sexta-feira, 29 de abril de 2011

SHOW - Pirarublue - Um Canto Beradeiro

O Duo Pirarublue integrado pelos cantores Maria Gioconda e Sandro Bacelar, volta ao palco montado na Praça Getulio Vargas em frente ao Mercado Cultural, as 20h00 deste sábado, para a apresentação do espetáculo musical “Um Canto Beradeiro”. De acordo com declarações do cantor Sandro Bacelar o título do espetáculo ou o espetáculo em si, tem como objetivo desmistificar a palavra “Beradeiro”. “Nós que nascemos à beira dos rios da Amazônia, em especial dos rios que fazem parte da bacia do Estado de Rondônia como o Madeira, Mamoré, Guaporé, Jamari, Machado e tantos outros, precisamos assumir nossa beradeirice. A palavra beradeiro não tem que ser interpretada como pejorativa. Eu sou beradeiro com muito orgulho” bate no peito Sandro Bacelar.
Desde quando retornou a Porto Velho depois de longa temporada pelo sudeste brasileiro, Sandro abriu campanha em defesa da palavra “Beradeiro”. “É preciso valorizar a cultura beradeira”. Assim sendo, junto com a Gioconda sua parceira no Duo Pirarublue e na vida conjugal, montou o espetáculo “Um Canto Beradeiro” que começou a ser apresentado sábado passado dia 23, continua na noite de hoje (30) e vai até o dia 7 de maio.
O cronista Antônio Serpa do Amaral Filho - Basinho assim se reportou a respeito do espetáculo do Duo Pirarublue apresentado sábado passado: “A dupla Pirarublue, composta por Gioconda e Sandro Bacelar, está cada vez mais em alta no circuito cultural de Porto Velho. Sem o necessário tom de nostalgia ou saudade, o casal de artistas desfolhou uma ciranda de interpretações embasadas na música popular rondoniense de qualidade, cantando novos e velhos sucessos de músicos e compositores locais como Rubens Vaz Cavalcante, o Binho, Bado, Romano Santos (Grupo Radar) e vários outros compositores rondonianos. Para quem acha que as agências culturais nada fazem em prol da cultura, registre-se que o patrocínio foi da Secel e da Fundação Cultural Iaripuna”.

Figurino especial

Pela primeira vez em Porto Velho, os protagonistas de um show musical se preocupam em agregar ao repertório musical, o figurino das roupas usadas durante o espetáculo, Sandro Bacelar e Gioconda colocam em seus currículos mais esse pioneirismo. Para a realização do Espetáculo Musical “Um Canto Beradeiro”, firmaram parceria com a arquiteta, artista plástica, atriz e estilista de moda Maria Luiza Silva a Lu Silva que criou um figurino especial para o Duo. “A roupa de cada artista contem 15 folhas de árvores amazônicas que serão distribuídas ou jogadas para o público a cada música”, informa Lu Silva. As folhas são verdadeiras obras de artes, inclusive são assinadas pela artista.
Outra preocupação dos artistas foi quanto à maquiagem, tanto que convidaram a produtora Leninha para atuar como maquiadora. “Aplico nos dois uma maquiagem beradeira estilizada”, disse Leninha.
O cenário é de autoria do artista plástico Geraldo Cruz com a coleção premiadíssima “Olhos da Mata”.
A direção musical fica por conta do renomado músico Bado, e a banda composta por Junior Lopes na bateria, Erique no teclado e flauta transversal, Cleiton Esquerdinha no contra-baixo e percussão com Cleiton Lira.

Nenhum comentário: