sábado, 30 de janeiro de 2021

Lenha na Fogueira - 31.01.2021


 Será que dessa vez o Palmeira consegue seu título mundial?  Pelo que vi, os concorrentes não são páreo para o time brasileiro.

 

************

 

O negócio agora é confiar no futebol, que faltou ser jogado contra o Santos. É isso mesmo, o placar não reflete o que foi o jogo entre Palmeiras X Santos na tarde de ontem.  Os dois times jogaram para disputar o título nas penalidades. Nenhum dos dois, durante os noventa minutos regulares, fez por merecer.

 

************

O gol do Breno Lopes aconteceu no ultimo minuto dos acréscimos, graças a infantilidade do técnico Cuca do Santos, que foi fazer ‘cera’ e terminou por ser expulso corretamente pelo juiz da partida. Logo em seguida o Palmeira fez seu gol. Com certeza os jogadores do Santos sentiram a expulsão de seu técnico e desnorteados e desconcentrados terminaram por ceder a jogada que terminou no gol do título.

 

***********

É como diz o ditado: “Malandro demais se atrapalha”.

 

***********

O acreano Weverton goleiro do Palmeiras entra para a história do Estádio (ou Arena) Maracanã, por em sua segunda partida jogada no Gigante do Maracanã, ter conquistado dois títulos mais do que importantes.

 

**********

O primeiro foi a conquista do primeiro título Olímpico de futebol, O único que o Brasil não tinha.

 

***********

E agora campeão da Libertadores da América. Viu só, como é importante apoiar os atletas do deu estado? Sei que não é toda que hora que surge um Weverton mas, quando surge, o marketing  é muito positivo a favor do estado.

**********

Pela estrela que ilumina o Weverton  falta pouco tempo para ele e se u time, se consagrar campeão mundial de clubes.

***********

Esse título o Palmeira deve e muito ao professor Luxemburgo que agora está no Vasco (que vai vencer o Bahia hoje a tarde). Gostei do técnico Abel Ferreira que em sua entrevista após o jogo, reconheceu o trabalho do técnico Luxemburgo e até disse que quando assumiu, encontrou um elenco bem trabalhado, graças ao professor Luxemburgo.

**********

Não sou Palmeirense, sou mesmo torcedor do Vasco da Gama e ontem estava torcendo pelo Santos, mas, gostei da humildade do técnico Abel Ferreira não só pelo reconhecimento ao trabalho do Luxa, mas, pelos ensinamentos que ele passou em sua entrevista após o jogo. Com uma pessoa dessa no comando, o Palmeira vai longe.

*********

Parabéns aos palmeirenses pela conquista de tão importante título do futebol sul-americano.

**********

Infelizmente a festa do título reuniu muita gente sem estar usando máscara e nem respeitando o distanciamento exigido pelo protocolo.

**********

Agora, vamos torcer para que o Brasil seja campeão do mundo através do Palmeiras.

************

Agora é assistir a live do São João das Rainhas que será apresentada pela Junina Juabp a partir das 18 horas de hoje, na página do Youtube da Klley Dance e Klley Pereira no Face Book.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Lenha na Fogueira - 30.01.2921

  


Hoje é o último dia da live Mostra Cultural 3 Marias do grupo folclórico Quadrilha Junina JUABP. A live começa às 18 horas e está sendo transmitida pela Klley Dance (Youtube) e Klley Pereira (Face Book). O Projeto foi Habilitado pelo Edital da Sejucel Pacaás Novos Lei Aldir Blanc.

**********

Aliás o final de semana é todo da Juabp. Amanhã domingo dia 31 é a vez da live São João das Estrelas dessa vez o Edital é o Mary Cyanne também da Sejucel – Lei Aldir Blanc.

**********

Você tem acesso também pelo canal do Youtube da   Klley Dance e na página do Face Book Klley Pereira sempre a partir das 18 horas. Estarão se apresentando todas as Rainhas dos Grupos de Quadrilhas Juninas de Porto Velho e a Rainha da Diversidade.

***********


Prepare o seu coração! Vem aí um evento idealizado com muito carinho para as crianças, o 1º Guirii - Festival Amazônico de Contação de História. Fique de olho em nossas redes para acompanhar todas as novidades!

**********

Projeto beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Pacaás Novos (Nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC).

**********

O Imaginário começou a divulgar o Festival Amazônia Encena na Rua que dessa vez será virtual em virtude da Pandemia. O Amazônia Encena na Rua é considerado o maior
Festival de Teatro de Rua do Brasil.

**********

Por enquanto Chicão Santos que graças a Deus se recuperou da Covid 19, ainda não está divulgando o mês e os dias do Festival, apenas que o Amazônia Encena na Rua Vem Aí!

**********

É mais um Projeto habilitado pelo Edital 20/2020/Sejucel-Codec Lei Aldir Blanc.



**********

Vamos encerrar a coluna de hoje com uma ótima notícia:

**********

Porto Velho começou ontem o agendamento para vacinar os idosos a partir dos 80 anos.

***********
O agendamento será feito pela internet e telefones e o idoso vai poder escolher dia, turno e local de sua preferência para ser vacinado.

***********
Por telefone, o agendamento poderá ser realizado através dos números 3224-8071, 3901-2822, 98473-6948, 98473-4537, que atendem das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

***********
Para realizar o agendamento pela internet, é necessário acessar o site imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina e preencher corretamente os campos com as informações solicitadas.

***********

São quatro passos até a confirmação do agendamento: Passo 1 – Informar o nome completo, data de nascimento e CPF; Passo 2 – Escolher o local onde deseja ser vacinado de acordo com a disponibilidade de vaga; Passo 3 – Escolher a data e o turno da manhã ou tarde; Passo 4 – Confirmar as escolhas na tela. O agendamento estará concluído com sucesso somente quando o usuário confirmar suas escolhas.

************
A vacinação para os idosos a partir de 80 anos com horário agendado será iniciada na próxima terça-feira (2).

************

Que bom!

Em live musical, médicos musicistas cantam e conversam sobre coração

 


 

Para falar e cantar sobre os assuntos do coração, a médica cantora Rosa Avilla convidou o cardiologista e músico Dr. Marcelo Cantarelli, para a sua próxima live neste sábado (30), às 21h. Além de apresentarem um  repertório romântico, o médico  intervencionista e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia abordará o tema Infarto, durante o encontro.

Dentre as canções a serem apresentadas, não poderiam faltar Carinhoso, de Pinxinguinha, O xote das meninas, de Elba Ramalho, dentre algumas deTim Maia. Todas com uma palavra em comum: “coração”.  

O encontro contará também com a participação do grupo Vintage Vocal, conhecido por seus jingles antigos, humor e músicas dos anos 60.

Esta é a segunda temporada e a segunda live promovida neste ano pela médica cantora em seu canal  Rosa Avilla,

A artista encerrou 2020 com o lançamento do seu primeiro EP ítalo-brasileiro, “Ti Seguirò”. O trabalho disponível em todas as plataformas digitais e conta com seis faixas românticas, duas das quais gravadas com orquestra de câmara.

Dentre as principais músicas, estão no lançamento a canção italiana “L'addio che non ti ho dato”, de David Pasqua e Sandra Lya, que com um clipe deram início à sua carreira  como cantora profissional em fevereiro de 2020,  com temporada denominada “Em nome da Rosa”. “Ti seguirò in capo al mondo”, dos mesmos autores, lançada em seguida, retoma a história de amor contada na primeira música. E a canção “Tua”, de David Pasqua e Eneas Couto Júnior, com versão para o italiano pela própria cantora, também disponibilizada nas plataformas juntamente com seu videoclipe.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Lenha na Fogueira - 29.01.2021

 


A Mostra Cultural 3 Marias do Grupo Folclórico Juabp que começou na noite de ontem 28, com a transmissão da live da Klley Dance (Youtube) e Klley Pereira no Face Book, prossegue na noite desta sexta-feira 29 e prossegue amanhã sábado dia 30, sempre com início às 18 e término às 19h30.

***********

O Projeto foi habilitado Pelo Edital Pacaás Novo da Sejucel com recursos do governo federal através da Lei Aldir Blanc.

**********

Uma coisa posso garantir a live da Juabp pelo menos a que foi apresentada na noite de ontem, foi muito boa. Vamos assistir a live desta sexta-feira.

*********

O Itaú Cultural exibe de hoje 29, a domingo 31, sempre às 20 horas (Brasília), em seu site www.itaucultural.org.br a programação de encerramento da edição de música do Festival Arte como Respiro.

***********

OBS: - Nesta programação vamos contar com a apresentação da MC rondoniense Eva Dlong.

***********

Três pocket shows diários, trazem artistas de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Compondo uma diversidade de ritmos como rockrap, samba, jazz, forró, MPB e a música instrumental, cada performance, previamente gravada, permanece no ar por 24h para ceder lugar à próxima.

***********

Programação - Sexta-feira, 29, é a vez da compositora paranaense, Roseane Santos. Com foco nos ritmos afro-brasileiros, a artista apresenta suas músicas Pequena Ladainha de Cura, Ancestralidade, Valsa da Lua e Azeite Foice e Mel. Em seguidaa cantora Izzy Gordon, acompanhada do pianista Rogério Rochlitz, une o jazz e a bossa nova para mostrar suas composições autorais: O que eu tenho pra dizer, Meu Canto e Luzia. Ela é seguida pela cantora e compositora Larissa Luz, que ganhou projeção nacional ao interpretar Elza Soares no musical Elza. A baiana mostra os ritmos afro-brasileiros em suas composições autorais Climão, Acreditar e Hipnose, canções do seu disco Trovão.

***********

 

Abrindo o último fim de semana da programação, no sábado, dia 30, o compositor mineiro Maurício Tizumba chega com os ritmos da música afro brasileira nas suas canções Terra de montanha, Sá Rainha e A Criação. Em seguida, a cantora Lia Maia, atuante no cenário musical de Fortaleza, traz consigo a importância do levante da voz feminina, inspirada no fascínio da voz das cantoras da Era do Rádio. Ao som do samba, a artista cearense entra com suas canções Barriga Cheia, Sorte e Caô. Encerra a noite, o compositor potiguar Alan Persa ao som do rock acústico e reggae com suas canções autorais um livro sem finalpermita-se e O que é que tem.

***********

O domingo, 31 de janeiro, começa com o compositor mineiro, Paulo Santos. Com o projeto Pílulas Sonoras Caseiras, o artista explora novas possibilidades rítmicas em suas canções Flauta taques, Marimba de vidro e A trilobita. Em seguida, a compositora e gaitista paranaense Indiara Sfair une o blues e o jazz para executar as músicas Hopeful, Beatbox Improvisação em Cm. 

***********

Para concluir, a MC rondoniense Eva Dlong, representante do hip hop feminino da Região Norte do país, mostra suas canções ice heart, vim do Norte e Avante.

 

EXPECTATIVAS - Mapa do turismo de Rondônia vai ser ampliado em 2021

  


O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realizou, na quarta-feira (27), uma reunião com o Conselho Estadual de Turismo, com intenção de traçar metas no Estado para o ano de 2021, elaborar estratégias durante a pandemia, além de colher sugestões para que o setor continue sendo atendido, como as organizações privadas, que buscam acompanhar o turismo de Rondônia.

Nomeado em dezembro de 2020, o coordenador de Turismo, Willian Souza do Carmo, externou o planejamento e elaboração de metas como implementação de novos eixos de capacitação, como estatística, governança, empreendedorismo, entre outros.

Um dos projetos é firmar parcerias com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro), para unir o momento pandêmico com fortalecimento de capacitações no Estado. “A parceria que fizemos com o Ideb, vai ser oferecida nos principais municípios do Mapa do Turismo atual, com cerca de 60 cursos voltados para o turismo em Rondônia”.

A reunião entre a Conselho Estadual de Turismo e Superintendência aconteceu na manhã desta quarta-feira (28)

As tratativas de capacitações com o Ifro ainda estão sendo articuladas, conforme explicou o coordenador. Para a realização deste projeto, o coordenador explica que, primeiro irá planejar o aumento da abrangência do “Mapa do Turismo” no Estado. “Possivelmente teremos a atualização do Mapa do Turismo este ano, pois estamos em tratativas com o Ministério do Turismo, o que é de extrema relevância para os municípios que ainda não fazem parte e, com esse diálogo, existe uma possibilidade muito real de isso acontecer no segundo semestre de 2021. É importante que os municípios já comecem a se articular para a inclusão neste Mapa do Turismo, pois abrindo essa regionalização, eles podem pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo, ficando na prateleira do turismo nacional”, enalteceu Willian.

Para monitorar o fluxo turístico do Estado, o coordenador explica que contará com o setor de estatística. “Isso é um ponto primordial para que, de fato, consigamos trabalhar nossas ações com dados bem mais reais”. Ele falou ainda sobre a aproximação com o comércio empreendedor do turismo. “Separamos uma equipe para estar em maior contato, tanto com os guias como as empresas do segmento, isso envolve agências de turismo, empresas de turismo de aventura, hotéis, restaurantes e bares, para que se encurte os laços, porque hoje verificamos também o fato de que é a iniciativa privada que faz o empreendedorismo acontecer, então, nós como Governo somos responsáveis pelas ações de fomento, damos as diretrizes para que tudo continue dando certo”, explicou Willian.

Ele ressaltou ainda, que o projeto “Famtour” tem previsão para acontecer a partir de março de 2021 e que devido ao sucesso do projeto com os influenciadores digitais em 2020, deverá se estender, portanto, com mais novidades. “Este ano, está previsto para ter mais seis edições, vamos levar então os influenciadores, empresas e guias para conhecer nosso turismo, e que eles vendam isso e divulguem da melhor forma”, relatou.

O superintendente da Setur, Gilvan José Pereira, afirmou que todos os temas abordados na reunião são de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo em 2021, tanto para dar continuidade no que deu certo em 2020, como para planejar novas estratégias, a fim de fomentar o comércio do turismo, melhorando a economia do Estado.

“São assuntos importantíssimos, falamos sobre as ações de 2020 e esse planejamento para 2021, da lei que trará o Plano Nacional de Turismo e o ícone para a promoção dos atrativos turísticos que é a Fantour, além dessas futuras capacitações em parceria com Ifro e Ideb que devem somar mais de dois mil pontos de cursos em todo o Estado, além das obras relacionadas ao desenvolvimento do turismo, a malha aérea do estado, as boas-vindas ao novos instrutores de turismo, os secretários municipais, trazendo para eles pontos importantes ao desenvolvimento em sua região, dessa importância de governança que são as principais áreas e ações para fazer desenvolver o turismo com mais intensidade”, resumiu o superintendente.

Fonte

Texto: Marina Espíndola

Fotos: Viviane Santana

Secom - Governo de Rondônia

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Lenha na Fogueira - 28.01.2021


 
Hoje estamos recheados de notícias sobre Projetos beneficiados pela Lei Aldir Blanc no estado de Rondônia.  Vamos começar pelo 5º Festival de Música “Portal da Amazônia” que segundo a assessora de comunicação Andréa Machado, começou no dia de ontem 27.

**********

O festival será transmitido entre os dias 27 a 31 de janeiro a partir das 18h  na página do Facebook Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções no seguinte endereço: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes   e no canal do Serpentário Produções no seguinte endereço https://www.youtube.com/user/TheSerpentarioproduc/featured

************

O festival é um projeto cultural fomentado pela Lei Aldir Blanc por meio do Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), pelo Edital Pacaás Novos – SEJUCEL.

***********

Veja a programação a partir de hoje dia 28: Suzy & Os Galácticos, Orions,

**************

Dia 29/01/2021 – Ruama, Reino Abrangente,

*************

Dia 30/01/2021 - Máfia Do Rock, Mecrohv,

*************

Dia 31/01/2021 – Subpop, Chevy Zero.

************

Estreia dia 05 de fevereiro Na Roda Com Teatro Ruante

O documentário passa em revista a história do coletivo que aportou em 2015 na cidade de Porto Velho. Além dos integrantes, conta com a participação de outros artistas da cidade e de intelectuais.

************

A estreia será dia 05 de fevereiro às 19:30 (horário de Rondônia) pelos canais do YouTube e Facebook do Teatro Ruante.

**********

Após a exibição, os integrantes do grupo farão uma conversa acerca da produção teatral na cidade.

***********

Projeto Fomentado com Recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc - Por meio da Prefeitura do Município de Porto Velho – FUNCULTURAL.

************




Amanhã dia 29, o PPKast - podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres, discute a Síndrome da Impostora, uma condição psicológica que afeta principalmente as mulheres. 

***********

Quantas vezes você já sentiu que não tinha capacidade real de exercer uma atividade ou que não mereceu uma recente promoção? A autossabotagem é uma das formas de identificar quem sofre com a Síndrome da Impostora, uma condição psicológica que afeta a vida de muitas pessoas, em especial de mulheres que se destacam por sua liderança.

***********

O Podcast PPKast traz essa discussão para o episódio #09.

**********

O tema é atual e ainda pouco discutido, levando-se em consideração sua importância e como pode afetar a vida cotidiana.

*********

Esse é um tema pertinente, tendo em vista que neste mês é desenvolvida campanha Janeiro Branco, cujo principal objetivo é destacar a importância da saúde mental e desmistificar o tema, que ainda é tabu na sociedade.

***********

Com o objetivo de abordar o assunto de maneira responsável a psicóloga clínica, Dra. Ester Miriã Braga Sales Lucas, é a convidada deste episódio. A profissional atua na área de redução do estresse e transtornos de ansiedade, com base na terapia cognitiva-comportamental com crianças, adolescentes e adultos.

***********

Para enriquecer ainda mais o episódio tem a participação especial da psicóloga clínica Ana Paula Rodrigues, que compartilha sua experiência com os ouvintes e traz importantes complementos sobre a temática.

***********

Este episódio integra o projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Prefeitura do Município de Porto Velho – Funcultural”.

************

Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais. O acesso é gratuito. Youtube: https://cutt.ly/zf9lHMY. Google Podcast: https://cutt.ly/7f9lLT0 Spotify: https://cutt.ly/Kf9lBdW

**********

Produção e Apresentação: Carolina Zemuner e Izabela Lima; Direção e Edição: Virgínia Duan. Contato: E-mail: contatoppkast@gmail.com

***********

Como a Lei Aldir Blanc faz bem para o nosso astral cultural.

***********

Quer divulgar seu projeto habilitado: o endereço é: zekatracasantos@gmail.com

Lenha na Fogueira - 27.01.2021

 


O Festival de Teatro de Guajará Mirim – FESTINAÇU encerrou no último dia 24, as inscrições e a Waraji está festejando o sucesso alcançado, inclusive de outros países. Veja a reportagem produzida pela assessoria da Wajari:

***********

A Associação Waraji está muito feliz por ter recebido tantas propostas de tantos lugares do Brasil e da América Latina. No período de 10 dias recebemos os formulários com propostas de grupos, artistas e companhias de artes para participação no XI Festinaçu.

**********

Das 92 propostas recebidas temos teatro de palco, rua, espaços alternativos, performance/intervenção urbana, artes híbridas e música. E mais 84 propostas de ações formativas.

************


Do total de propostas, foram 05 países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru e Brasil. Do Brasil recebemos propostas de 14 estados, das 5 regiões do país, do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais; do Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná; do Nordeste: Paraíba, Ceará, Alagoas e Sergipe; Brasília representando a região Centro-Oeste e da região Norte: Amazonas e Rondônia. No total, recebemos inscrições de cerca de 40 municípios.

**********

Atenção aos inscritos, a curadoria do Festival avaliará as propostas recebidas e a lista de selecionados será divulgada no site da Waraji dia 31 de janeiro. O Festinaçu acontece de 24 a 28 de março com toda a programação no formato on-line, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital Pacaás Novos para difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL/RO.

************

Tá vendo aí a Lei Aldir Blanc salvando a produção cultural em nosso estado através dos editais da Sejucel.

**********

Ainda bem, pois a vida dos artistas não está nada fácil principalmente em nosso estado com a volta da maioria das cidades tendo que cumprir os protocolos da fase 1 do Decreto de prevenção contra a
Covid – 19.

***********

Pelo menos em Porto Velho, se correr o bicho pega e ficar o bicho come. Come no centro com aplicação de multas e outras punições. O governo e em especial, a secretaria de saúde está certíssimo. Não é de se negar que a saúde em Porto Velho estar no patamar de CAOS, não tem leito e nem espaço no chão dos nossos hospitais e clínicas é realmente o Caos.

**********

Nós os artistas apesar de estarmos no sacrifício, pois é a categorias mais prejudicada nessa Pandemia, concordamos com as medidas que vem para evitar a contaminação da população com esse maldito vírus.

**********

Vocês lembram que os empresários de Manaus, instigaram seus empregados a participar de manifestação pela permanência do comércio aberto durante as festas de final de ano. O fato foi destaque em todos as mídias nacionais. O governo cedeu, os empresários faturaram muita grana, porém a população agora está sendo penalizada, pois o Amazonas está na situação que está e cadê manifestação dos empresários manauaras no sentido de resolver o problema a que eles geraram!

 ***********

Ontem aqui em Porto Velho os empresários patrocinaram uma carreata pedindo o fim do Decreto que voltou Porto Velho para a fase 1 do Protocolo de Prevenção. O curioso é que o nome da Comissão que decide essas coisas e tem nos empresários a maioria dos membros é: “Pensar Rondônia”. Só se for pensar em levar a população de Rondônia para o CAOS.

**********

Certo está o governador Marcos Rocha em prorrogar o Decreto. Só não concordo é que seja apenas até o próximo sábado, deveria ser até a próxima segunda feira, assim as casas de shows, balneários e similares, teriam que ficar fechadas, pelo menos por mais um final de semana.

**********

Só vamos ficar sabendo se as medidas do Decreto que fica em vigor até sábado, deram certo, após duas semanas. Precisamos sair dessa situação. Que Deus ilumine a mente dos nossos empresários e faça com que eles pensem um pouco na saúde da população e não na saúde dos seus lucros financeiros.

***********

Enquanto isso lá em Ariquemes, o IFRO campus Ariquemes convida todos a participarem do I Concurso ISOLAD@ MENTE de Expressão Literária Produção e Declamação de Poemas e Contos.

*********

A criatividade será a melhor amiga dos participantes do I Concurso Isolad@ Mente, que deverão apresentar as experiências e vivências da pandemia transformando-as em uma história marcante!

*********

EDITAL

*********

https://portal.ifro.edu.br/ariquemes/editais/extensao/10572-edital-n-43-2020-selecao-para-participacao-na-i-edicao-do-concurso-de-poemas-do-campus-ariquemes-isolad-mente

**********

Ufa! Consegui produzir a coluna de hoje!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Lenha na Fogueira - 26.01.2021

 


Depois de um início de semana muito triste, com o passamento do jornalista Marcelo Bennesby e do desembargador aposentado Walter Waltembergue. Vamos dar uma trégua a nossa emoção.

**********

Vamos tentar divulgar nesta coluna, apenas coisas relativas a cultura de nosso estado, em especial, dos Projetos Habilitados a receber recursos da Lei Aldir Blanc. Exemplo:

***********

Oi oi, galerinha! É com grande alegria que anunciamos a Live "Recreação Cultural Online", produzida pela Fada Inad.

***********

Estamos muito animados para brincar e se divertir com vocês! Teremos jogos, músicas, coreografias e muito mais! Não esqueça de marcar em sua agenda, 12 e 13 de fevereiro, transmissão via Youtube. Até mais!

************

Projeto beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Mary Cyanne (Nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC).

**************

 

O site Rondônia ao Vivo publicou o seguinte:

***********

CONTO/ROMANCE: Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições a partir desta segunda-feira - Uma das mais tradicionais premiações literárias, o Prêmio Sesc de Literatura abre, a partir de segunda-feira (25/1), as inscrições para a edição de 2021.

***********

O prêmio é destinado a obras inéditas nas categorias de conto e romance destinadas ao público adulto e escritas em língua portuguesa por autores brasileiros ou estrangeiros residentes do Brasil. Os interessados podem se inscrever até 19 de fevereiro pelo site de forma gratuita.

 ***********

O livro inscrito deve ser inédito. Obras lançadas em plataformas digitais não podem participar. Também é necessário que o autor nunca tenha publicado um livro na categoria em que se inscrever. É possível participar apenas com uma obra em cada categoria. Caso queira inscrever conteúdos em ambas é necessário fazer inscrições separadas.

***********

Na categoria conto, a obra deve ter entre 100 mil e 400 mil caracteres com espaços. Não serão aceitas inscrições de apenas um conto. Já na categoria romance, o livro deve ter entre 160 mil a 600 mil caracteres com espaços. Confira aqui o edital completo.

************

https://www.sesc.com.br/wps/wcm/connect/faa7928a-4e9b-482a-9998-7f641b8bfe05/EDITAL+PREMIO+SESC+2021.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=faa7928a-4e9b-482a-9998-7f641b8bfe05

 

************

OAB pediu ao Judiciário liberação de R$ 700 mi da lei Rouanet em 24h. Juiz Itagiba Catta Preta indeferiu este mandado de segurança coletivo alegando, dentre outros fatores que:

***********

-a previsão na LOA (lei orçamentária anual) é mera expectativa de direito e não direito subjetivo;

***********

-que o TCU entende da mesma maneira;

************

-a renúncia fiscal é dinheiro público, logo, tem o mesmo controle;

***********

-OAB não demonstrou ilegalidade da Secretaria de Cultura;

***********

-Lei Rouanet diz respeito a política de governo, não ao poder judiciário;

**********

-Economia sempre existiu em qualquer modelo de governo.

**********

 

Decidiu o juiz: "Contudo, não cabe o Poder Judiciário fazer políticas públicas na área cultural tampouco impor nada neste tema.

***********

Não é o Judiciário o poder destinado a concretizar escolhas discricionárias culturais. Bem ao contrário, todos esses temas ficam a cargo dos poderes Executivo e Legislativo, cujos membros são eleitos e cuja estrutura dispõe de dados para a tomada dessa espécie de decisão." Complementou:

************

"Não há como deslegitimar a escolha do Poder Executivo, ainda que pela inação. Às vezes não agir é também uma escolha, aliás, por vezes a melhor possível.

***********

Assim, entendo incabível um controle jurisdicional do procedimento quanto à oportunidade e conveniência de escolhas culturais, sobretudo pela falta de um parâmetro seguro para o exercício desse controle, pelo risco na formulação e execução de políticas públicas, que são agendas típicas de programa de governo".

**********

E finalizou: "Nós não vivemos mais em uma democracia. Vivemos em uma emocracia – onde as emoções importam mais do que a razão. Quanto mais fortes forem os sentimentos, quanto melhor você gerar indignação, mais influência você terá. Nunca use palavras quando os emojis podem fazer o trabalho. ”

***********

Lembrando que a saúde em Porto Velho e Rondônia entrou em colapso.