sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Lenha na Fogueira - 16.01.2021


 Nosso amigo, considerado um dos mais ferrenhos defensores da preservação do nosso patrimônio histórico Manuel Português, em virtude da publicação na coluna de ontem, sobre a instalação da Funcultural no prédio que serviu a ENARO no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, quando citei alguns ex presidentes da Funcultural e omiti o nome do Antônio Ocampo e por isso, recebi o seguinte do Manuel Português:

***********

Silvio, não morro de amores por traidores que transformaram o Complexo em Shopping Mad Maria Botecus Bar´s, acabaram com a Ferrovia e os Trens a S.A, enganaram até os dos Barcos de Turismo com um Porto que não será construído...

*********

Mas, você cometeu uma injustiça com o Ocampo.

*********

Ele sempre teve essa visão/ideia de colocar a Funcultural no Galpão Enaro e posso provar isso, através de documento oficial da Funcultural ao Iphan etc, comunicando que na Enaro seria restaurado e lá funcionaria a Fundação...!

*********

Já em minha opinião, a Funcultural deveria ter sido instalada no antigo prédio da Administração da EFMM (Prédio do Relógio), incluindo um Museu da cidade etc & tal, faz muito tempo, bem antes de uma prefeitura política tomar de assalto uma edificação Histórica Cultural de Raiz e instalar lá seu Staff. Valeu portuga!

**********

 

 

Não está nada fácil, quando não é a Covid é o coração que leva para o plano superior mais um grande e admirado colega. Quero me referir ao Yodon Guedes que faleceu vítima de infarto na tarde de ontem.

**********

Quero continuar lembrando o Yodon do tempo que trabalhávamos no Diário da Amazônia quando a sede do jornal funcionava na rua Joaquim Nabuco.

*********

Era uma turma boa que inclusive contava com seu irmão Cezar Guedes dois paraibanos que não dispensavam uma “gozação” sadia em cima das nossas gafes.

*********

Yodon Guedes era casado com a também jornalista, amiga Marilza Rocha e pai da Yasmin.

**********

Yodon Guedes foi um dos melhores profissionais do meio e atuou como correspondente dos jornais Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo em Rondônia, além de agências de notícias. Saudades eternas!

**********

Por nossa culpa, nossa única culpa o governo de Rondônia pode decretar novo lockdown.

***********

Quando escrevo, por nossa única culpa, é porque não obedecemos às normas de distanciamento recomendadas pela OMS, ao promover festa com a presença de muita gente no Natal e no Ano Novo. Sem falar que o povo parece, menosprezou o Coronavírus e passou a frequentar Balneários, Forró, Pagode e Boates de modo geral.

***********

O resultado chegou com o aumento de infectados pelo maldito vírus da Covid-19.

***********

Na tentativa de evitar que nosso estado repita o que está acontecendo em Manaus, o governo estadual reuniu no dia de ontem o Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 para avaliar medidas necessárias para contar o avanço da Covid-19.

***********

O titular da pasta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, deixou claro que todas as providências estão sendo tomadas para salvar vidas.

*********

Durante a reunião, foram pontuadas algumas medidas que serão analisadas pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, entre elas, a possibilidade de ser intensificado o home-office no setor privado e serviço público obrigatório (exceto atividades essenciais como Saúde e Segurança Pública),

***********

Suspensão de alvará de estabelecimentos comerciais onde haja aglomeração proibidas no decreto, operação de fiscalização para que as medidas tenham efetividade,

**********

Toque de recolher das nove da noite às seis da manhã e fechamento de espaços públicos (Espaço Alternativo, praças e parques).

**********

OBS: Até o fechamento desta coluna o Comitê não havia publicado se as MEDIDAS apresentadas pelo governo, foram acatadas na íntegra.

**********

Em minha opinião particular o Conselho deveria aprovar sem restrições, todas as Medidas.

***********

Independentemente de qualquer decisão, precisamos continuar lavando as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, usar máscara e principalmente evitar aglomeração.

***********

E que DEUS nos proteja!

Nenhum comentário: