quinta-feira, 24 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 25.06.2021

 


O Portal da Memória do Teatro Rondoniense é um espaço virtual, que utiliza procedimentos metodológicos como coleta de documentos, textos, imagens e recuperação de vídeos em diversos formatos e períodos para compor uma base de dados que servirá como fonte de pesquisa e registro desse segmento tão importante em nosso Estado.

***********

O projeto de criação do Portal da Memória do Teatro Rondoniense tem como objetivo possibilitar e facilitar o acesso da história do teatro rondoniense de forma rápida e prática. 

***********

O Imaginário realizou o processo de digitalização de seu acervo e convida a todos que possuem um material histórico como fotos, jornal e outros documentos que registrem a história do nosso teatro e queiram colaborar a entrar em contato.

***********

Esse é um projeto em construção permanente, já disponibiliza arquivos midiáticos para consulta pública.

***********

Importância do Acervo. Utilizar a tecnologia para disponibilizar a história do nosso teatro é uma das formas de valorizar a cultura local. Reunir informações em um local único pode facilitar a atividade de pesquisadores, além de despertar a curiosidade de quem tem interesse pelo assunto.

**********

O projeto foi selecionado pelo Edital nº 86/2020/Sejucel-Codec - 1ª edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais - Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Eixo III – Criação de Sites. Item 12 - Coletivo.

***********

O lançamento do Portal da Memória do Teatro Rondoniense está previsto para amanhã, 26 de junho, quando será realizado também workshop de divulgação do site, a partir das 16h, no Tapiri, com transmissão pelo Youtube

***********

(https://www.youtube.com/channel/UCu7Cmgb0GjSLrgCrOq0M_GA)

***********

e face do O Imaginário.

***********

(https://www.facebook.com/OImaginariopvh)hor

**********

Hoje é dia de samba no Mercado Cultural, ou melhor: no Calçadão Manelão. Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba se apresenta a partir das 20 horas.

***********

O convidado especial do Ernesto Melo é o compositor e cantor Oscar Knight, porém outros sambistas também estarão no palco junto com Ernesto. São eles:

************

Orismilde Cabeça, Silvio M. Santos, Tavernard, Hudson Mamede e Walber, entre outros. A cozinha contará com os seguintes músicos: Enio Melo (violão), Enio Ricardo (rebolo), Chiquinho (pandeiro) e Padoca (cavaquinho).

***********

Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba é um dos grupos mais admirados pelos sambistas de Porto Velho. Na realidade junto com o Beto Cezar divide a preferência do público que frequenta o Mercado Cultural. Só que o Beto Cezar se apresenta sábado durante o almoço.

*********

Por falar em festa: Ontem festejamos São João e para não deixar passar a data em branco o André Oliveira da TV Rondônia providenciou uma matéria que foi exibida de segunda até ontem (dia 24) dia de São João.

**********

Foi uma série que merece todos os elogios, pela qualidade das reportagens do meu amigo André. Na realidade para quem não sabe o André é coreografo de quadrilha e já dançou em vários grupos, por isso é uma pessoa abalizada no assunto.

**********

Confesso que assistindo as matérias, por várias vezes me peguei emocionadíssimo (chorando mesmo). No meu caso o amor é pela brincadeira de Boi Bumbá.

**********

Bem que a Federon e a Unajupe poderiam ter programado uma live para também, não deixar a data passar em branco por parte das entidades folclóricas de Porto Velho.

**********

Lembrando que as festas juninas, vão até o dia de São Pedro 29 de junho. Vamos ficar na expectativa que as nossas entidades realizam essa tão sonhada live.

Nenhum comentário: