sexta-feira, 14 de junho de 2019

Lenha na Fogueira - 15.06.19


Ontem durante a reinauguração do Prédio do Relógio, agora como sede da prefeitura de Porto Velho, fui abordado por muitas pessoas, a respeito da minha sugestão, para que o prédio seja batizado como: PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE.
***********
A maioria elogiou a iniciativa e garantiu que se depender deles, minha sugestão será a vencedora. Porém, alguns, poucos, discordaram do nome Palácio Municipal Chiquilito Erse e deram preferência para PALÁCIO TANAJURA.
***********
Concordar ou não com nossa sugestão, é uma questão de opção. Acontece, que um colega, mistico de jornalista e historiador fez questão de justificar seu apoio a sugestão do jornalista/colunista Ciro Pinheiro que é, Palácio Tanajura.
**********
Segundo o respeitadíssimo jornalista/escritor; historicamente, Tanajura foi muito mais importante para o município de Porto Velho. “Pois foi seu primeiro prefeito eleito”. Não citou nenhuma obra de referência deixada pela administração Joaquim Tanajura e mesmo assim, fez a seguinte pergunta a este imitador de jornalista.
*********
Qual legado deixado pelo Chiquilito? Cita aí uma rua aberta por ele, um prédio público, pode ser construção de escola ou posto de saúde?”.
*********
E eu não soube responder. Só sei que a época de seu governo, ele era chamado de “Chico Praça”.
*********
Por esse lado, muitos outros prefeitos fizeram muito mais pela cidade/município, que o Chiquilito. Agora pergunto: Quando se fala em boa administração qual o nome do prefeito mais lembrado?
**********
Claro que é o do Chiquilito. Pode até não ter deixado uma grande obra, mas, que é o mais querido até hoje pelo povo de Porto Velho, não temos dúvida.
**********
Por isso, insisto na minha sugestão: PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE até porque, se formos buscar a verdadeira história do Dr. Tanajura (tá no livro do Júlio Olivar), vamos descobrir que ele não foi essa “coca cola” toda não. Sua história é meio sinistra.
**********
Na manhã da reinauguração do Prédio do Relógio, conversei com alguns historiadores respeitados em nossa cidade, e todos foram unânimes em apoiar nossa sugestão.
**********
E você amigo leitor: é a favor que nome do prédio do relógio seja PALÁCIO MUNICIPAL CHIQUILITO ERSE ou PALÁCIO TANAJURA? Poste sua opinião nas redes sociais e me marque.
*********
Hoje uma das boas programações é o Luau – Terra Cura, que vai acontecer na estrada da Jerusalém da Amazônia a 13 quilômetro do centro de Porto Velho. Começa as 19 horas. O negócio é curtir a saída da Lua Cheia. Vai ter muita música e poesia.
**********
Agora se você gosta de cultura popular, a melhor pedida, é o ArraiáLeste que está montado no Campo de Futebol do bairro JK. Danças folclóricas, comidas típicas como vatapá, galinha picante, caruru, acarajé, pato no tucupi, pirarucu de casaca, mungunzá, milho cozido e assado, mingau de banana com tapioca e tantas outras iguarias da época.
************
Pelo menos até a noite de quinta feira, nenhum ocorrência foi registrada pela Polícia Militar durante o Arraial. Vamos lá; Hoje tem a quadrilha Rádio Farol e amanhã o boi bumbá Manhoso.
*********
Descobriram o parlamentar flagrado pela mulher na boate Gay. O nome dele? Não sei!
*********
Na divisa dos bairros Mocambo e Areal, na rua Jacy Paraná, está acontecendo um Arraial muito legal. A comunidade tá se reunindo toda noite, para apreciar danças folclóricas como de toada de Boi Bumbá e degustar comidas típicas.
**********
Hoje também estarei junto com o fotografo Roni Carvalho e a fotografa Ana Célia (meu amor), cobrindo o Rodeio de Candeias do Jamari.
***********
Vou pedir ao Pedro Jorge que tire um verso bem bonito para minha amada. É tempo de festa caipira misturada com festa de peão.

Um comentário:

Ilmar Esteves de Souza disse...

Silvio... aquele patrimônio foi concebido já com seu nome TATUADO na sua pele, na sua parede. Ele tem nome. Surgiu como nome.