quinta-feira, 26 de março de 2015

A BRINCADEIRA DE BOI BUMBÁ EM PORTO VELHO

A Brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho


O compositor e Amo do Boi Bumbá Nação Corre Campo Silvio Santos mostra, através do espetáculo“A Brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho” como o folguedo chegou a Rondônia em especial à capital Porto Velho.
O espetáculo segue o estilo “Contação de História”, com o Amo mostrando o porquê da existência da brincadeira, intercalando narração com o canto de toadas, de sua autoria em parceria com o compositor Silvinho. Assim se apresentam os principais personagens da brincadeira de Boi Bumbá como:

Nego Chico e Catirina, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga, Porta Estandarte e Sinhazinha da Fazenda entre outros e é claro, a evolução do Boi Bumbá.
Sobre o Amo de Boi Silvio Santos – Silvio é Mestre (Griô) de Boi Bumbá reconhecido pelo MinC. Desde criança Silvio aprecia a brincadeira, pois morava nas proximidades do bairro Baixa da União local onde nasceu o Bumbá Corre Campo. Na década de 1980 resolveu ingressar em um grupo o “Tira Prosa” onde passou a integrar a “barreira de Amo”. Em 1994 foi para o bumbá Az de Ouro como Amo e compositor de toadas e em 1997, passou a brincar no Boi Bumbá Corre Campo onde permanece até os dias de hoje.


Silvio é o maior vencedor do Troféu “Galego” (Melhor Amo do Arraial Flor do Maracujá), assim como do troféu “Cabo Fumaça” (Melhor Toada inédita do Arraial Flor do Maracujá) são 15 troféus em cada item.
Boi Bumbá Corre Campo – O Corre Campo nasceu no dia 5 de maio de 1954 na Baixa da União criado pelo Nego Helio. Na década de 1960 passou a ser dirigido pelo Amo Galego.
A família de Antônio de Castro Alves assumiu sua direção no final de década de 1970 e o transformou no maior grupo de Boi Bumbá de Porto Velho.

O público lota as dependências do “Curral de dança” do Arraial Flor do Maracujá todos os anos, para assistir a apresentação do Corre Campo que é conhecido também como “O Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental”.
Hoje o bumbá tem como presidente a advogada Maria José Brandão – Dona Branca (viúva de Antonio Castro Alves).


A Brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho


 De acordo com nossas pesquisas, a Brincadeira chegou a Porto Velho no ano de 1920, quando jovens da Vila de Santo Antônio publicaram no jornal O Alto Madeira, nota convidando a população para assistir a apresentação do Boi Bumbá “Sete Estrelas” na noite de São João daquele ano. Assim o Amo do Boi Corre Campo começa a contar a história da brincadeira em Porto Velho num espetáculo musical que com certeza, encantará a todos que o assistirem.

Nenhum comentário: