terça-feira, 30 de agosto de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 31.08.11

Lenha na Fogueira

Temos ótimas noticias que atingem praticamente todos os segmentos culturais do estado de Rondônia.

*********
Ontem pela manhã, tivemos a honra de ser convidado a participar das atividades do governador Confúcio Moura que transferiu por algumas horas, seu gabinete para o prédio do relógio sede da Secretaria de Estado dos Esportes da Cultura e do Lazer – Secel.

*********
Ao despachar com o secretário Francisco Leilson Chicão o governador Confúcio Moura de inicio, procurou saber sobre as atividades da Secel tanto na cultura como no esporte.

*********
Depois pautou a discussão sobre como será ou que quem será o responsável pela administração do Teatro Estadual “Labibe Bartolo” (o grifo é nosso),

********
Chicão foi explicando tudo que estava sendo e o que pretende desenvolver em prol da cultura estadual.
**********
O governador quis saber como está o andamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e teve como resposta que a mesma está sendo analisada pelo setor jurídico do governo, para depois ser encaminhada a Assembléia Legislativa o que deve acontecer até o final do mês de setembro.

**********
Um dos ganhos dos segmentos culturais que trabalham com música, artes visuais, literatura e outros. Foi a garantia da liberação de R$ 1,5 Milhão via Editais.

*********
Os Editais, “Registrando o Canto de Rondônia” (gravação de CD), Editoração de Livros, Artes Visuais, Cultura Indígenas e Quilombolas, já estão prontos e deverão ser publicados tão logo seja liberado o Orçamento. Confúcio disse que vai agilizar o Orçamento.

*********
Outro ganho da administração Francisco Leilsom foi o anuncio feito pelo governador da transferência do prédio do palácio do governo via Decreto para a Secel. Vai ser o Palácio da Cultura.

*********
Inclusive autorizou ao Chicão que constitua uma comissão, para averiguar quais adequações deverão ser feitas no palácio Presidente Vargas para receber os acervos dos museus

**********
Talvez por esquecimento (acho que foi isso), ninguém perguntou sobre a criação da Secretaria de Cultura e a Secretaria de Esportes. Esse assunto passou batido.

*********
Mas, ficou acertado, aliás, é de Lei, a criação do Conselho de Cultura e o Fundo Cultural.

*********

Agora, bom mesmo, foi quando o governador ficou sabendo (até que enfim), sobre o que está faltando para os Pontos de Cultura receberem a segunda parcela do convênio.

*********
Ao tomar conhecimento que o problema é com a Secretaria de Saúde que está inadimplente perante o tesouro nacional e sendo assim, os recursos oriundos de convênio com o governo federal não podem ser depositados na conta do governo estadual e no caso em apreço, na conta da Secel.

**********
Confúcio Moura autorizou sua secretária, a manter contato com o setor competente para sanar o problema.

**********
Isso quer dizer, que no mais tardar em um mês, a grana dos Trinta Pontos de Cultura de Rondônia estará na conta.

**********
Aí nossa amiga e principal lutadora pela liberação desses recursos, artista plástica Rita Queiroz, vai poder dar andamento as atividades do Ponto de Cultura da comunidade de Santa Catarina no baixo Madeira.

*********
Foi realmente uma manhã muito positiva para a cultura de Rondônia a manhã de ontem dia 30 de agosto de 2011.

**********
Seria bom, que pelo menos de três em três meses, o governador fosse despachar na Secretaria de Cultura!

**********
Na abertura da Semana da Pátria amanhã, vai ter Quadrilha e Boi Bumbá de Porto Velho e Guajará!

Nenhum comentário: