundadora foi Dona Rita Esperança conhecida como Mãe Esperança Rita.
*********
Outros aglomerados existiram como a Rua da Palha e Favela, porém o que se tem notícia como sendo o terceiro bairro criado em Porto Velho, é o BAIRRO CAIARI que foi inaugurado pelo então presidente da república Getúlio Vargas em 1940.
**********
A matéria destaca: “Outro bairro que surgiu logo após o Mocambo foi o Areal”. Amigos o bairro Areal surge em meados da década de 1950.
**********
O Areal de onde as empresas construtoras da época tiravam areia, ficava na Avenida Sete de Setembro pelo lado do “TUDO AQUI” e ia da General Osório até a Campos Sales. O principal ponto ficava onde hoje é a loja DISCOLANDIA.
**********
Só na década de 1950, passaram a tirar areia do Areal que ficava onde hoje existe o Colégio Getúlio Vargas e então, se cria o Bairro do Areal.
**********
Hoje, alguns historiadores registram o Bairro Caiari como o 1º Conjunto Habitacional a ser construído no Brasil.
*********
Meu chefe Editor Solano Ferreira que tal, publicar uma errata (em letras garrafais) e pedir pro Paulinho não distribuir o Caderno Especial nas Escolas?
*********
Independente do Caderno Especial sobre os 105 anos de Porto Velho! Muita gente também confunde a data da Emancipação 2 de outubro, com a data da Instalaçã0o do Município 24 de janeiro.
**********
É por isso que sempre digo: “É conversar com quem sabe e beber com quem paga”, o resto é ESTÓRIA!

Nenhum comentário: