quinta-feira, 11 de junho de 2020

Lenha na Fogueira - 12.06.2020


Dia dos namorados! Hoje é dia de se dizer palavras de carinho a pessoa amada. Aliás, em tempo de pandemia e quarentena, talvez, este seja o Dia dos Namorados mais romântico para a maioria dos casais, sejam apenas namorados ou parceiros de baladas sem muito compromisso.
***********
Os casados têm grande oportunidade de renovarem seus votos de amor eterno.
**********
Neste dia, véspera do dia de Santo Antônio considerado o “Santo Casamenteiro”, era comum até bem pouco tampo, as brincadeiras ao redor da fogueira acessas na frente das casas.
**********
Enquanto os adultos degustavam bebidas e comidas típicas como quentão, aluá, bolo de macaxeira, mungunzá, vatapá e tantas outras iguarias, e ‘jogavam conversa fora’.

**********
Os casais de namorados. à beira da fogueira juravam eterno amor no ato que se chamava “Passar Fogueira”.
**********
Por exemplo: Passar Fogueira de Noivo e Noiva: Santo Antônio disse, São Pedro confirmou que seremos noivos, porque São João Mandou.
*********
Também se passava fogueira de Padrinho ou Madrinha, de Primo e   Prima e outras denominações.
*********
Uma das brincadeiras mais praticadas durante as festas juninas, era a da “Bacia”.
*********
Consistia no seguinte: Enchia-se uma bacia com água e a passava por três vezes em cima da fogueira (é claro que essa passagem era apenas nas proximidades da fogueira), acendia-se uma vela e pingava na água da bacia, com o contato com a água a estearina formaria a primeira letra do nome do futuro namorado ou   namorada e até daquele ou daquela com quem a pessoa que estava pingando a vela iria namorar ou casar.
*********
Tinha uma outra, que precisa de coragem. Essa acontecia mais no interior ou em festas realizadas nos sítios, que era: A meia noite do dia de Santo Antônio, São João ou São Pedro; a pessoa enfiava uma faca virgem, no tronco de uma bananeira e quando ia ver na manhã do dia seguinte, a nódoa formaria no caule da bananeira o nome da pessoa com quem a pessoa que fez a adivinhação iria namorar ou casar.
**********
Inclusive tem a música: ...danei a faca no tronco da bananeira não gostei da brincadeira, Santo Antônio me enganou; saí correndo lá pra beira da fogueira, ver meu rosto na bacia, água se derramou...
***********
Hoje seria dia de Arraial na Vila de Santo Antônio onde rituais católicos aconteceriam, na igrejinha centenária, como celebração de missa e a troca do pãozinho de Santo Antônio de Pádua.
**********
Nos dias atuais, apesar de as famílias passarem a maior parte do tempo juntas, em virtude da pandemia do novo coronavírus, não poderão festejar o Dia dos Namorados e nem o Dia de Santo Antônio.

***********
Pois as festas, reuniões entre amigos, não são recomendadas.
**********
Não teremos fogueira, dança de quadrilha e boi bumbá, não teremos adivinhação. A comida típica pode até ser servida, mas, não terá o mesmo sabor de anos anteriores.
***********
O sabor de agora, é muito amargo. O som do pé de coco está desafinado, o canto da toada é triste. A sanfona silenciou e a dança folclórica não tem coreografia.
***********
Só nos resta pedir a Santo Antônio que interceda perante o Pai Celeste pela saúde da nossa população.
***********
Não esperemos milagre, vamos ficar em casa, lavar as mãos com água e sabão usar álcool em gel e não esquecer de usar máscara.

**********
Santo Antônio Disse, São Pedro Confirmou, que venceremos a Covid 19, porque São João Mandou!

**********
VIVA SANTO ANTÔNIO! VIVA!

Nenhum comentário: