quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LENHA NA FOGUEIRA - 05.08.11

Lenha na Fogueira

DUELO NA FRONTEIRA

Secretário Chicão recebe comissão




Na manha de ontem 04, o secretário da Secel recebeu em seu gabinete no prédio do relógio, em Porto Velho os membros da Comissão de Coordenação do 17º Festival Folclórico de Guajará Mirim também conhecido como “O Duelo na Fronteira”, que reúne a disputa entre os bois Malhadinho e Flor do Campo.
Participaram da reunião a Gerente de Cultura Cândrica Madalena Bebel, secretário de Turismo e Cultura de Guajará Dayan Saldanha, presidente do boi bumbá Malhadinho folclorista Peta e o responsável pela Comissão de Coordenação Natanael Silva. Os representantes dos bumbas da Pérola do Mamoré solictaram ao secretário Chicão que interceda junto ao Deosp e os demais órgãos responsáveis pela obras que estão sendo realizadas no Bumbódromo que na visão dos membros da Comissão estão muito atrasadas. “Seria ótimo se as obras fossem finalizadas pelo menos até a próxima terça feira dia 09”, disse Dayan Saldanha. Natanael Silva explicou ao secretário que, ao aceitar o convite dos dirigentes dos dois bois para Coordenar a festa, deixou bem claro que atuaria apenas na organização do Festival e que procuraria dentro da medida do possível fazer com que o 17º Festival seja considerado o melhor em organização. “Precisamos levar em consideração que as estrelas da festa são os bumbas Flor dó Campo e Malhadinho, ninguém e nenhum órgão deve se considerar superior aos dois grupos” disse o distribuir da Skol em Guajará.
O secretário Chicão anotou as reivindicações da equipe e se comprometeu a procurar os órgãos responsáveis no sentido de agilizar o término das obras. “Graças o bom entrosamento que mantivemos com as diretorias dos dois bois, as coisas andaram com maior dinamismo este ano”, disse Leilson.
A equipe da Secel deve estar em Guajará Mirim integrando a Comissão de Coordenação do Festival na próxima segunda feira dia 8. “Nossa gerente de Cultura Bebel e eu pessoalmente vamos integrar a equipe e ajudar no que for preciso”, finalizou Chicão





Hoje a grande atração do Arraial Flor de Candeias é a quadrilha “Girassol das Três Marias” segunda colocada no Flor do Maracujá.

**********
No final da noite a dupla Cleber e Cristiane toma conta do ambiente e a festa vai até a madrugada. Dizem que o Ruimar e a Patrícia vão dançar no meio da arena na hora da apresentação da dupla.

**********
Amanhã acontece o desfile das candidatas a Rainha do 15º Arraial Flor de Candeias, sem a Valéria a jovem que mais ganhou esse título.

**********
Domingo é a vez do Gigante Sagrado Boi Bumbá Corre Campo mostrar porque foi campeão na XXX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.

*********
Já que estamos falando em arraial, lembramos que as eliminatórias continuam acontecendo no Arraial Cumunidade no Sertão coordenado, pela Associação de Moradores do bairro Esperança da Comunidade – É o Arraial do Fernandão.

**********
Enquanto isso, minha amiga Raimundinha está convidando para o “Arraiá da Ray” que vai acontecer sábado dia 6 na Rua Miguel Chaquian, 158 bairro Nova Porto Velho.

**********
Além de comidas típicas, vai acontecer a apresentação de dança de salão com a Cia Chagas Perez. A própria Ray vai mostrar seus conhecimentos em Dança Cigana.

*********
Acontece que o assunto em qualquer roda folclórica, é o Festival de Guajará Mirim com os bois Malhadinho e Flor do Campo.

**********
Notícias da Pérola do Mamoré dão conta, que uma lança de mais de 10 metros de altura, que iria (e via), comportar uma alegoria do Malhadinho, na hora do teste partiu no meio.

*********
Dorico e sua equipe informam aos torcedores do boi azul do 10 de Abril, Serraria e demais bairros do lado esquerdo, que não se preocupem, pois no dia da apresentação do boi a lança vai estar no bumbódromo com a devida alegoria e seu personagem em cima.

**********
Quem fica só olhando de fora é o K-Bral o artesão que foi defenestrado do Malhadinho ninguém sabe o motivo. Dizem inclusive que ele foi se oferecer para ajudar o Ednarte no Flor do Campo e também não foi aceito. A coisa anda feia pro lado do mestre K-Bral. E pensar que foi ele o responsável pela verticalização dos bois de Guajará! Quem sabe um despacho na Cachoeira Pequena acabe com a “urucubaca”.

**********
Ontem na reunião da Comissão do Festival de Guajará Mirim com o secretário Chicão só vi o presidente do Malhadinho.

*********
A não ser que o Natanael ou o Dayan estivessem representando o boi da Estelina.

*********
Calma minha gente do Tamandaré. A reunião era com a Comissão Coordenadora, leia-se Natanael e Dayan, o Peta entrou como assessor do deputado Lebrão que juntamente com a deputada Ana da 8 colocou uma emenda para os bois que fazem parte do Duelo na Fronteira.

*********
Assim que acabou a reunião, o secretário Chicão e a Gerente de Cultura Bebel, foram até o Deosp saber como estavam às obras no bumbódromo de Guajará. Isso mostra que o secretário e sua equipe, estão se empenhando em prol do melhor para a festa que vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 deste mês em Guajará Mirim.

*************
E o Joer vai ou não vai acontecer?

***********
Os estudantes estão frustrados com o anúncio do governo suspendendo a realização do Joer.

***********
A desculpa é estaparfúrdia, sem lógica e sem nexo.

***********
Tem estudante que pode ficar atrofiado, pois passou o ano se preparando para enfrentar os adversários e na hora “H” vem o governo e causa a maior “confu(ciozão) zão”

**********
O Holanda está comandando o levante que deveria ser acatado por todos os segmentos sociais.

**********
Queremos a realização do JOER!

Nenhum comentário: