Produções
inéditas marcam o Palco Virtual de Cênicas que o Itaú Cultural realiza de 24 a
27 de junho (quinta-feira a domingo). Maré, obra de dança do coletivo
potiguar CIDA, faz sua pré-estreia dentro da programação falando sobre o amor a
partir da situação da pandemia e da realidade dos cinco artistas em cena, seus
corpos e suas vivências. O coletivo O Bonde, de São Paulo, por sua vez, estreia
Desfazenda – me enterrem fora desse lugar, peça-filme que é a segunda
montagem do grupo, na qual a palavra falada conduz a dramaturgia assinada por
Lucas Moura, livremente inspirada no filme Menino 23: Infâncias Perdidas no
Brasil, de Belisario Franca. Pensados inicialmente para os palcos
presenciais, os dois espetáculos, diante da situação de isolamento ocasionada
pela pandemia, ganharam novas produções já voltadas para o audiovisual.
Integralmente gratuito e on-line, o Palco Virtual é
realizado de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela
plataforma Zoom. Todas as apresentações são seguidas por conversas do
público com diretores, elencos e convidados. Os
ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar
www.itaucultural.org.br.
A
programação abre no dia 24 (quinta-feira) com Maré, uma metáfora dançada sobre os vários
níveis, intensidades e profundidades do amor, considerando-se, ainda, questões
de gênero, raça, alteridade, capacitismo e violência contra a mulher. Criado em
2017 pelo CIDA, núcleo artístico de dança contemporânea, fundado por jovens
artistas emergentes, negros, com e/ou sem deficiências, radicados em Natal, no Rio
Grande do Norte, o espetáculo foi remontado em 2021 como uma obra audiovisual
em dança acessível.
“Com a
chegada da pandemia, tivemos que repensar o nosso modo de trabalho. A gente não
tinha intimidade com o audiovisual, mas acabamos nos aproximando de pessoas da
área, e estamos agora trabalhando juntos esse novo modo de pensar a dança”,
explica o bailarino René Loui, fundador do coletivo ao lado de Rozeane Oliveira.
A dupla integra o elenco de Maré ao lado dos artistas convidados Álvaro
Dantas, Jania Santos e Marconi Araujo.
Tomado
pelas sensações e possibilidades provocadas pelo momento atual, o CIDA compôs o
espetáculo tanto com imagens da performance registradas no palco tradicional quanto
de frente para o mar. A proposta de mesclar esses dois ambientes foi registrar
o que eles representam hoje: a vontade de ir para as ruas e de voltar aos palcos.
Terceiro
trabalho do núcleo formado por artistas com e sem deficiência, Maré traz,
também, intrínseca, a acessibilidade. Além de interpretação em Libras, o
espetáculo conta com uma audiodescrição pensada para o trabalho e que dialoga
com a obra como uma espécie de poema. “Acho que com isso a gente conseguiu
criar uma camada a mais para o público vidente e não vidente de uma nova
construção em dança”, aposta René Loui, que acrescenta: “Para a gente,
acessibilidade e inclusão estão juntas”.
Após a
exibição de pré-estreia, Maré fica disponível até 1º de julho, às 17h, no Youtube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural
Estreia
De sexta-feira a domingo (25 a 27 de junho), o Palco
Virtual é da temporada de estreia de Desfazenda – me enterrem fora desse lugar, segunda montagem do grupo teatral paulista O Bonde
e que trata
de questões ligadas ao corpo e à subjetividade de pessoas negras diante do
processo de abolição inconclusa no Brasil.
Com pesquisas
voltadas à investigação sobre o corpo negro periférico e à construção
de um imaginário antirracista, O Bonde tem em Desfazenda – me enterrem fora
desse lugar sua primeira montagem para o público adulto, depois da bem-sucedida
estreia em 2017 do
infantil-preto Quando eu morrer, vou
contar tudo a Deus. A nova produção se propõe a investigar o processo de
descobrir-se uma pessoa negra, a partir da dramaturgia de Lucas Moura livremente
inspirada no filme Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisario
Franca.
SERVIÇO:
Palco Virtual – Cênicas
De 24 a 26 de junho (quinta-feira a sábado), às 20h
Dia 27 de junho (domingo), às 19h
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
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