quarta-feira, 30 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 01.07.2021

  

A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras celebra 11 anos de existência e a comemoração será feita com uma “live”, nesta segunda-feira (5), às 19h, com a participação de personagens importantes na história da instituição.

************

Na “live” comemorativa, a abertura será realizada pela secretária municipal de Educação Gláucia Negreiros e os entrevistados serão os ex-diretores Antônio Rocha de Albuquerque e Lucileyde Feitosa Sousa, que foram pioneiros na administração da biblioteca. O entrevistador será o jornalista José Gadelha, que é professor no curso de Comunicação Social.

***********

Após passar por processo de revitalização, a Biblioteca Viveiro das Letras teve instalações melhoradas. Atualmente, o acervo é composto por 9 mil livros. Recentemente adquiriu 12 computadores novos com recursos destinados através de emenda parlamentar.

************

A "live" será transmitida on-line pelos seguintes canais: YouTube Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, no Facebook Viveiro das Letras e no Site da Biblioteca.

***********

Estamos iniciando mais um mês, apesar de não ser considerado um mês de festas folclóricas o nosso mês de julho na realidade, há vários anos é o mês que abriga o maior Arraial folclórico de Rondônia o nosso Flor do Maracujá. Julho foi beneficiado com esse privilégio, graças a um Decreto do Governo Estadual sob a responsabilidade da SECEL (no tempo da Secretaria), que diz que o Flor do Maracujá tem que começar no mês de junho e não especifica a data.

**********

Assim sendo e para aproveitar o pagamento do funcionalismo público estadual, ficou decidido que o Arraial Começaria sempre no final do mês, na realidade, sempre na última sexta feira do mês.

***********

O que dizer que os demais dias da festa, passaram a acontecer durante o mês de julho. Pois é e o mês de julho passou a ser considerado o mês das Festas Julinas em substituição as Festa Juninas.

**********

O Arraial que acontece no mês de junho em Porto Velho, é o Flor de Cacto enquanto o Flor do Maracujá passou a acontecer no mês de julho.

**********

Para completar a confusão, o Dia do Folclore acontece no mês de agosto, mês que praticamente não é realizado nenhum Arraial. E assim vamos trabalhando a nossa Cultura Popular em Rondônia, em especial na capital Porto Velho e mais, Julho em tempo normal, é o mês das férias escolares de meio de ano o que favorece no nosso caso, o Arraial Flor do Maracujá.

**********

Para encerrar, neste sábado dia 3 de julho, começa minha participação no programa “Aires do Brasil” que é apresentado pela querida Letícia Navarro direto de Buenos Aires capital da Argentina.

**********

Será uma coluna de aproximadamente 10 minutos, falando sobre as festas culturais na Amazônia. O programa é dedicado aos Brasileiros que residem no País do Tango. A Leticia vai me passar o horário e então informo aos amigos, para, via redes sociais, assistirem ou pelo Youtube, Facebook, Instagram, Podcaste e outros canais.

***********

Agora o Zekatraca é destaque na CBN Amazônia/Porto Velho e Aires do Brasil direto da Argentina. O Cara agora é INTERNACIONAL!

TURISMO - Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

 


O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, principalmente diante dos impactos causados pela pandemia. É com esse intuito que irá realizar no dia 2 de julho, o I Workshop Supera Turismo – Um novo empreendedorismo pelo turismo, às 9h, no Palácio Rio Madeira.

A finalidade é apresentar aos empresários rondonienses, as vantagens, benefícios e projeções do turismo estadual. O workshop contará com a presença dos representantes do setor hoteleiro, agências de viagens, guia de turismo, balneários, parques aquáticos, resorts, pesca esportiva, associações, federações e entre outros que fazem parte do seguimento.

Conforme o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, o Supera Turismo objetiva reunir todos os secretários da região Norte, além da classe empresarial, em especial, do Estado de Rondônia para fomentar o retorno do turismo pós-pandemia. Além disso, amplia o convite ao Ministério do Turismo e sua equipe técnica, em que vai palestrar sobre temas relacionados a investimento e ao empreendedorismo.

Um dos temas a ser apresentado pela equipe técnica do Ministério do Turismo é o “Portal do Investimento”, em que visa captar, divulgar e ampliar a visibilidade dos investimentos turísticos de todo o Brasil, em destaque para o momento, a região Norte, e aos empreendedores que queiram investir nesses lugares.

A outra palestra ministrada pelo Ministério do Turismo está voltada à linhas de crédito de retorno ao Turismo, com recurso do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), em que há no momento disponível mais de R$ 1 bilhão, para todo o Brasil. De acordo com Gilvan Pereira, a região Norte está contemplada com esse recurso.

“O Banco da Amazônia (Basa) também estará presente, mostrando como adquirir esse crédito, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF). Será um evento em que os empresários de Rondônia vão descobrir esse potencial de retorno ao empreendedorismo de turismo, além de termos a oportunidade de apresentarmos também o potencial da região Norte. Esse evento vem trabalhar esse fortalecimento das Rotas Amazônicas Integradas, onde a visita dos secretários de Turismo aqui no Workshop terá tratativas para a regulamentação desta Rota, além da roda de experiências. Pela primeira vez eventos como este está ocorrendo, juntamente com o Ministério do Turismo, no Estado de Rondônia”, declarou.

FORTALECIMENTO NO SETOR

Esta é mais uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Setur em promover o fortalecimento no âmbito empresarial turístico da região, uma vez que a classe sofreu impactos expressivos, reflexos da pandemia no Estado. O exemplo desse cenário foi a queda na receita cambial turística, que até outubro do ano passado, apresentou uma redução do número de colaboradores e, até outubro de 2020, apresentou uma queda de 19,4% na arrecadação de impostos federais (dados do Ministério do Turismo).

Foi tentando buscar um trabalho eficiente perante a retomada iminente do Turismo junto à cadeia produtiva, que a Setur está executando ações para impulsionar o setor. Entre essas ações está a abertura de linhas de financiamento, por meio do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe) e programas de incentivo ao fluxo turístico e publicidade como o “Viaja mais Servidor”. Além disso, a Setur segue trabalhando com a disseminação dos programas a projetos que partem do Ministério do Turismo: Portal de Investimentos e do Fungetur.

De acordo com a coordenação do Workshop, é importante enfatizar que, a formalização do “Rotas Amazônicas Integradas” (RAI), vem solidificar ainda mais o compromisso entre todos os estados da região Norte, para o desenvolvimento do Turismo, a fim de agregar experiências e apresentar a região de Rondônia de forma atrativa, organizada e unificada com base nos segmentos em comum que possuem. A Setur estendeu o convite a todos os secretários de Turismo da Região Norte e ao ministro do Turismo, senhor Gilson Machado Neto. Todos já confirmaram presença.

LIVE

O I Workshop Supera Turismo também será transmitido ao vivo por uma plataforma digital, estando disponível para quem desejar acompanhar. Posterior ao Workshop, no dia 1 de julho vai ocorrer a Rodada de Experiências da Rota Amazônica Integrada, que envolve um momento com os secretários da região Norte e representantes do Ministério do Turismo para debaterem sobre as expectativas quanto à Integração da Amazônia, por meio do Turismo. Na oportunidade, a comissão fará visitas técnicas em atrativos turísticos da Capital, que retratam e relatam a história e cultura de Rondônia.

Fonte
Texto: Jaqueline Malta

Fotos: Daiane Mendonça e Marcos Anconi

Secom - Governo de Rondônia

terça-feira, 29 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 30.06.2021


 

Ontem fui surpreendido pela apresentadora de um programa de rádio na Argentina, a jovem Letícia Navarro. Letícia me enviou e-mail me convidando a participar do seu programa, como comentarista cultural.

***********

Já pensou, o Zekatraca comentando sobre o que acontece culturalmente falando, na região Amazônica para os brasileiros que residem em Buenos Aires.

***********

No início do mês de junho, concedi entrevista a Letícia e parece que nossa conversa foi muito bem recebida na capital da Argentina.

**********

Lembrando, que foi através do programa da Letícia Navarro que nosso amigo Edglay Queiroz conseguiu destaque e terminou por ir parar no Programa “É Dez ou Mil” apresentado pelo Ratinho para todo o Brasil através do SBT.

**********

Vamos ao e-mail enviado pela Letícia Navarro:

***********

Oi, Zé querido!

***********

Antes de mais nada quero dizer a satisfação e honra em ter te entrevistado. Será um registro único no meu programa!

**********

Fiquei pensando depois da entrevista no tanto de coisas que você teria para contar do arsenal que tem sobre a arte e cultura na Amazônia. 

***********

 

Por isso me deu o clique de fazer uma coluna só sua no programa onde você seria a voz da Amazônia aqui na Argentina.

***********

A ideia é todo mês você fazer uma nota de uns 5 a 10 minutos máximo, com coisas que você considere importantes o mundo conhecer sobre essa região amazônica.

***********

O centro seria RO, mas a amplitude seria Amazônia.

***********

Agora que o programa anda de forma independente posso criar mais e ter mais tempo de programa, com entrevistas que antes não tinha, e isso possibilita inserir várias coisas que creio serem importantes para o programa.

**********

A ideia é fazer a tua coluna 1 vez ao mês. Penso a cada início de semana para divulgar o que ocorreu de importante no mês que passou e o que está por vir no mês seguinte. 

**********

Assim equilibra bem. Mas se você tiver ideias ou sugestões pode dar também! 

**********

Eu durante o programa faria como faço com os outros participantes. Divulgo seu nome, de onde você fala, seu rol no programa e seu contato. 

**********

Como o programa é totalmente investido por mim, estabelecemos a partir de agora que somos independentes, uma taxa de pagamento mínimo de edição para quem estiver na programação para quem cuida disso, a título de ajuda de custo porque o valor total mesmo sou eu que invisto.

**********

Necessitamos seu ok neste e-mail autorizando a divulgação da imagem e o conteúdo a ser divulgado no programa. Será em Português. E vem bem ser assim porque agrada a todos. 

***********

O programa é divulgado em um canal de Youtube e podcast que inclui Spotify, Instagram, Twitter. 

***********

Se estiver de acordo Zé, ao receber esse e-mail mande seu ok e começaremos a pôr a mão na massa essa semana para que você tenha sua coluna já neste sábado. 

**********

Te mando um grande abraço e aguardo seu retorno querido.

**********

E conte comigo aqui na Argentina tendo uma coluna no programa ou não!

**********

Obrigada Zé! Abração.

***********

Leticia Navarro – (Programa Aires do Brasil).

**********

É claro que já respondi aceitando o convite, inclusive já estou em campo, pesquisando os acontecimentos culturais de antes e depois de sábado dia de julho.

**********

Em outra oportunidade falo sobre quem é a Letícia Navarro.

**********

Obrigado amiga!

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 29.06.2021


Por incrível que possa parecer, hoje dia de São Pedro em tempo normal, estaríamos no 5º dia do Arraial Flor do Maracujá.

**********

Já teríamos eleitos os grupos da categoria de Acesso e estaríamos no segundo dia da disputa entre os grupos folclóricos considerados como Grupo Especial.

*********

Tem apenas um detalhe: O Flor do Maracujá caso pudesse acontecer, não seria no Parque dos Tanques. Explico:

*********

Como a construção da “Cidade da Cultura”, cuja obra começou e parou após a empresa encontrar um deposito de lixo que sinceramente, nem eu lembro, quando ali foi transformado ou pelo menos foi utilizado como lixão.

************

O certo é que a Empresa que ganhou a Licitação para construir a Cidade da Cultura encontrou e não pode dar continuidade a obra.

**********

Até hoje se alguma providência foi tomada, ninguém sabe, ninguém viu! Dia desses em conversa com o Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira ele falou que estava tomando providencias, para que a empresa que fez os Estudos e o Projeto (que é de Ji Paraná), tomasse alguma providencia, uma vez que já recebeu pelo serviço.

***********

Só que essa dita empresa na realidade, não realizou o trabalho completo se não, teria acusado a existência do “LIXÃO” que a Construtora encontrou.

**********

Bom, enquanto esse problema não for sanado, não vamos poder contar com o Parque dos Tanques para montar o Flor do Maracujá.

***********

Assim sendo, mesmo se estivéssemos em tempo normal, não poderíamos realizar o Flor do Maracujá naquele local e aí seria outra dor de cabeça ao Jobson para conseguir um outro local para realizar o Arraial.

**********

Vamos ficar torcendo para a Sejucel resolver logo esse impasse, antes do Flor do Maracujá de 2022. Esperamos que até lá, a pandemia do Coravírus já esteja controlada.

**********

E tem mais um detalhe, caso o problema do terreno do Parque dos Tanques já esteja solucionado, o Arraial terá que acontecer no Mês de junho, pois, após o mês de junho, o governo estadual, não vai poder subsidiar o evento em virtude da Lei Eleitoral.

*********

Lembrando que 2022, é ano eleitoral o que quer dizer, que a partir de julho o governo estadual não poderá liberar recursos para a realização de um evento como o Flor do Maracujá.

**********

A não ser que o governo estadual, transfira a responsabilidade da realização do evento para a UNAJUP.

**********

Que deverá providenciar patrocínio junto a empresas privadas, para repassar aos grupos e então realizar o Arraial Flor do Maracujá. Coisa que a Federon vinha realizando, até a Sejucel reivindicar de volta, a administração do evento.

**********

O que quero dizer na realidade, é que vamos passar mais um Dia de São Pedro sem contar com as festas juninas ao vivo.

**********

De qualquer maneira, você pode realizar sua festa de São Pedro apenas com seus familiares.

**********

Hoje também não teremos a tradicional Procissão de São Pedro. Uma procissão fluvial coordenada pela Colônia de Pescadores. Com certeza teremos missas na Igreja de São Pedro que fica nas proximidades dos CPA.

***********

E VIVA as festas JUNINAS!

sábado, 26 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 27.06.2021

 


É com muito pesar que registramos o falecimento do colega de profissão Adão Gomes.

***********

Natural de Ji Paraná o que quer dizer, que Adão era rondoniense nato, nasceu no dia 21 de março de 1976. Jornalista, radialista, apresentador de Televisão respeitadíssimo.

***********

Internado desde o início deste mês de junho, Adão Gomes estava com 45 anos de idade e não resistiu ao coronavírus, vindo a falecer na manhã de ontem dia 26, no Hospital Samar.

**********

Adão estava na RedeTV desde 2005, sempre exerceu o cargo de apresentador, em especial o Jornal da Rede e o Fala Rondônia. Atualmente exercia a função de gerente de comunicação.

**********

Juntos apresentamos por vários anos, o Arraial Flor do Maracujá apesar de ele ser mesmo da RedeTV e eu do Diário, sempre estávamos em contato, já que nos últimos anos a redação das duas entidades funcionarem no mesmo local.

**********

Eu já não faço parte do quadro de funcionários do Grupo SGC, mas, jamais deixei de fazer parte dos amigos do Adão.

 

**********

Uma das características do Adão, era a preservação de suas amizades.

**********

Lamentamos profundamente o passamento do amigo Adão Gomes. Ontem à tarde, após passar pelo pátio do Grupo SGC em Porto Velho, o corpo do Adão Gomes seguiu para Ji Paraná onde foi sepultado;

**********

Nossos sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares, amigos, colegas de profissão e ao grande público de telespectadores que cativou durante sua trajetória na comunicação regional.

**********

Saudades do amigo Adão Gomes!

**********

A Covid 19 já vitimou os colegas jornalistas: Chagas Pereira, Marcelo Bennesby, Anísio Gorayeb, Francisco Matias e a Cléo Subtil.

**********

Por mais que nossos representantes sindicais solicitem das autoridades, as liberações da VACINA para a nossa categoria, até hoje, não conseguiram nada e assim, vamos perdendo membros. Lamentável!

 

***********

Mudando radicalmente de assunto, neste domingo o Mercado Cultural oferece uma programação diversificado de eventos culturais.

***********

Tudo começa a partir das 7 horas com o Café Nordestino e a apresentação do Grupo Forró Madeira.

***********

As 11 horas Almoço Sertanejo com show da Bianca Fialho.

***********

As 17 horas Tacaca Musical com show do Emerson Falcão.

**********

Escolha o seu show e participe!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 26.06.2021


A Prefeitura de Porto Velho publicou o resultado do 1º Concurso de Desenho Infantil, que foi realizado como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

***********
O concurso foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), que cuidou de detalhes como edital, tema, comissão julgadora e premiação, entre outros.

***********

O concurso foi destinado às crianças matriculadas na rede municipal de ensino, com idades entre 8 e 10 anos. Os desenhos foram apresentados a uma comissão julgadora que avaliou critérios como temática, mensagem, criatividade e originalidade.

***********

Foram escolhidos 20 desenhos, todos com premiação conforme a colocação, sendo que os classificados do 1º ao 3º lugar ganharam tablets.

**********

“Com esta iniciativa proporcionamos aos alunos e seus familiares um momento para refletir sobre o papel de cada cidadão em relação à preservação ambiental. Pelos desenhos apresentados, considero que atingimos o objetivo”, comemorou o secretário da Sema, Alexandro Pincer.

************

Em primeiro lugar ficou o desenho feito por Ana Beatriz Silva Teixeira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saul Bennesby; o segundo foi para Alice Grabiely Santos Mejias, da Escola Municipal Antônio Augusto Vasconcelos e o terceiro lugar para Enzielly Rayllene de Lima Sinos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Flor do Piquiá.

**********

A solenidade de entrega da premiação será realizada no dia 30, às 19h, no Porto Velho Shopping.

***********

Existentes desde a chegada dos portugueses no Brasil, neste momento as lutas indígenas ganham ainda mais evidência, pelo constante aumento de invasões de suas terras. Também, pela recente repressão ao acampamento Levante pela Terra, em Brasília, organizado para repudiar a votação do Projeto de Lei 490/2007.

**********

Aprovado quarta feira (23), por 40 votos favoráveis a 21, na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), ele propõe o fim das demarcações, a revisão das terras indígenas e a regularização do garimpo.

***********

Para melhor compreender as demandas desses povos por reconhecimento e justiça, é importante conhecer a diversidade de suas culturas.

***********

Desde o seu lançamento, no sábado, dia 19, a Itaú Cultural Play – itauculturalplay.com.br – apresenta uma mostra com cinco filmes que tratam do tema, todos sob a direção de cineastas de diferentes etnias indígena, homens e mulheres. Chamada Um Outro Olhar: Cineastas Indígenas, ela tem curadoria de Júnia Torres, documentarista e diretora do festival fórum.doc BH.

***********

Além destes, outros filmes, com direção de não indígenas, mas que também abordam a cultura dos povos originários, podem ser vistos:  500 Almas, de Joel Pizzini, que integra uma mostra inteiramente dedicada ao diretor. Taego Ãwa, de Henrique Borela e Marcela Borela e Território: nosso corpo, nosso espírito, de Clea Torres e João Paulo Fernandes, está presente na mostra Sapi: Um Olhar do Centro. Dentro da coleção audiovisual do Itaú Cultural, Patxohã, a língua de guerreiros, tem produção instituição e direção do jornalista Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura da organização.

********** 

A plataforma tem acesso inteiramente gratuito e o catálogo exibirá permanentemente este tipo de produção.

Em julho, Palco Virtual transmite shows ao vivo de Margareth Menezes, Marcelo Jeneci, Pereira da Viola e Arismar do Espírito Santo


 

De 1 a 4 de julho (quinta-feira a domingo), sempre às 20h – com exceção do domingo, às 19h –, o Itaú Cultural abre o segundo semestre do ano com mais quatro shows ao vivo pela série Palco Virtual. Quem puxa a fila é o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, com um repertório guiado pelos ritmos do xote, baião, samba, choro e da valsa caiçaraNo dia seguinte, o compositor mineiro Pereira da Viola canta e toca os grandes sucessos dos seus discos autorais. O final de semana traz, no sábado, o cantor e compositor Marcelo Jeneci, que mostra novas músicas de seu trabalho acompanhadas dos grandes sucessos. No domingo, Margareth Menezes apresenta suas músicas preferidas e canções que marcaram seus 35 anos de carreira. 

As lives acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).

No dia 1º de julho, às 20h, Arismar do Espírito Santo faz o show Salve os Sons, em uma noite de música, histórias e instrumentos que evocam as 12 cores do arco-íris musical. Piano, violão, guitarra e contrabaixo levam o público a uma viagem onde não há limites entre o artista e a música. No repertório, o multi-instrumentista mostra suas vivências musicais e temas que trazem a riqueza da canção brasileira, intercaladas com narrativas selecionadas para a exibição.

No dia seguinte, mesmo horário, Pereira da Viola, artista ligado às culturas mineira, quilombola e rural, revela sua bagagem artística conquistada no país e no exterior em apresentação solo. A base da musicalidade do cantor, compositor e violeiro traz uma leitura de mundo pautada pela diversidade poética, melódica e rítmica. Com sete discos gravados, destaque para o mais recente trabalho, Novos caminhos (2018).

Fim de semana

No sábado, dia 3, Marcelo Jeneci traz grandes sucessos, como Felicidade, que acumula mais de 28 milhões de visualizações no YouTube, e canções de seu último álbum, Guaia (2019), indicado ao Grammy Latino em 2020. Intimista, o espetáculo soa como um abraço aconchegante em meio ao caos.

Cantor e compositor, Jeneci teve seu primeiro contato com a música ainda criança com seu pai, que trabalhava consertando instrumentos musicais. Ao longo de sua carreira, tocou nas bandas de Arnaldo Antunes e Erasmo Carlos e fez parceria com Vanessa da Mata, com a música Amado.

Para fechar a programação, no domingo, às 19h, o Palco Virtual transmite o show da cantora Margareth Menezes. Considerada uma das principais vozes do país, a artista baiana mostra um repertório com canções que ela gosta de cantar e algumas já gravadas por ela, em um clima bem fluido, descontraído e de contemplação da música nordestina e da música popular brasileira.

 

Sobre os artistas

 

Arismar do Espírito Santo é um músico e multi-instrumentista brasileiro completo. Além de tocar contrabaixo, guitarra, violão, piano e bateria, faz composições e arranjos harmônicos muitas vezes inusitados. O artista, nascido em Santos-SP, transita com impressionante desenvoltura por diversos estilos, seja jazz, samba, choro e até rock.

 

Pereira da Viola é um cantor, compositor e violeiro de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. A base de sua musicalidade é permeada pela ampla leitura da riqueza poética, melódica e da diversidade rítmica da música de raiz e da cultura popular. Com sete discos e um DVD autorais, também participou de relevantes trabalhos coletivos. Com carreira internacional, já se apresentou na Venezuela, Espanha, Portugal, Alemanha e Inglaterra.

Marcelo Jeneci é um cantor e compositor paulista, que já escreveu canções em parceria com Arnaldo Antunes, Zé Miguel Wisnik e Luiz Tatit. Lançou em 2010 o seu primeiro álbum, Feito para Acabar, que recebeu boa acolhida da crítica. Voltou a figurar em trilhas de novelas da Rede Globo, com Quarto de dormir, na teledramaturgia Lado a Lado (2012), Feito para Acabar, em Flor do Caribe (2013), Um de Nós, no Em Família (2014), e Veja Margarida, regravação da canção de Vital Farias, em Velho Chico (2016).

Margareth Menezes é uma cantora, compositora e atriz baiana. Conquistou dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ser indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino. Conhecida por interpretar a canção Dandalunda, a cantora soma 21 turnês mundiais e é considerada, pelo jornal Los Angeles Times, como a "Aretha Franklin brasileira”. 

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Lenha na Fogueira - 25.06.2021

 


O Portal da Memória do Teatro Rondoniense é um espaço virtual, que utiliza procedimentos metodológicos como coleta de documentos, textos, imagens e recuperação de vídeos em diversos formatos e períodos para compor uma base de dados que servirá como fonte de pesquisa e registro desse segmento tão importante em nosso Estado.

***********

O projeto de criação do Portal da Memória do Teatro Rondoniense tem como objetivo possibilitar e facilitar o acesso da história do teatro rondoniense de forma rápida e prática. 

***********

O Imaginário realizou o processo de digitalização de seu acervo e convida a todos que possuem um material histórico como fotos, jornal e outros documentos que registrem a história do nosso teatro e queiram colaborar a entrar em contato.

***********

Esse é um projeto em construção permanente, já disponibiliza arquivos midiáticos para consulta pública.

***********

Importância do Acervo. Utilizar a tecnologia para disponibilizar a história do nosso teatro é uma das formas de valorizar a cultura local. Reunir informações em um local único pode facilitar a atividade de pesquisadores, além de despertar a curiosidade de quem tem interesse pelo assunto.

**********

O projeto foi selecionado pelo Edital nº 86/2020/Sejucel-Codec - 1ª edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais - Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Eixo III – Criação de Sites. Item 12 - Coletivo.

***********

O lançamento do Portal da Memória do Teatro Rondoniense está previsto para amanhã, 26 de junho, quando será realizado também workshop de divulgação do site, a partir das 16h, no Tapiri, com transmissão pelo Youtube

***********

(https://www.youtube.com/channel/UCu7Cmgb0GjSLrgCrOq0M_GA)

***********

e face do O Imaginário.

***********

(https://www.facebook.com/OImaginariopvh)hor

**********

Hoje é dia de samba no Mercado Cultural, ou melhor: no Calçadão Manelão. Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba se apresenta a partir das 20 horas.

***********

O convidado especial do Ernesto Melo é o compositor e cantor Oscar Knight, porém outros sambistas também estarão no palco junto com Ernesto. São eles:

************

Orismilde Cabeça, Silvio M. Santos, Tavernard, Hudson Mamede e Walber, entre outros. A cozinha contará com os seguintes músicos: Enio Melo (violão), Enio Ricardo (rebolo), Chiquinho (pandeiro) e Padoca (cavaquinho).

***********

Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba é um dos grupos mais admirados pelos sambistas de Porto Velho. Na realidade junto com o Beto Cezar divide a preferência do público que frequenta o Mercado Cultural. Só que o Beto Cezar se apresenta sábado durante o almoço.

*********

Por falar em festa: Ontem festejamos São João e para não deixar passar a data em branco o André Oliveira da TV Rondônia providenciou uma matéria que foi exibida de segunda até ontem (dia 24) dia de São João.

**********

Foi uma série que merece todos os elogios, pela qualidade das reportagens do meu amigo André. Na realidade para quem não sabe o André é coreografo de quadrilha e já dançou em vários grupos, por isso é uma pessoa abalizada no assunto.

**********

Confesso que assistindo as matérias, por várias vezes me peguei emocionadíssimo (chorando mesmo). No meu caso o amor é pela brincadeira de Boi Bumbá.

**********

Bem que a Federon e a Unajupe poderiam ter programado uma live para também, não deixar a data passar em branco por parte das entidades folclóricas de Porto Velho.

**********

Lembrando que as festas juninas, vão até o dia de São Pedro 29 de junho. Vamos ficar na expectativa que as nossas entidades realizam essa tão sonhada live.