quarta-feira, 27 de abril de 2016

Lenha na Fogueira - 28.04.16

Concurso Nacional Novos Poetas. Prêmio Sarau Brasil 2016.
 ********
Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Sarau Brasil 2016.
*********
Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos.
*********
Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa.
*********
O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados.
*********
A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Sarau Brasil 2016. Antologia Poética.
*********
Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades.
********
Inscrições gratuitas de 20 de fevereiro a 05 de junho de 2016 pelo site: www.concursonovospoetas.com.br. Realização: Vivara Editora Nacional. Apoio Cultural: Revista Universidade.

********
Amigo li a sua coluna em que falas da trajetória do falecido técnico de futebol Telê Santana. Lembro o amigo que na ocasião daquele jogo sinistro entre Peru e Argentina, na copa de 1978, o técnico da Seleção brasileira era o Claudio Coutinho também já falecido e que treinou o flamengo, quer dizer, o freguês do seu Vasco!
**************
Caracas, meu irmão como você deu uma mancada com relação à entrega do PERU, isso foi na copa de 1978, o técnico da Seleção Brasileira era o saudoso CLAUDIO COUTINHO, que é homenageado aqui com um belo ginásio, quando foi inaugurado e palco de um jogo da seleção brasileira feminina de Basquete. Com Paula e Hortência. o Telê Santana foi técnico em 82 e 86. Do mano Francisco Macedo.

*********
Isso é o que dá se meter na praia dos outros. Obrigado aos dois amigos pela correção.
*********
CineOca exibirá curtas pernambucanos no II Festival de Arte e Cultura da Unir - O cinema pernambucano vive, desde 1996, quando o Festival de Brasília consagrou “Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, duas décadas de ouro. Cineastas como Cláudio Assis (“Amarelo Manga”), Marcelo Gomes (“Cinema, Aspirinas e Urubus”), Kleber Mendonça (“O Som ao Redor”), Camilo Cavalcante (“A História da Eternidade”) e Gabriel Mascaro (“Ventos de Agosto”) reforçam a fama do Estado.

*********

Mas quem pensa que a pujança do cinema atual é fruto do acaso não sabe da missa um terço. Dos ciclos mais produtivos – o primeiro durante o período silencioso, na década de 1920; o segundo pegando carona na bitola amadora do Super 8, na década de 1970 – até os dias que correm, a produção audiovisual de Pernambuco é das mais ricas e venturosas do cinema nacional.

*********

A prova disso é a monumental Antologia do Cinema Pernambucano, uma coleção com 212 filmes realizados no Estado, ao longo de 90 anos de altos e baixos, mas de persistência ímpar. Parte dessa coleção (22 curtas) será exibida pelo CineOca no II Festival de Arte e Cultura da Universidade Federal de Rondônia.

**********

Dentro da temática Cinema/Transcinema há filmes badaladíssimos como “That’s a Lero Lero”, de Lírio Ferreira e Amin Stepple, “Simião Martiniano”, de Clara Angélica e Hilton Lacerda. Na temática Câmera/Cidada destacam-se “Soneto do Desmantelo Blue, de Claudio Assis, e “Recife Frio”, de Kleber Mendonça.

********
A programação referente ao II Festival de arte e Cultura da Unir também vão acontecer no Mercado Cultural, sempre a partir das 19 horas.

*********
Hoje tem Kali com o show Sons da Alma. Amanhã Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba entram na programação e se apresentam a partir das 23 horas. Tá boa a programação na UNIR!

Nenhum comentário: