terça-feira, 26 de novembro de 2019

Lenha na Fogueira 27.11.19

A Última Entrevista do Seu Euro Tourinho.
**********
No dia 12 deste mês, participei a convite da equipe de alunos de jornalismo da Uniron, responsável pela edição do E-book com a história do jornalismo em Rondônia, escalada para escrever sobre seu Euro: “Euro Tourinho – Pelos Olhos do Alto Madeira”.
**********
Acontece que há alguns meses, os jovens estudantes vinham tentando entrevistar o decano do jornalismo regional e em virtude do seu estado de saúde não conseguia, até que no dia 11 conseguiram autorização da família para executar a entrevista.
***********
Como eu havia gravado com a equipe, contando sobre o que sabia a respeito da trajetória do jornalista, que fez história escrevendo a Coluna Social Eurly nos anos 1950/60, já que fui Office boy do jornal Alto Madeira justamente, quando seu Euro estava começando a carreira jornalística fui convidado a acompanhar a entrevista.
***********
Por volta das 9 horas, do dia 12 deste mês de novembro, cheguei à sede do Jornal Alto Madeira a rua Imigrantes e lá encontrei a equipe de estudantes integrada pelos alunos Tamara Lima, Carlos Sabino, Manoel Victor Maciel, Nelson Maciel, Giuliana Miranda e Camile Buzzi e o jornalista economista Silvio Persivo, o fotografo Rosinaldo Machado e o irmão do seu Euro Manoel Tourinho.

**********
Câmeras e microfones instalados. Antes de a turma começar a fazer as perguntas, Manoel Tourinho recomendou paciência “pois o Euro não está muito bem”.
**********
As perguntas como não poderia deixar de ser, começaram pela trajetória do menino que chegou com seus pais em nossa região, pelo Vale do Guaporé e foi estudar em Manaus onde conheceu dona Maria Kang com quem se casou.
**********
“O pai da Maria  tinha um restaurante e meu pai o nomeou meu tutor, era ele quem recebia a mesada enviada para mim e por isso, sempre ia ao seu estabelecimento e ali, via aquela chinesinha bonita por quem me apaixonei e casei”.
**********
As histórias foram sendo lembradas e a turma estava extasiada assim como eu, com a memória do seu Euro que aos 97 anos de idade, lembrava-se dos mínimos detalhes de casos que aconteceram a dezenas de anos.
**********
Em determinado momento perguntaram: Como o senhor conheceu o Silvio Santos – Zekatraca? – “Ele era o menino que varria o jornal, além de fazer os recados do tipo, ir ao Correio levar e buscar correspondência entre outros afazeres, além de ser o entregador dos jornais dos assinantes de manhazinha”.
**********
Os jovens e ninguém que se encontrava no ambiente, notaram, mas, por dentro, me senti a pessoa mais privilegiada desse mundo, pela lembrança do seu Euro sobre minha passagem pelo jornal Alto Madeira entre os anos de 1958/1960. Chamei o fotografo Rosinaldo Machado de lado e falei: Sem dúvida, ele alcançara os Cem Anos de Vida.

**********
Minha profecia não deu certo. Segunda feira dia 25, quando estava escrevendo a Lenha na Fogueira, recebo a notícia de que seu Euro havia sido internado no hospital 9 de julho e o quadro não era animador. Mais tarde, quando já havia distribuído a Coluna, veio a noticia do seu falecimento.
***********
Lembrei-me da turma responsável em editar o E-book com sua história e falei: “Graças a Deus, tive o privilegio de participar da última  entrevista concedida pelo seu Euro Tourinho”.
***********
Obrigado equipe de alunos da Uniron orientada pelos professores de jornalismo Benedito Teles, Iule Vargas e José Gadelha.
**********
Euro sempre foi Euro em todos os lugares. Descansa em Paz, Mestre dos Mestres do jornalismo da região Norte!

Nenhum comentário: