quarta-feira, 30 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 01.07.2021

  

A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras celebra 11 anos de existência e a comemoração será feita com uma “live”, nesta segunda-feira (5), às 19h, com a participação de personagens importantes na história da instituição.

************

Na “live” comemorativa, a abertura será realizada pela secretária municipal de Educação Gláucia Negreiros e os entrevistados serão os ex-diretores Antônio Rocha de Albuquerque e Lucileyde Feitosa Sousa, que foram pioneiros na administração da biblioteca. O entrevistador será o jornalista José Gadelha, que é professor no curso de Comunicação Social.

***********

Após passar por processo de revitalização, a Biblioteca Viveiro das Letras teve instalações melhoradas. Atualmente, o acervo é composto por 9 mil livros. Recentemente adquiriu 12 computadores novos com recursos destinados através de emenda parlamentar.

************

A "live" será transmitida on-line pelos seguintes canais: YouTube Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, no Facebook Viveiro das Letras e no Site da Biblioteca.

***********

Estamos iniciando mais um mês, apesar de não ser considerado um mês de festas folclóricas o nosso mês de julho na realidade, há vários anos é o mês que abriga o maior Arraial folclórico de Rondônia o nosso Flor do Maracujá. Julho foi beneficiado com esse privilégio, graças a um Decreto do Governo Estadual sob a responsabilidade da SECEL (no tempo da Secretaria), que diz que o Flor do Maracujá tem que começar no mês de junho e não especifica a data.

**********

Assim sendo e para aproveitar o pagamento do funcionalismo público estadual, ficou decidido que o Arraial Começaria sempre no final do mês, na realidade, sempre na última sexta feira do mês.

***********

O que dizer que os demais dias da festa, passaram a acontecer durante o mês de julho. Pois é e o mês de julho passou a ser considerado o mês das Festas Julinas em substituição as Festa Juninas.

**********

O Arraial que acontece no mês de junho em Porto Velho, é o Flor de Cacto enquanto o Flor do Maracujá passou a acontecer no mês de julho.

**********

Para completar a confusão, o Dia do Folclore acontece no mês de agosto, mês que praticamente não é realizado nenhum Arraial. E assim vamos trabalhando a nossa Cultura Popular em Rondônia, em especial na capital Porto Velho e mais, Julho em tempo normal, é o mês das férias escolares de meio de ano o que favorece no nosso caso, o Arraial Flor do Maracujá.

**********

Para encerrar, neste sábado dia 3 de julho, começa minha participação no programa “Aires do Brasil” que é apresentado pela querida Letícia Navarro direto de Buenos Aires capital da Argentina.

**********

Será uma coluna de aproximadamente 10 minutos, falando sobre as festas culturais na Amazônia. O programa é dedicado aos Brasileiros que residem no País do Tango. A Leticia vai me passar o horário e então informo aos amigos, para, via redes sociais, assistirem ou pelo Youtube, Facebook, Instagram, Podcaste e outros canais.

***********

Agora o Zekatraca é destaque na CBN Amazônia/Porto Velho e Aires do Brasil direto da Argentina. O Cara agora é INTERNACIONAL!

Nenhum comentário: