terça-feira, 19 de novembro de 2019

Assembleia realiza seção solene aos que lutam pela igualdade racial


Em todo o Brasil comemora-se no dia de hoje, 20 de novembro, a O Dia Nacional da Consciência Negra, em Porto Velho os que lutam pela Igualdade Racial receberão Voto de Louvor da Assembleia Legislativa uma propositura do deputado estadual Lazinho da Fetagro.
A solenidade está marcada para começar as 14h30 da tarde desta quarta feira 20, no plenário das deliberações. Muitos serão agraciados com a comenda, que reconhece o trabalho que ao longo dos anos, os Movimentos que trabalham a cultura negra vêm desenvolvendo. “Em reconhecimento às histórias e lembranças do nosso povo negro, escrita na sua maioria com sangue e injustiças, e dos muitos desafios que ainda vamos ter na trincheira de lutas contra a desigualdade racial e social, é que propomos esta sessão solene. Rondônia, bem como o Brasil, tem uma mistura de povos, e, é preciso viver em harmonia para termos uma sociedade mais igualitária, justa e humana”. Enfatizou Lazinho.
A solenidade marca o Dia da Consciência Negra, que registra também a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência do negro contra a escravidão.
Em Rondônia, a população negra representa 62,5% do total, conforme último censo, a ação de organizações e movimentos negros tem ressaltado e fortalecido a história de luta e resistência para combater a discriminação racial, reduzir as desigualdades sociais, econômicas, financeiras, políticas e culturais e ampliar o processo de valorização e participação social do povo negro e de conquista de direitos. 
A programação alusiva ao Novembro Afro acontece em sua maioria, no auditório do IFRO Campus Calama desde o dia 7, com palestras as mais diversas, sobre a questão do preconceito racial que ainda persiste no Brasil. Tatilene Silva de Oliveira, professora de história e vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Afro Amazônico (Gepiaa), comentou sobre a importância dos eventos que acontecem no IFRO: "Promover a reflexão a respeito da igualdade racial, estimular o respeito às diferenças, fomentar as tradições culturais afro brasileiras. É o momento também para discutir e debater sobre o aumento da violência contra juventude e mulher negra, do racismo, discriminação, intolerância religiosa, e outros temas importantes que necessitam de visibilidade junto à sociedade às lutas e resistências negro atualmente", explicou.

PROGRAMAÇÃO III NOVEMBRO AFRO

Dia – 20 – Dia da Consciência Negra – 14h30 Seção solene na Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE
Até o dia 22 – Exposição do Catálogo Negritude de Rondônia – Identidade e Construção – IFRO Campus Calama – Das 8 às 22 horas
Dia 22 sexta feira - II Feira Afro Cultural no Calçadão Manelão (Mercado Cultural) a partir das 17 horas.

Nenhum comentário: