domingo, 10 de novembro de 2019

Lenha na Fogueira - 10.11.19


O sábado foi recheado de eventos culturais em vários segmentos. Tivemos no inicio da tarde, a festa de aniversário dos 61 anos da escola de samba Os Diplomatas que aconteceu na praça São José no bairro Mocambo e apesar de não terem colocado venda de bebidas nem mesmo água, foi muito bem prestigiada pelos sambistas.
**********
O diretor da escola Carlinhos Maracanã justificou a falha na questão da bebida, porque o responsável pelo grupo de samba convidado para animar os presentes, pediu à direção da escola na pessoa do Jair Monteiro, que autorizasse o Grupo a comercializar a bebida, em troca, a escola não precisaria pagar cachê o que foi aceito.
**********
Acontece que o empresário do Grupo esqueceu-se de encomendar a cerveja a Distribuidora e a festa de 61 anos da escola mais antiga de Rondônia, se transformou em FESTA DE CAMELO quer dizer, sem nenhuma bebida, para pelo menos desentalar os legumes do caldo preparado pelo Caula.
**********
Na seca, corremos para a festa da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste na Associação do Bairro Esperança da Comunidade e ali sim, a turma estava se deleitando com uma cerva geladinha e muito samba e pagode.
**********
No meio da programação aconteceu a entrega da Comenda Mérito Cultural Bola Sete e Mérito Cultural Marise Castiel aos sambistas Silvio Santos e Ernesto Melo mais o sambista cantor Hudson Mamedes.
**********
Depois aconteceu realmente o Concurso Samba de Quadra que no final, premiou a composição do Ernesto Melo como vencedora.
*********
Acontece que em virtude de muita falação durante a entrega das comendas, o festival objetivo da festa, demorou a começar e em consequência, seu resultado, o que fez com que o compositor Ernesto Melo se ausentasse antes da divulgação do resultado final.
*********
Que dizer, ele só ficou sabendo que foi o vencedor do concurso horas depois, ou seja, quando a festa já havia terminado fazia tempo. Então foi atrás da sua premiação de MIL REAIS.
*********
Como nem tudo são flores, e concurso seja do que for, sempre existem as polêmicas, pois no caso de concurso de samba só um ganha, os demais concorrentes não ganham nem água para repor as lágrimas derramadas.
**********
No caso da Acadêmicos da Zona Leste quem saiu atirando pra tudo quanto era lado, foi o compositor concorrente em parceria com o Beto Cezar Paulinho Santana que é conhecido também como Paulinho Cachaça.
**********
Paulinho postou nas redes sociais: “CONCURSO DE CARTAS MARCADAS” e depois: “Sabe quando vou fazer samba para concurso? Nunca mais, eles não tem o mínimo de respeito para com os compositores”.
*********
Não concordo com meu amigo Paulinho, pois, atuei como jurado no referido Concurso de Samba de Quadra e posso garantir, pelo menos da minha parte, que não houve nenhuma recomendação por parte da direção da escola, que deveríamos eleger esse ou aquele samba.
**********
As pessoas que atuaram como julgadores pelo que sei, não tem parentesco com nenhum dos compositores concorrentes. Ali estavam A Rejane cantora respeitadíssima. Hudson Júnior músico e compositor. Cliuson Torres um agitador cultural do Vale do Guaporé que inclusive dirige a única escola de samba fora de Porto Velho do estado de Rondônia, uma pessoa ilibada e Eu.
*********
Creio que o que os julgadores fizeram, foi escolher com total liberdade o samba que eles acharam melhor. Não era pra você Paulinho, sair atirando pra tudo que era lado, descarregando seu ódio, por sua obra não ter sido a escolhida.
**********
Fica nosso repúdio a atitude do compositor Paulinho Santana em relação ao resultado do Concurso de Samba de Quadra realizado pela escola Acadêmicos da Zona Leste.
**********
O outro evento cultural foi o Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira. que aconteceu no teatro Guaporé e aí sim, uma aula de cultura, que nos proporcionou um final de noite agradável. Parabéns aos organizadores do Festival.

Nenhum comentário: