sábado, 21 de março de 2020

Lenha na Fogueira - 22;03;2020


Regina Duarte anuncia medidas para socorrer Cultura.
***********
Comandante da Secretaria de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, Regina Duarte prometeu tomar medidas para socorrer a área em meio à pandemia de coronavírus, que afeta também a economia global.
*********
Em um vídeo publicado no Instagram, ela afirmou que recebeu centenas de mensagens de secretarias de cultura, produtores, atores e demais profissionais, preocupados com o impacto que a doença já vem causando.
*********
"Sensibilizada, venho me reunindo com minha equipe e construímos uma instrução normativa que se sustenta em três eixos: permite que o proponente possa movimentar recursos abaixo do limite previsto de 20% da captação prevista; permite que o projeto cultural possa ser alterado na fase de execução a qualquer tempo e ainda um formato de avaliação mais flexível na prestação de contas do proponente", anunciou ela....
************
O negócio não está fácil para os produtores culturais. O Coronavírus tá botando pra acabar todo mundo. O Segmento cultural é um dos mais prejudicados, pois, os artistas vivem basicamente de cachês por suas apresentações e como está tudo parado, eles também não estão faturando nada.
**********
 O Ministério do Turismo apresentou uma Medida Provisória para apreciação do presidente Bolsonaro e o Ministro da Economia solicitando facilidades em linhas créditos aos produtores culturais e para o trade turístico.
*********
Vamos ficar torcendo para o governo concordar. Se acontecer vai aliviar em parte, os problemas dos produtores culturais.
**********
Acontece que os artistas em sua maioria, atuam individualmente, não são vinculados a nenhuma empresa e nem são registrados como MEI.
**********
O que dificulta a liberação de empréstimos pelos órgãos financeiros do Brasil.
**********
Uma das categorias mais prejudicadas com o cancelamento de shows em virtude do coronavírus, é a dos MÚSICOS que tocam na noite.
**********
Não vai ser fácil, pois segundo o Ministro da Saúde o Brasil só vai começar a se livrar da Pandemia, no mês de setembro.
**********
Por isso, acredito que no caso de Porto Velho, o Circuito Junino pode ser cancelado, já que dificilmente será realizado após o mês de setembro;
*********
O circuito junino, é um evento coordenado pela prefeitura de Porto Velho através Funcultura e da Semdestur, que está programado para começar, no final do mês de maio com a realização do Arraial Flor de Cacto.
**********
Inclusive, todos os grupos de quadrilha junina já suspenderam seus ensaios o que quer dizer, que caso a prefeitura resolva realizar o evento, vai ficar difícil, pois as coreografias dos grupos não estarão ensaiadas.
**********
Tudo depende de todos nós. Temos de ficar em casa, para evitar a proliferação do Covid-19.
**********
A recomendação, é lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel.
**********
Só saia de casa em caso muito especial e se você for idoso, peça para alguém da família fazer as compras por você.
**********
O coronavírus não gosta de conversa fiada não!

Nenhum comentário: