quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

LENHA NA FOGUEIRA 21.01.2.011

Lenha na Fogueira

Tudo indica que este ano o carnaval no estado de Rondônia vai contar com apoio do governo estadual.
**********
Em outra coluna publiquei que o governador Cunfúcio Moura autorizou o secretário de cultura Chicão a manter contato com as agremiações carnavalescas dos municípios estaduais para saber das suas necessidades.

********
Ontem pela manhã o secretário da Secel recebeu em seu gabinete, os presidentes das escolas de samba Gaviões do Planalto e Acadêmicos da Liberdade José Maria e Pachequinho Du Cavaco respectivamente, que explicaram as prioridades das escolas de samba da capital da Zona da Mata.

*********
Os dois carnavalescos também protocolaram suas solicitações de apoio financeiro e ouviram do Chicão que serão atendidos dentro do possível. “Não posso dizer que o governo vai repassar o total do pedido de vocês, mas, garanto que vamos atender em parte”

*********
Ainda orientados pelo secretário, os dirigentes das escolas de Rolim de Moura solicitaram a direção da Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec suas filiações na entidade.
*********
Outra turma de carnavalescos que está sendo aguardada pelo secretário, é a dos dirigentes dos blocos “Periquito da Madame” e “Triângulo” do município de Guajará Mirim.

*********
A escola de samba Unidos do Guaporé lá de Costa Marques já se filiou à Fesec e aguarda o apoio financeiro do governo estadual.

*********
Isso é muito bom para as agremiações carnavalescas de Porto Velho, pois, se o governo vai apoiar os desfiles das escolas de samba e blocos do interior, com certeza apoiará também os desfiles das entidades carnavalescas da capital Porto Velho.

*********
Por falar em escola de samba de Porto Velho, o “bicho” começou a pegar quanto ao local escolhido pela Fesec para a realização dos desfiles este ano.

*********
Muitos foliões e dirigentes de agremiações carnavalescas, depois de analisarem o local; Avenida Rio de Janeiro entre a Mamoré e a Guaporé nas proximidades do Clube dos Advogados, já não estão convictos de que o espaço é o melhor.

*********
Acontece que, além de na Zona Leste não ter nenhuma sede de escola de samba, o local onde se pretende montar a “Passarela do Samba” fica praticamente fora da rota dos ônibus, ou melhor, por ali e nem em suas proximidades, passa ônibus das Zonas Sul e Norte, Zona Oeste e Centro da cidade.

********
Isso quer dizer, que, caso se confirme o local, as escolas de samba vão desfilar para o público da Zona Leste.

********
Basta lembrar, que o endereço de nossas escolas de samba fica nas seguintes áreas e bairros.

********
Acadêmicos do Armário Grande no Conjunto Guaporé que fica na Zona Sul.

********
Diplomatas do Samba – Bairro Nova Floresta na Zona Sul.

********
Império do Samba bairro do Areal Centro/Sul.

********
Acadêmicos do São João Batista bairro São João Batista/Tucumanzal Zona Sul.

********
Asfaltão bairro Nossa Senhora das Graças/Santa Bárbara no centro de Porto Velho.

*********
Unidos da Rádio Farol bairro Novo Estado Zona Oeste (nas proximidades da Esplanada das Secretarias).

********
E então?

********
Então levada por sugestão não sabemos de quem, a direção da Fesec resolveu levar os desfiles para a Zona Leste.

*********
Aliás, levada pela ilusão de que a Zona Leste é a zona mais populosa de Porto Velho e por isso merece abrigar os desfiles das escolas de samba.

********
Acontece também que o local escolhido, fica muito diletante da “muvuca” da Zona Leste que é a rua Amador dos Reis local onde acontece com sucesso o CARNALESTE.

********
Só que o Carnaleste é um evento que recebe os foliões de todos os bairros que compõem a Zona Leste sem que esses foliões, sejam obrigados a pertencer a qualquer agremiação carnavalesca para brincar carnaval no Carnaleste.

*********
É o trio com a banda tocando e o povo atrás brincando carnaval.

********
E mais, pela Rio de Janeiro sentido bairro centro e centro bairro, existe apenas uma linha de Ônibus que é a Presidente Roosevelt, assim mesmo no sentido centro/bairro, os ônibus dobram a direita quando chegam a Avenida Guaporé e seguem pelo Conjunto Jamari/Primavera e na volta apenas uma dessas linhas passa pela Rio de Janeiro no local aonde os desfiles podem acontecer.

********
Vai ser complicado reunir muitos espectadores naquele local.

********
O Acesso é difícil até para veículos particulares, pois só existe duas maneiras para se chegar ao trecho onde querem montar a estrutura para os desfiles das nossas escolas de samba.

********
O acesso pela Avenida Mamoré no sentido bairro centro e pela Avenida Guaporé no sentido centro bairro.

********

Se minha experiência não está enganada, justamente essas vias de acesso estarão interditadas no dia do desfile.

*********
Daí ser quase impossível, sonhar com a presença do público das demais zonas de Porto Velho nos desfiles das escolas de samba, caso a estrutura seja montada no local escolhido pela direção da Fesec.

*********

Querem realmente que o público prestigie em massa os desfile das nossas escolas de samba?

**********
Montem a estrutura na Zona Sul reduto de quatro das seis escolas de samba de Porto Velho e mais a Asfaltão cuja sede fica próxima.

*********
Ainda está em tempo de se rever a decisão.

*********
Querem público, levem os desfiles para o local onde esse público tem tudo a ver com o assunto escola de samba.

**********
Que tal na Jatuarana, no trecho que fica entre o estádio Florestão e a Rua Geraldo Siqueira? Com dispersão na Praça da Pirâmide

*********

Enquanto isso meu Vasco acha de perder pro Rezende em pleno São Januário. Tô feio na foto!

Nenhum comentário: