quinta-feira, 1 de março de 2018

INVESTIMENTO MinC vai investir R$ 16 milhões em apoio a festivais do audiovisual

O Ministério da Cultura (MinC) vai investir R$ 16 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) no apoio à realização de festivais, mostras, premiações, eventos de mercado e ações de promoção e difusão da produção audiovisual brasileira em 2018. As inscrições de eventos começaram ontem quinta-feira (1) e seguem até setembro de 2019. O edital integra o Programa #Audiovisual Gera Futuro, o maior já lançado pela Pasta em volume de recursos e de projetos, com R$ 80 milhões para 11 editais.
Com este edital, o Ministério da Cultura inaugura uma linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual voltada à realização de festivais, mostras e eventos do audiovisual, que são parte fundamental da cadeia produtiva do setor, com grande potencial de movimentar a economia”, destaca o secretário do Audiovisual do MinC, João Batista Silva. “Esses eventos, tanto no Brasil como no exterior, são plataformas cruciais para a realização de negócios e difusão da produção nacional, assim como para atualização de tendências e referências da indústria audiovisual mundial”, completa.
Um dos diferenciais do edital de apoio a mostras e festivais é a distribuição regional de recursos, de maneira a estimular o apoio a eventos realizados fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. No mínimo 30% dos recursos deverão ser destinados a projetos de empresas sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e pelo menos 20% a projetos provenientes da região Sul e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
"Por ser um edital de fluxo contínuo, sem caráter concorrencial, há uma alocação de recursos de forma mais efetiva e um melhor acompanhamento de resultados", aponta Silva.
Podem participar do edital festivais e mostras audiovisuais com, no mínimo, cinco edições já realizadas, não necessariamente ininterruptas; festivais e mostras audiovisuais cujos eventos já tenham, no mínimo, duas edições realizadas e sejam apresentadas sob chancela do Poder Executivo municipal; eventos de mercado audiovisual e premiação já constituídos; e ações de promoção/difusão audiovisual associadas a eventos internacionais reconhecidos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em cujas edições o Brasil seja homenageado ou representado por delegações do setor audiovisual. Poderão entrar com propostas empresas ou instituições com fins lucrativos que estejam classificadas como agentes econômicos brasileiros independentes pela Ancine, com registro regular.
Assessoria de Comunicação - Ministério da Cultura

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