sexta-feira, 25 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 26.06.2021


A Prefeitura de Porto Velho publicou o resultado do 1º Concurso de Desenho Infantil, que foi realizado como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

***********
O concurso foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), que cuidou de detalhes como edital, tema, comissão julgadora e premiação, entre outros.

***********

O concurso foi destinado às crianças matriculadas na rede municipal de ensino, com idades entre 8 e 10 anos. Os desenhos foram apresentados a uma comissão julgadora que avaliou critérios como temática, mensagem, criatividade e originalidade.

***********

Foram escolhidos 20 desenhos, todos com premiação conforme a colocação, sendo que os classificados do 1º ao 3º lugar ganharam tablets.

**********

“Com esta iniciativa proporcionamos aos alunos e seus familiares um momento para refletir sobre o papel de cada cidadão em relação à preservação ambiental. Pelos desenhos apresentados, considero que atingimos o objetivo”, comemorou o secretário da Sema, Alexandro Pincer.

************

Em primeiro lugar ficou o desenho feito por Ana Beatriz Silva Teixeira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saul Bennesby; o segundo foi para Alice Grabiely Santos Mejias, da Escola Municipal Antônio Augusto Vasconcelos e o terceiro lugar para Enzielly Rayllene de Lima Sinos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Flor do Piquiá.

**********

A solenidade de entrega da premiação será realizada no dia 30, às 19h, no Porto Velho Shopping.

***********

Existentes desde a chegada dos portugueses no Brasil, neste momento as lutas indígenas ganham ainda mais evidência, pelo constante aumento de invasões de suas terras. Também, pela recente repressão ao acampamento Levante pela Terra, em Brasília, organizado para repudiar a votação do Projeto de Lei 490/2007.

**********

Aprovado quarta feira (23), por 40 votos favoráveis a 21, na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), ele propõe o fim das demarcações, a revisão das terras indígenas e a regularização do garimpo.

***********

Para melhor compreender as demandas desses povos por reconhecimento e justiça, é importante conhecer a diversidade de suas culturas.

***********

Desde o seu lançamento, no sábado, dia 19, a Itaú Cultural Play – itauculturalplay.com.br – apresenta uma mostra com cinco filmes que tratam do tema, todos sob a direção de cineastas de diferentes etnias indígena, homens e mulheres. Chamada Um Outro Olhar: Cineastas Indígenas, ela tem curadoria de Júnia Torres, documentarista e diretora do festival fórum.doc BH.

***********

Além destes, outros filmes, com direção de não indígenas, mas que também abordam a cultura dos povos originários, podem ser vistos:  500 Almas, de Joel Pizzini, que integra uma mostra inteiramente dedicada ao diretor. Taego Ãwa, de Henrique Borela e Marcela Borela e Território: nosso corpo, nosso espírito, de Clea Torres e João Paulo Fernandes, está presente na mostra Sapi: Um Olhar do Centro. Dentro da coleção audiovisual do Itaú Cultural, Patxohã, a língua de guerreiros, tem produção instituição e direção do jornalista Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura da organização.

********** 

A plataforma tem acesso inteiramente gratuito e o catálogo exibirá permanentemente este tipo de produção.

Nenhum comentário: