quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Lenha na Fogueira - 27.09.19


O Projeto Palco Giratório do Sesc 2019 em Porto Velho chega ao seu final na noite desta sexta feira, apresentando um espetáculo circense, na quadra do Sesc Esplanada.
***********
Fora quase trinta dias levando a arte teatral a vários locais da cidade de Porto Velho e até em cidades do interior de Rondônia como Ji Paraná, Nova Mamoré e Ariquemes.
**********
O Palco Giratório não valoriza apenas as encenações e performances, é responsável pela formação de plateia além de oferecer oficinas em várias atividades das artes cênicas. O bom é que no próximo ano, vamos voltar a receber o Palco Giratório. Obrigado Sesc.
**********
Mudando de setorial, vamos nos reportar ao concurso de samba de enredo que a escola de samba Asfaltão vai realizar amanhã, a partir das 15 horas na famosa Tenda do Tigre.
***********
O negócio entre as parcerias que estarão concorrendo, está tão acirrada que até ameaça de entrar com recurso pedindo eliminação de samba concorrente está na pauta de uma parceria.
***********
Um dos integrantes da parceria em apreço me ligou na manhã de ontem, comunicando que vai conversar com seus parceiros, no sentido de solicitar a desclassificação de dois dos quatro sambas inscritos.
***********
O compositor disse que as melodias de ambos são plágios de músicas mais que conhecidas da população de Porto Velho e do Brasil.
**********
Na realidade, o compositor cantou pra eu ouvir, o trecho de um dos sambas que acha que é plágio e apesar da letra realmente faz parte de outra música, não caracteriza plágio, já que é uma letra que tem tudo a ver com o enredo da escola Asfaltão que fala sobre a boemia o bairro Triângulo. “Triângulo, o Braço do Violão no Carnaval do Asfaltão”, uma pesquisa do Tatá em parceria com o Oscar que por sinal tem um samba concorrendo o que já caracteriza falta de ética, pois ele como autor do Enredo (história), por questões de ética não deveria participar do concurso de samba.
**********
O outro samba, alvo da denúncia do dito compositor, realmente lembra a melodia de um samba famoso que fez e é sucesso até hoje.
***********
Vamos ficar na expectativa, pois, o denunciante disse que só entra com o recurso, se seus parceiros concordarem.
***********
Quer saber minha opinião sobre o caso: Primeiro um plágio só é com siderado se a melodia contiver SETE COMPASSOS da música original.
***********
Já quanto à letra, basta os autores colocarem ASPAS nos versos tirados de outra obra e então o verso ou frase passa a ser considerado apenas como citação de outro autor ou autores. É apenas uma questão de vírgula.
**********
O certo é que numa disputa acirrada como sempre foram às dissolutas entre Sambas Enredo na escola Asfaltão, só não vale perder.
**********
Só nos resta conferir amanhã quem realmente vai ganhar o concurso da escola Asfaltão!

Nenhum comentário: