quinta-feira, 12 de março de 2020

Academia Rondoniense de Letras ARL - empossa novos membros


Após alguns anos sem receber novos acadêmicos, no próximo sábado dia 14, a Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes – ARL recebe convidados para cerimônia de posse de 17 novos imortais. Os novos intelectuais acadêmicos, serão consagrados durante seção solene, marcada para acontecer as 19h30, no teatro Guaporé em Porto Velho.
O presidente da ARL Willian Haverly assim se expressou sobre a posse dos novos membros da Academia: “Nos antecipamos aos críticos, que poderão nos acusar de banalização dos princípios da Academia, resumindo a capacidade de todos os membros que tomarão posse e que somarão esforços aos que foram empossados em 2016. Foram 4 anos pesquisando até chegar a esse grupo que ainda não complementa a exigência do estatuto (ainda temos vagas), mas já dá crédito para divulgação das nossas revistas (virtual e impressa), um projeto engavetado desde a posse anterior, e, certamente, pela qualidade das postagens, impulsionará centenas, quiçá milhares de seguidores nas mídias sociais. 
Esclarecemos ainda que devido a uma série de problemas alheios a nossa vontade, muitos dos que tomarão posse agora já tinham sido escolhidos há um, dois e até há três anos, ainda na gestão Júlio Olivar, fatos pelos quais peço desculpas em meu nome e em nome do grupo.

NOVOS ACADÊMICOS

CADEIRA No 5
Maria Berenice Alho da Costa Tourinho (professora, doutora, pós doutora, com livros publicados)
Patronesse: Profa. Marise Magalhães Costa Castiel
CADEIRA No 6
Andréa Andreus da Silva Figueiredo (pianista e educadora musical, vem preencher uma lacuna no quesito “artes” da ARL)
Patrono: José Vicente de Melo e Silva
CADEIRA No 9
Aleks Palitot (professor, historiador, vereador, com vários livros publicados e um programa na TV Aberta, com repercussão regional e nacional, “Trilhando a História”, que foca fatos, regiões e edificações históricas do Estado de Rondônia).
Patrono: historiador e padre Vitor Ugo
CADEIRA No 12
Rosinaldo Machado (fotógrafo de suma importância no registro dos feitos do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira, a fim de que o Território Federal de Rondônia se transformasse no pujante Estado de Rondônia.
Patrono: Jorge Teixeira de Oliveira
CADEIRA No 13
Ernesto Melo (compositor, músico, conhecido como o poeta da cidade, autor de uma das canções mais emblemáticas da capital: “Porto Velho meu dengo”).
Patrono: José Alves da Silva (Zezinho Maranhão)
CADEIRA No 18
Rosângela Aparecida Hilário (professora, doutora, pós doutora e grande liderança dos movimentos negros de Rondônia e do Brasil.
Patronesse: Tereza de Benguela
CADEIRA No 20
João Batista Correia (funcionário público com vários livros publicados, é contista, cronista e poeta)
Patrono: Joaquim Araújo Lima 
CADEIRA No 22
Nestor Ângelo D'Andrea Mendes (médico com vários livros publicados, contando inclusive a sua experiência no pronto-socorro.
Patrono: Carl Lovelace
CADEIRA No 23
Célio Leandro Silva (professor, doutorando, com livros publicados e coluna semanal em sites de jornalismo)
Patrono: José Pontes Pinto
CADEIRA No 26
Zênia Cernov (advogada de renome com vasta experiência na arte de escrever e que, na ARL, terá apoio dos confrades, para divulgar sua produção científica e literária). Na área do Direito, já publicou vários livros.
Patrono: Desembargador Hélio Fonseca
CADEIRA No 29
Délcio Alves Pereira (médico, romancista, contista, cronista com vários livros publicados).
Patrono: Belisário Penna

CADEIRA No 30
Diego de Paiva Vasconcelos (Advogado, professor/doutorando, autor de inúmeros textos literários, que logo chegarão ao conhecimento da sociedade, inclusive sua tese de doutorado será publicada por uma conceituada editora nacional).
Patrono: Fouad Zacharias Darwich
CADEIRA No 31
Celeste da Silva Sousa (professora/mestra que atua na área da literatura regional, onde tem feito trabalhos com foco em autores locais, inclusive da ARL.
Patrono: Pedro Tavares Batalha
CADEIRA No 33
Marco Aurélio do Nascimento Anconi (jornalista, escritor e autor do brasão do Estado de Rondônia.
Patrono: Bolívar Marcelino
CADEIRA No 35
Marco Antônio Faria (Juiz aposentado, Membro da Academia maçônica de Letras, com vasta experiência em atividades culturais e educacionais, podendo inclusive auxiliar na aquisição da sede própria da ARL).
Patrono: Áureo de Melo
CADEIRA No 37
José Gadelha da Silva Júnior (jornalista com grande experiência no jornalismo da TV aberta e um livro publicado)
Patrono: Assis Chateaubriand

CADEIRA No 38
Silvio Santos – Zecatraka (jornalista, autor de uma coluna semanal divulgada por diversos sites de jornalismo), já publicou um livro, é compositor de várias músicas inclusive “Porto, Velho Porto” gravada por Zezinho Maranhão além de ser grande batalhador pela realização de eventos folclóricos no estado de Rondônia.
Patrono: José Ailton Ferreira Bahia.

Nenhum comentário: