terça-feira, 15 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 16.06.2021


 

“Caminho das Águas”, projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação, com patrocínio da Aegea Saneamento em Rondônia em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades de Ariquemes, Buritis, Rolim de Moura e Pimenta Bueno. A iniciativa promoveu oficinas gratuitas de produção de vídeo de curta metragem, a partir da técnica de stop motion, estimulando estudantes sobre a conscientização e o aprendizado da importância da água para o planeta.

********** 

O projeto reuniu professores da rede pública de ensino e reforçou a produção de conteúdo didáticos sobre o ciclo da água de forma lúdica e criativa com os alunos.

*********

O coordenador de Responsabilidade Social, Diecson do Prado da Aegea em Rondônia, explica que é uma oportunidade para que os professores desenvolvam novas formas de trabalhar conteúdos pedagógicos em sala de aula, despertando os estudantes a continuarem engajados e interessados pela educação e sustentabilidade de uma forma diferenciada de aprendizagem. “Ensinar sobre respeito à natureza é um legado que protege o meio ambiente, principalmente nossos mananciais de água”, contou.

*********

Para a criação do filme de curta duração (um a três minutos), os professores e educadores passaram por oficinas e formações continuadas (on-line) para aprender a fazer vídeos em stop motion gravados por celulares. O objetivo principal era reunir conhecimentos durante os encontros e colocá-los em prática na fase de criação dos vídeos.

***********

O projeto também disponibilizou gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

***********

O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da Aegea Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal. Na edição deste ano, estão sendo contemplados profissionais da educação em 27 cidades de 11 estados.

**********

Os vídeos finalistas estão disponíveis para votação popular, até o dia 16 de junho no site https://www.ocaminhodasaguas.com/

**********

O resultado final será divulgado no dia 18 de junho. O filme mais votado premiará a escola com um projetor, a educadora ou o educador com um tablet de até 8 polegadas.

**********

O programa Caminho das Águas retrata, de maneira lúdica, a jornada de aprendizado e conscientização sobre a água e sua importância para a vida sustentável no planeta. O curta-metragem de animação em stop motion acompanha a curiosidade de dois amigos, o Macaco e a Capivara para pesquisarem o Ciclo da água, com uma abordagem educativa sobre o uso responsável da água e a preservação do meio ambiente. O filme estimula o público estudantil a criar ações de preservação dos recursos naturais. Todo o conteúdo em audiovisual é acessível com audiodescrição, legendas em closed caption e libras.

Nenhum comentário: