quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lenha na Fogueira - 29.04.16



 Os Jogos Rio 2016 também são os Jogos do Brasil. Com o objetivo de levar o espírito olímpico às cinco regiões do país e preparar a população para o maior evento esportivo mundial, o Grupo Bradesco Seguros, patrocinador oficial e segurador dos Jogos Rio 2016, criou o Museu Itinerante Se prepara Brasil.

********

De 30 de abril a 31 de agosto, duas carretas passarão por 45 cidades apresentando uma exposição gratuita sobre rodas com mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares.

********
Os veículos partirão de Vitória e Goiânia, em 30 de abril, e o Museu Itinerante estará em Porto Velho, nos dias 29 e 30 de maio, em frente ao Mercado Cultural. Após percorrer cerca de 30 mil quilômetros, as carretas se encontrarão no Rio de Janeiro e ficarão expostas na cidade olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

********

A Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comemora neste sábado (30), O Dia do Ferroviário, e homenageia estes pioneiros que lutaram por décadas na construção de Rondônia. Na data que se comemora o dia destes trabalhadores, 30 de abril, a Associação convida a imprensa em geral para participar de um café da manhã, a partir das 8h40, na sede administrativa do Complexo da EFMM.

**********

Para os membros da diretoria da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, há muito que se comemorar, pois os esforços da atual gestão vêm demonstrando resultados, através de seguidas ações na Justiça, que se concretizam em benefícios e diretos conquistados, não só para os ferroviários, mas também no que assegura a conservação e preservação do maior  patrimônio histórico e cultural do Estado.

********
A Entidade, representada pelo presidente José Bispo e o sindicalista George Telles (Carioca), parabeniza o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que iniciou na última terça-feira (26), os trabalhos para realizar o gradeamento que delimita o Complexo da Estrada Ferro Madeira Mamoré. A iniciativa atende a uma deliberação do Ministério Público Federal (MPF) que visa facilitar a preservação do patrimônio histórico cultural e definir o horário funcionamento. A obra está orçada em R$ 400 mil.

*********
Temos que ser justos e reconhecer o esforço de cada parceiro que buscamos durante esta gestão, a quem nos aliamos para o bem maior, que é a preservação do Complexo Madeira-Mamoré. Diga-se de passagem, mérito de um trabalho desenvolvido e apoiado em grande parte pelo Governo Federal e Prefeitura "Funcultural" ressaltou Carioca, que destacou também o trabalho em parceria, que vem dando certo, com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, nas ações judiciais.

********
A nota acima como se pode ver, é da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que tem a frente nossos amigos Bispo e Carioca.

********
Agora vem a pergunta deste humilde colunista cultural! Será que vamos ter uma Nova Linha Divisória?

********

Concordamos que o Complexo Turístico precisa ser preservado, principalmente dos vândalos, mas, como é que queremos revitalizar o patrimônio histórico se limitamos a visitação dos turistas. Como que vai ser esse GRADEAMENTO.

********

Vão arrudiar os galpões com ALAMBRADO de arame, coisa que hoje nem nos estádios de futebol ou nas chamadas Arenas não se usa mais. Olhem o que vocês estão querendo fazer. Num futubro próximo o ferroviário não vai poder mostrar de perto para seus netos o TREM que ele ajudou construir...

Nenhum comentário: