sexta-feira, 4 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 05.05.2021

  


Nesta sexta feira (4), uma comissão de esposas de policiais e bombeiros militares de Rondônia emitiu uma nota alertando sobre possível fechamento dos quartéis do Estado a qualquer momento.

***********

A revolta é pela não concessão de aumento salarial para seus esposos prometida ainda em campanha pelo Governador do Estado.

***********

Por falar nisso: A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) inicia a programação da Semana do Meio Ambiente na data em que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, com atividades até o dia 8.

*********

A Coordenação de Educação Ambiental (Ceam) da Sedam tem o objetivo de sensibilizar a população quanto à prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais, trabalhando de forma integrada com os municípios do Estado, para destacar a educação ambiental através da conscientização dos produtores rurais em relação à queima controlada.

************

Enquanto isso neste sábado (5), às 9h, no Skate Parque, a Prefeitura de Porto Velho realiza o plantio de mudas de árvores, abrindo oficialmente a Semana do Meio Ambiente na capital.

***********

No domingo (6), das 9h às 12h, acontece uma blitz educativa e mutirão de limpeza na Feira do Cai N’Água.

************

Na realidade o dia 5 de junho até bem pouco tempo, representava muito mais que apenas o dia do Meio Ambiente.

***********

Por muitos anos festejamos o Dia de Rondon nesta data, não sei qual o motivo que deixaram de comemorar a data.

************

Acontece que o Dia do Marechal Rondon é celebrado anualmente em 5 de maio no Brasil.

***********

Esta data é uma homenagem ao Marechal Cândido da Silva Rondon, nascido em 5 de maio de 1865, ficou imortalizado na história do Brasil como um importante militar e sertanista brasileiro.

************

Entre as principais obras de Marechal Rondon está a idealização do Parque Nacional do Xingu, assumindo o cargo de Diretor do Serviço de Proteção ao Indígena.

**********

Outro trabalho de destaque do sertanista, foi a expansão das comunicações no Brasil, principalmente através do sertão desconhecido. Marechal Rondon abriu estradas e levou o telégrafo aos cantos mais distantes do território nacional.

**********

Por este motivo, no dia 5 de maio também se comemora o Dia das Comunicações no Brasil, em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, personalidade que chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz, em 1957.

**********

Na realidade o que está faltando, é nossas autoridades da Educação voltarem a festejar a data do nascimento do nosso Patrono. Afinal de contas, somos o único estado brasileiro a contar com o nome de uma personalidade MUNDIAL.

************

CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON!

Nenhum comentário: