segunda-feira, 16 de março de 2020

Lenha na Fogueira - 17.03.2020


A solenidade de posse dos novos membros da Academia Rondoniense de Letras - ARL literalmente lotou as dependências do teatro Guaporé, na noite do último sábado.
***********
A fina flor da literatura e artistas rondonienses marcou presença na solenidade dirigida pelo presidente da ARL William Haverly e que contou com a participação do mestre de cerimônia Marcos Vinicius Rivoiro.
**********
Na abertura, a imortal Andréa Andreus da Silva Figueiredo brindou os presentes executando ao piano, o Hino Nacional Brasileiro entre outras peças clássicas, que fazem parte do seu rico repertório erudito.
************
O Juiz Federal e  Imortal da ARL  Dimis Braga foi o responsável pelo discurso de boas-vindas aos novos acadêmicos e encantou a todos, com um discurso dos mais eloquentes da noite, recebeu calorosos aplausos, ao comparar a Academia com o Ouriço onde se concentram unidas, preciosas  Castanhas, que são utilizadas na alimentação dos povos da floresta amazônica.
**********
Porém, mais brilhante que a comparação com o fruto da castanheira, foi se referir a intelectualidade de Rondônia com a árvore considerada a Mãe da Floresta a imponente Sumaumeira “que muito bem representa a população de Rondônia que é formada, por gente oriunda de todas as regiões brasileiras, assim, como esse naipe de novos imortais da ARL, que têm suas origens, na diversidade cultural existente em nosso estado. Sejam bem vindos”! Os aplausos ecoaram pela Esplanada das Secretarias.
**********
Era só o começo de uma noite, rica em atrações, Ernesto Melo trouxe sua obra prima “Porto Velho Meu Dengo” deixando muitos emocionados na plateia. Andréa volta ao palco e encanta com mais uma obra erudita ao piano.
**********
Marcos Vinicius anuncia “O agora imortal Silvio Santos – Zekatraca para interpretar de sua autoria, a bela canção ‘Porto, Velho Porto’, acompanhado ao violão pelo seu filho Silvio José Santos e pelo Imortal Antônio Serpa do Amaral na percussão.
************
A Solenidade prosseguiu com os Acadêmicos recebendo suas Medalhas e Estolas até o cerimonial anunciar a agora Imortal Zênia Cernov escolhida pelos novos Imortais como oradora da turma e ela fez ou melhor, representou muito bem seus pares.
************
Foi realmente uma noite memorável, mas, espera aí que o melhor ainda vai acontecer! O mestre cerimônia anunciou o discurso do presidente da ARL William Haverly.
**********
Sinceramente, nunca ouvi tão bela e embasada oratória como a que nos proporcionou o presidente William. “Academia é lugar de discursos, é lugar de eloquência no falar, coisa que nos dias atuais pouco acontece”.
********
Se fosse numa reunião considerada ‘caseira’ alguém diria: “Ô menino pra falar bem”. Foi um verdadeiro show de concordância e de respeito a língua portuguesa, o discurso do William Haverly no encerramento da solenidade de posse dos novos membros da Academia Rondoniense de Letras - ARL.
**********
Pra encerrar com chave de ouro, Ernesto Melo acompanhado ao violão por seu irmão Ênio Melo interpretou em ritmo de samba, o Hino “Céus de Rondônia”
**********
Parabéns pra nós novos e antigos IMORTAIS da ARL.

2 comentários:

Abel Sidney disse...

Uma noite memorável! Uma academia de letras,ciências e artes com notáveis figuras da cultura rondoniense.

Unknown disse...

Parabéns a todos que agora fazem parte desta pleiade de intelectuais. A cultura espera muito desse reforço!